Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

COMO CRIAR UM MIX DE PRODUTOS QUE REALMENTE VENDA

COMO CRIAR UM MIX DE PRODUTOS QUE REALMENTE VENDA

Como deter um bom portfólio de produtos que façam com que os consumidores que visitam seu negócio online, se interessem por mais de um tipo de mercadoria, e assim saia com o carrinho cheio, além de alcançar uma gama maior de usuários, entre outras vantagens que pensar e definir bem está estratégia, pode trazer.

Por Rafael Belmiro dia em Loja Virtual

 

COMO CRIAR UM MIX DE PRODUTOS QUE REALMENTE VENDA

MIX DE PRODUTOS

Muitos vendedores, desconhece o que é o Mix de Produtos, visto que a grande maioria busca por mercadorias, visando apenas o potencial de vendas, preço e demanda, claro que são requisitos mínimos e necessários, mas pensar em um portfólio de produtos é muito mais vantajoso, inteligente e eficiente a longo prazo, entenda com este artigo os motivos que irão fazer com que você olhe para tal tática com maior atenção.

Benefícios de Aumentar os Mix de Produtos:

1-Alcance de Mercado: Ao trabalhar com um portfólio de produtos mais extenso, a possibilidade de alcançar um número expressivo de consumidores interessados em adquirir na sua loja é maior, visto que você detém uma variedade de mercadorias, claro que estes não devem fugir da proposta principal da loja, pois pode parecer uma feira livre, que não fará sentindo para os usuários, porém caso este negócio online seja em um Marketplace, existe diferentes maneiras de explorar mais de um tipo de segmento;

2-Fidelização:  Um dos grandes dilemas de todo empreendimento/marca, é quais meios podem ser utilizados para conseguir fidelizar seus clientes, pois o objetivo é fazer com que estes voltem a consumir futuramente no negócio, e indiquem para terceiros, pois existe um valor intangível na prática da boca a boca, e é maior que qualquer ação de marketing, logo o Mix de Produtos pode auxiliar a alcançar este objetivo, por conta da variedade de mercadorias que fazem com que o consumidor volte a comprar e ter maiores opções.

3-Dependência: Quando um empreendimento é dependente de um produto apenas, este se torna incapaz de obter uma maior demanda de usuários e consequentemente crescer, pelo fato de que se torna mais fraco para conseguir um alcance maior, e assim atingir novos públicos, este tipo de negócio irá correr muitos riscos, como por exemplo variação no faturamento, se depender apenas de uma mercadoria, não irá ter como escapar, caso não tenha uma base para substituir ou recuperar a perca de capital, e até mesmo quem sabe realizar combos e compras complementares.

4-Experiência de Compra: Como citado em vários artigos da Academia do Ecommerce, trabalhar na experiência de compra dos usuários, deve ser um dos principais focos de um negócio online, visto que esta ação irá fazer com que um determinado negócio se diferencie de seus concorrentes, e consiga fazer com que o usuário se sinta bem com a jornada de compra, e volte futuramente e até indique para outros.

Diante dos benefícios apresentados que trabalhar melhor o Mix de produtos do seu empreendimento traz, a questão agora é, por onde começar e como desenvolver essa estratégia, claro que não é uma solução mágica, são apenas passos para poder traçar com maior eficiência a elaboração desta tática.

1-Persona: Caso você não tenha conhecimento do que se trata uma persona, e como defini-la, clique aqui e sabia mais sobre. A persona de forma breve, é a representação detalhada do perfil e hábitos do público alvo/consumidor de um determinado empresa, logo é a criação de um personagem com características especificas, para poder ter maiorias chances de saber o que é de seu interesse, suas ações e interação com o empreendimento.

Este é o primeiro passo para começar a traçar o Mix de Produtos, pois é importante ter ideia das necessidade e desejos das personas, visto que para decidir quais serão as mercadorias que irão ser vendidas no seu negócio, é preciso claramente saber quais são os requisitos cobrados pelo consumidor, o que ele mais preza, e etc.

2-Concorrência: É sempre bom estar atento a todas investidas dos concorrentes, em mercadorias, posicionamento, mudanças e adição na grade de produtos, sempre analisando se são vantajosas e inteligentes diante das métricas do mercado, e claro se são viáveis para o seu negócio.

Esta ação não deve ser um copie e cole, e sim uma visão analítica para perceber tendências do mercado, o que está dando certo, e o que tem potencial para o futuro, nunca replique todas as táticas de seus concorrentes, imagem, e etc.… pois a personalidade da sua marca é um dos pontos fortes que pode fazer a diferença para o consumidor.

3-Épocas do Ano/Sazonalidade: Mesmo que o empreendimento não trabalhe diretamente com uma época do ano, ou sazonalidade, é necessário ter atenção ao que o público precisa naquele momento, qual o desejo para aquela época. Muitas das vezes isto poderá significar que o negócio precise lançar uma mercadoria ou coleção temporária, para atender aquela demanda, e isto pode até servir de teste, pois dependendo da mercadoria esta poderá continuar futuramente.

4-Produtos: O passo mais fundamental, é a escolha de produtos com potencial para formar o mix de produtos do seu e-commerce, após analisar todos os requisitos acima, você deve pensar agora em mercadorias que irão trazer maior demanda e lucro para o seu negócio, mas é bom salientar que estas devem ter sincronia com a proposta total do empreendimento, principalmente se for loja virtual em que é na maioria das vezes trabalhado um nicho especifico.

5-Mensurar: Após aplicar os passos acima, o momento agora é de verificar se de fato o Mix de produtos está trazendo vantagens para o seu negócio, é preciso acompanhar diariamente as métricas, e verificar constantemente quais são as mudanças dos usuários, seus interesses e ações realizadas dentro do seu comércio.

Portanto percebemos que o Mix de produtos pode trazer muitas vantagens para um negócio que está fixado em trabalhar apenas com tipo de produto, ou até mesmo com um produto, ou até mesmo melhorar as escolhas das mercadorias que fazem parte de tal portfólio, para que o todo possa atrair uma maior quantidade de usuários.

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para COMO CRIAR UM MIX DE PRODUTOS QUE REALMENTE VENDA

Enviando Comentário Fechar :/
COMO MELHORAR A GESTÃO DO SEU E-COMMERCE!

COMO MELHORAR A GESTÃO DO SEU E-COMMERCE!

Entenda como realizar progressos na organização e administração do seu negócio, e manter a alta produtividade focando nos objetivos traçados durante o planejamento inicial!