Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

TOP 10 FERRAMENTAS PARA MELHORAR SEU E-COMMERCE!

TOP 10 FERRAMENTAS PARA MELHORAR SEU E-COMMERCE!

Ferramentas que podem facilitar, automatizar, e auxiliar a alcançar mais usuários sua loja virtual?

Por Rafael Belmiro dia em Loja Virtual

TOP 10 FERRAMENTAS PARA SE UTILIZAR NO COMEÇO DA SUA LOJA VIRTUALFERRAMENTAS E SISTEMAS NO E-COMMERCE

Existe vendedores de sucesso que não utilizam plataformas e sistemas para otimizar seu negócio? Há como uma loja virtual ter maior alcance apenas com táticas de forma orgânica? Com toda certeza a resposta para ambas perguntas é: NÃO.

Atualmente grande parte das atividades em torno da administração de um e-commerce seja ele em formato de loja virtual, ou inserido em um Marketplace são realizadas totalmente por sistemas ou por ferramentas online, fato é que tentar fazer sozinho ou de forma manual são caminhos que não direcionam para o sucesso.

 TOP 10 FERRAMENTAS PARA SE UTILIZAR NO COMEÇO DA SUA LOJA VIRTUALFASE DO NEGÓCIO

Aqui na academia do e-commerce sempre citamos os melhores meios e saídas para quando o negócio ainda está no começo, visto que entendemos que quando o empreendimento está nesta etapa o capital nem sempre é dos maiores, por isso em todas as ferramentas há planos e opções gratuitas.

Engana-se quem pensa que tais ferramentas irão auxiliar apenas os negócios que estão iniciando no comércio eletrônico, visto que tudo irá depender das atividades do empreendimento e a demanda que este irá deter, e para isso há planos que irão dar maior suporte e cobertura dependendo da necessidade do negócio.

 TOP 10 FERRAMENTAS PARA SE UTILIZAR NO COMEÇO DA SUA LOJA VIRTUAL

FERRAMENTAS

Quando citamos ferramentas que irão auxiliar na administração e crescimento do seu negócio, é necessário deixar claro que não são as únicas opções e as melhores, mas sim aquelas que na nossa visão são as mais acessíveis e com uma proposta aplicável para diferentes modelos de negócios.

O empreendimento de sucesso seja digital ou físico é constituído por um trabalho minucioso em diferentes departamentos, como marketing, expedição, plataforma, tráfego, fotos/imagens, plataforma, anúncios e etc.… por isso as ferramentas que iremos citar devem auxiliar em múltiplas vertentes do seu negócio digital.

Confira as ferramentas e em qual áreas estas irão auxiliar:

TOP 10 FERRAMENTAS PARA SE UTILIZAR NO COMEÇO DA SUA LOJA VIRTUAL

DIVULGAÇÃO – E-MAIL MARKETING

Uma das maneiras de atingir e alcançar uma maior quantidade de consumidores, é por meio do e-mail marketing, tática relativamente antiga, mas que ainda traz resultados positivos para marcas e negócios que sabem explorar suas funcionalidades e formas de comunicação, e ainda há um fator que é uma vantagem para todo empreendimento, que é o custo para a quantidade de usuários que podem ser atingidos por aquela campanha.

A princípio indicamos para o começo, a plataforma MAIN CHIP que oferece um plano gratuito com bastante possibilidades para serem utilizadas e exploradas em campanhas, para até 2000 contatos onde o empreendedor pode criar formulários e ações automatizadas para realizar a divulgação dos produtos.

Conheça a plataforma: https://mailchimp.com/pt-br/pricing/marketing/

É necessário verificar as especificações em torno da quantidade máxima de envios de e-mails, além das possibilidades que este plano permite, porém é uma ótima opção para quem está começando, pelo custo e para estudo do público e analise do que mais funciona com os usuários que se interessam em comprar no seu negócio.

 TOP 10 FERRAMENTAS PARA SE UTILIZAR NO COMEÇO DA SUA LOJA VIRTUAL

CRIAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE IMAGENS

Um dos fundamentos mais básicos, porém, extremamente necessário é o trabalho realizado em torno de imagens, a grande parte dos empreendimentos no começo não podem investir em um profissional com habilidades voltadas para produzir fotos e edição do visual para os produtos e anúncios da empresa.

Entre as ferramentas que podem auxiliar nesta tarefa de produção e edição existe hoje no mercado uma plataforma online, relativamente conhecida por quem trabalha com este tipo de atividade, que é o Canvas, gratuita e assim como a anteriormente citada também detém planos pagos, porém o básico já oferece benefícios suficientes para quem pretende criar posts e stories para redes sociais de seus produtos, artes de divulgação, banners para sites, capas de vídeos e etc... Um fator importante que esta ferramenta oferece ao empreendedor é a de conseguir padronizar a identidade visual do negócio, com alguns atributos visuais e personalização que é possível realizar na plataforma online, mas claro há limitações visto que a mesma induz o usuário a contratar planos pagos para desbloquear funções.

Conheça a plataforma: https://www.canva.com/

Quando falamos de performance as imagens estão diretamente ligadas, visto que dependendo do peso do arquivo, uma página ou site podem ser comprometidos, a rapidez e desempenho irão ficar abaixo do normal e prejudicar a experiência do usuário, podendo levar este a desistir de uma compra ou até mesmo de conhecer sua loja virtual, cada elemento do site deve ser otimizado para que o mesmo carregue o mais rápido possível e isto obviamente inclui as imagens dos anúncios.

Resolvendo este impasse de imagens pesadas, temos o Tiny PNG, uma plataforma online que visa auxiliar quem pretende diminuir o peso de tais fotos, a ferramenta pode ser utilizada virtualmente, basta subir uma imagem que o próprio sistema converter para uma opção menos pesada, assim não prejudica no desempenho do site, esta ferramenta também é totalmente gratuita.

Conheça a plataforma: https://tinypng.com/

 TOP 10 FERRAMENTAS PARA SE UTILIZAR NO COMEÇO DA SUA LOJA VIRTUAL

ANÚNCIOS NA INTERNET

Sempre ressaltamos a importância de trabalhar com anúncios que divulgam seus produtos na internet, pois em um mercado extremamente concorrido como o e-commerce, é preciso investir em publicidade para conseguir alcançar o maior número de pessoas possíveis, e por isso é feito campanhas e ações de ads para o público alvo de um determinado negócio.

O FACEBOOK ADS é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente, visto que por meio dela pode-se realizar anúncios que serão veiculados nas maiores redes sociais do mundo, Facebook e Instagram, e por isso muitos gestores e empreendedores utilizam como impulsionador de suas campanhas com o intuito de atrair consumidores.  A métrica utilizada para analisar se a ferramenta conseguiu atingir a quantidade necessária de pessoas é por meio de impressões, os anúncios possuem uma quantidade e por meio desta é feita analises para verificar se o investimento trouxe os resultados esperados.

Conheça a ferramenta: https://business.facebook.com/

A utilização desta ferramenta irá variar de acordo com o objetivo das ações que o empreendedor visa alcançar, pois caso seja se posicionar em mecanismos buscas a melhor opção é outra plataforma, que também globalmente conhecida, o Google Ads.

O GOOGLE ADS, já é voltada para anúncios que serão veiculados em portais, sites e no próprio Google, dentro destes sites há espaços para este tipo de publicidade, em variados formatos e tipos (vídeo/imagem), assim o empreendedor pode explorar a melhor maneira de divulgar seus produtos, Google shopping, Google leads e etc.... há inúmeras vantagens de trabalhar com uma das maiores plataformas do mundo de publicidade, além do que é indispensável estar presente no mais potente mecanismo de pesquisa.

A forma desta ferramenta mensurar se suas campanhas estão alcançando os resultados esperados, é por meio da média de cliques que determinado anúncio recebeu, claro que é mais complexo calcular a taxa de conversão e todo o desempenho, mas é extremamente necessário se aprofundar e dominar o que o Google Ads pode oferecer ao seu negócio!

Conheça a ferramenta: https://ads.google.com/

TOP 10 FERRAMENTAS PARA SE UTILIZAR NO COMEÇO DA SUA LOJA VIRTUAL

ANALISAR CONCORRÊNCIA

Verificar os concorrentes é fundamental em qualquer modelo de negócio, seja eletrônico ou físico, mas como estamos citando ferramentas que podem facilitar sua vida de vendedor online, iremos continuar apresentando plataformas que podem te auxiliar na tática de analisar e verificar como concorrentes abordam e atraem os usuários com potencial para virarem clientes do seu negócio.

O Facebook disponibiliza de forma online, uma página em que qualquer um pode verificar os anúncios publicados na rede social/Face Ads, a library, como o próprio nome já sugere, é uma “biblioteca” de anúncios. A utilização é bem simples, fácil e gratuita, por meio da barra de pesquisa que está inserida no topo da página, que serve como um filtro, o usuário uma determinada palavra-chave, e assim verifica anúncios de lojas, produtos, serviços ou páginas, e toda publicidade vinculada a aquele determinado termo.

A biblioteca de anúncios, pode servir como apoio para o empreendedor ter uma noção de como são constituídos os anúncios de concorrentes, e até mesmo de lojas de sucesso, uma base para estudar e começar a realizar suas próprias campanhas.

Conheça a plataforma: https://www.facebook.com/ads/library/

Outra ferramenta que pode contribuir para a realização de tal estudo de mercado, é a Unicornads, a plataforma é pouco conhecida no meio, visto que não faz analise em torno de anúncios nacionais, e sim de lojas virtuais de fora do Brasil. O sistema apresenta 1% dos anúncios mais bem-sucedidos de e-commerce de um determinado nicho, exemplo ao clicar em: moda, a ferramenta direciona para uma página com diversas lojas virtuais do segmento e ao clicar em uma delas é levado para a Biblioteca de anúncios, e assim é possível verificar quais formatos deram mais certo.

Confira a plataforma:  https://www.unicornads.com

Assim como o Facebook, o Google disponibiliza uma ferramenta que possibilita o empreendedor pesquisar termos e palavras chaves que são fortes, e que detém volume e relevância entre as pesquisas dos usuários da plataforma, assim é possível verificar se aquela determinada palavra detém força para títulos para anúncios de produtos.

A ferramenta é conhecida como Planejador de palavras de chaves, ela está integrada ao Google Ads, e pode ser utilizada de forma gratuita para analisar quais termos podem se encaixar melhor ao seu negócio, e quais irão fazer seus anúncios deter maior alcance.

Confira a ferramenta: https://support.google.com/google-ads/answer/7337243?hl=pt-BR

TOP 10 FERRAMENTAS PARA SE UTILIZAR NO COMEÇO DA SUA LOJA VIRTUAL

 PLATAFORMA LOJA VIRTUAL

Inúmeros vendedores acham que a melhor opção para começar com o modelo de loja virtual é criar seu site do zero, para ter maior controle, acreditando que ao contratar um profissional de T.I seu e-commerce irá ter melhor performance e sucesso, mas isso não é verdade, há inúmeros fatores para um negócio deste tipo ser um sucesso, e claro que a plataforma influenciará no desenvolvimento de tal empreendimento, mas de começo a melhor opção é começar em um sistema que já detenha todas as funções integradas e feitas, pois o custo será menor em comparado com o de criar do zero.

Hoje no mercado existe inúmeras opções para quem pretende começar uma loja virtual, sem cria-la do zero, as famosas plataformas de e-commerce, são diversas empresas que podem atendera necessidade do seller, o que diferencia uma para outra são alguns detalhes, porém a base e proposta são quase que idênticas.

Diversificação de layout, meios de pagamentos integrados,  

Essas são algumas das ferramentas que podem facilitar a vida do vendedor, tanto para o que trabalha com e-commerce em formato de loja virtual, quanto Marketplaces, são plataformas que irão auxiliar na otimização do empreendimento, agilidade e realização das tarefas de forma mais ágil, além de deixar o negócio mais forte no mercado, proporcionando uma melhor experiência ao consumidor.

Portanto caso o empreendedor esteja no começo, ou já detenha o negócio a um tempo, mas não tem muito preparo nos departamentos acima, deve começar a se atentar, visto que todas áreas citadas são extremamente necessárias para a escalada de um empreendimento, indiferente do seu nicho ou segmento.

 

Confira o vídeo abaixo, onde Felipe Fontan explica de forma detalhada e entenda um pouco mais sobre cada ferramenta:  

 

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para TOP 10 FERRAMENTAS PARA MELHORAR SEU E-COMMERCE!

Enviando Comentário Fechar :/
COMO CRIAR UM MIX DE PRODUTOS QUE REALMENTE VENDA

COMO CRIAR UM MIX DE PRODUTOS QUE REALMENTE VENDA

Como deter um bom portfólio de produtos que façam com que os consumidores que visitam seu negócio online, se interessem por mais de um tipo de mercadoria, e assim saia com o carrinho cheio, além de alcançar uma gama maior de usuários, entre outras vantagens que pensar e definir bem está estratégia, pode trazer.