Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

Novo golpe em vendedores do Mercado Livre

Novo golpe em vendedores do Mercado Livre

Pessoas maliciosas se aproveitam da boa vontade de vendedores do Mercado Livre para os fraudar, veja como não cair neste golpe.

Por Julio Cesar Urnau de Almeida dia em Mercado Livre

A nova modalidade de Golpe ocorre assim: O golpista compra um produto, após concretizado a compra ele envia uma mensagem pedindo se tem como enviar o produto comprado por alguma via mais rápida, como o SEDEX ou SEDEX10, afirmando ainda estar necessitando do produto com urgência, entre essa e outras desculpas.

O vendedor então explica que não tem como enviar por outra forma por ter que seguir as regras do Mercado Livre de envio com etiqueta. O golpista sabendo dessa norma, fala ao vendedor que não tem problema e que arca com todo o valor do envio para agilizar o processo e ainda diz ao vendedor que pode enviar somente a etiqueta sem o produto para seu endereço afim de seguir as normas da plataforma.

Tudo apalavrado, o vendedor envia o produto pela via escolhida para agilizar o processo, enquanto envia também a etiqueta sem produto para seguir seu percurso normal pelos Correios. Logo chega ao golpista o produto comprado, e um tempo depois chega etiqueta, é aí que surge a malícia do comprar que abre reclamação afirmando que não recebeu o produto.

A história então se repete, por mais que você tenha o código de rastreio do produto enviado por fora isso justificará e nem lhe ajudará em sua defesa perante o comprador. O Mercado Livre então irá devolver todo o dinheiro ao comprador, que ficará com todo o dinheiro e ainda com o produto.

Esse golpe é aplicado principalmente em produto com alto valor agregado como Vídeo Game, Notebook e Celulares, e ocorre sem distinção de iniciantes ou avançados em vendas na plataforma. Em produtos de baixo valor esse golpe acaba não compensando para o próprio golpista, mas isso não quer dizer que não pode vir a acontecer.

Outro golpe semelhante que ocorre com frequência é de um comprador que more perto de sua localidade comprar um produto e pedir para retirar em mãos e fala ainda para que envie a etiqueta vazia apenas para regularizar o tramite pelo Mercado Livre. Quando chega a etiqueta ocorre a mesma coisa do golpe inicialmente citado, e novamente o vendedor sai prejudicado.

Cada vez é mais raro encontrar golpistas agindo assim, o próprio Mercado Livre já possui diversos mecanismos para coibir essas ações e por mais que a maioria sejam compradores honestos todo cuidado ainda é pouco.

 

Esta postagem foi desenvolvida com base no conteúdo do seguinte vídeo:

 

 

Quer saber mais sobre golpes comuns de serem aplicados no Mercado Livre?

Clique aqui e veja esta postagem que trata de outro tipo de golpe.

 

 

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Novo golpe em vendedores do Mercado Livre

Já temos 6 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Marco Sousa

Marco Sousa

Muito boa esta postagem.
Já vou mudar com relação a retirada em mãos.
Valeu obrigado.
★★★★★DIA 24.02.18 08h03RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Felipe rasinski

Felipe rasinski

Por isso não vendo nada acima de 100,00 pelo ML: basta o comprador abrir reclamação dizendo que a caixa estava vazia, cheia de jornal dentro, por exemplo e o famigerado Mercado Livre/Mercado Pago devolve o valor ao comprador e o vendedor - que não tem NENHUMA garantia do site - perde o dinheiro e o produto. MERCADO LIVRE ACABOU!
★★★★★DIA 22.02.18 02h13RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Ronan Figueiredo

Ronan Figueiredo

Boa noite to começando a vender no mercado livre e já me deparei com compradores golpista ele comprou e quando comproduto chegou disse aí mercado livre que comprou por engano e que queria devolver!
Tudo com o mercado livre aí ele recebeu a etiqueta e enviaou ,mais quando recebi ele tinha mandado uma peça velha em lugar do produto ,já viu!
Aí acionei o mercado livre com oque tinha o corrido !
★★★★★DIA 21.09.17 21h12RESPONDER
Julio Cesar Urnau de Almeida
Enviando Comentário Fechar :/
Julio Cesar Urnau de Almeida

Julio Cesar Urnau de Almeida

Com certeza Ronan este problema não aconteceu somente contigo. Agradecemos sua colaboração.
★★★★★DIA 22.09.17 13h53RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/
Devo Começar no E-commerce, pelo Mercado Livre?

Devo Começar no E-commerce, pelo Mercado Livre?

Investindo cada vez mais no mercado nacional, o Mercado Livre é o maior Marketplace do Brasil, e busca trazer condições favoráveis para seus usuários a todo momento, mas será que o mesmo se empenha tão quanto para beneficiar seus vendedores?

MERCADO ENVIOS, COMO FUNCIONA?

MERCADO ENVIOS, COMO FUNCIONA?

Entenda, como que funciona o sistema de envios do Mercado Livre, e veja quais vantagens que este serviço pode trazer para o seu empreendimento.