Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

ENTENDA A REPUTAÇÃO DO MERCADO LIVRE?

ENTENDA A REPUTAÇÃO DO MERCADO LIVRE?

Entenda como o algoritmo do maior Marketplace funciona, e como fazer com esta avaliação aumente de forma positiva para poder ranquear os seus anúncios nas primeiras páginas do canal de venda!

Por Rafael Belmiro dia em Mercado Livre

ENTENDA A REPUTAÇÃO DO MERCADO LIVRE?

ALGORITMO

Atualmente no mercado existe diferentes formas de apresentar ao consumidor, qual o melhor negócio para se fazer compras dentro de um Marketplace, seja pelas mais tradicionais Buybox ou Reputação, o objetivo é trazer maior segurança ao usuário de acordo com o histórico e desenvolvimento de uma determinada conta no sistema, por meio desta metodologia muitos empreendimentos acabam recebendo maior atenção e fluxo de clientes em potencial.

A satisfação dos consumidores pode variar, e claramente estas não serão todas iguais, por isso que existe esses tipos métricas e escalas de avaliação, para poder trazer dentro de múltiplas opiniões, uma média que irá representar qual o nível de qualidade e confiança daquele empreendimento, e isto irá influenciar na visão de novos clientes sobre o seu negócio. 

O algoritmo subentende que os empreendimentos de variadas categorias, que mantém uma certa média alta, de avaliação e reputação, podem oferecer uma melhor experiência ao usuário, e consequentemente isto resulta na conquista das primeiras páginas por estes negócios, sendo assim quando um consumidor realiza uma determinada busca por um produto, os que irão aparecer primeiro para o mesmo será aquelas contas que detém uma ótima média.

 

ENTENDA A REPUTAÇÃO DO MERCADO LIVRE?

REPUTAÇÃO MERCADO LIVRE

No Mercado Livre, maior Marketplace da américa latina, a reputação é utilizada como termômetro para poder apresentar aos usuários da plataforma, qual conta/negócio oferece a melhor experiência de compra, pois este tipo de avaliação engloba diferentes quesitos, desde da opinião (nota), a prazo de entrega.

A própria plataforma, apresenta quais são os quesitos que influenciam na reputação de uma conta, onde o sistema avalia as atividades durante períodos de 3 meses, e neste tempo determina a porcentagem permitida de reclamações se atrasos, porém caso o vendedor detenha menos de 60 vendas, é analisado todo o histórico.

Os requisitos e regras que a empresa determina para manter e crescer a reputação de forma positiva, são os seguintes:

·Reclamações: O Mercado Livre, calcula a porcentagem de reclamações, em um comparativo com a quantidade de vendas de uma determinada conta, e limita que este empreendimento não passe dos 3% de reclamações pois isto irá acarretar na queda e baixa reputação do empreendimento. Utilizar o campo de mensagens, ou um sistema automatizado para sanar todas as dúvidas, informar sobre a localização do pedido, sobre o código de rastreio e etc.

 O mercado livre não irá levar em consideração, reclamações abertas após:

» O comprador se arrepende da compra.

» O comprador quer trocar seu produto da categoria de roupas, bolsas ou calçados por outro tamanho ou modelo.

 ·Tempo de Envio: Caso o vendedor utilize o Mercado Envios, a plataforma irá calcular o tempo de entrega do produto aos correios, com o restante dos vendedores de cada categoria. É importante ter em mente que uma determinada conta, não pode ultrapassar mais de 15% das entregas com atraso.

·Cancelamento: Os critérios sobre a taxa de cancelamento, permitida é de 2% das suas vendas, visto que para manter a cor verde, você pode cancelar mais de 3% das vendas.

ENTENDA A REPUTAÇÃO DO MERCADO LIVRE?

COMO ENTENDER CADA NÍVEL DA REPUTAÇÃO:

Como citado anteriormente no artigo, o mercado livre, trabalha com um termômetro de avaliação, onde cada conta de vendedor detém uma barra com 5 níveis, que irão dizer qual a qualidade daquele empreendimento, e a experiência que este oferecer para os usuários/consumidores, e isto irá determinar também as taxas permitidas, de atraso, cancelamentos e reclamações.

 Confira abaixo como funciona cada nível:

  • Vermelho – Pior Nível da Reputação (Vendedor não confiável);
  • Laranja – Ruim (Pouco confiável);
  • Amarelo – Instável (Não transmite segurança);
  • Verde – Intermediário (Poucas avaliações Negativas);
  • Verde Escuro- Melhor Nível da Reputação (Extremamente confiável e seguro);

Algumas categorias devem seguir determinadas regras para poder subir de nível, ou até mesmo não cair para categorias inferiores, logo o Marketplace avalia após as 10 vendas, e delimita o quanto de taxa cada conta, dependendo pode deter.

VENDAS COM RECLAMAÇÕES DO COMPRADOR

  • Verde: As vendas da conta que está neste nível, não pode exceder 3%, de reclamações como citado anteriormente;
  • Amarelo: As vendas da conta que está neste nível, não pode exceder 7%, de reclamações;
  • Laranja: As vendas da conta que está neste nível, não pode exceder 12%, de reclamações;

 TEMPO DE POSTAGEM DOS PRODUTOS

  • Verde: O tempo de envio da conta que se enquadra neste nível, não pode exceder 15%, do total das vendas;
  • Amarelo: O tempo de envio da conta que se enquadra neste nível, não pode exceder 20%, do total das vendas;
  • Laranja: O tempo de envio da conta que se enquadra neste nível, não pode exceder 30%, do total das vendas;

VENDAS CANCELADAS PELO VENDEDOR

  • Mercado Líder: O vendedor não pode cancelar mais de 2% das vendas;
  • Verde: O vendedor não pode cancelar mais de 3% das vendas;
  • Amarelo: O vendedor não pode cancelar mais de 7% das vendas;
  • Laranja: O vendedor não pode cancelar mais de 10% das vendas;

Lembrando que caso a conta ultrapasse e exceda a taxa permita, o Marketplace pode suspender a conta temporariamente.

 ENTENDA A REPUTAÇÃO DO MERCADO LIVRE?

REPUTAÇÃO EM 2020

Para muitos vendedores que já conheciam como a reputação e posicionamento nas páginas do Mercado Livre funcionavam, se surpreenderam com as mudanças neste ano (2020), pois o Marketplace além de alterar os critérios para subir os níveis, modificaram como que este termômetro irá aparecer na conta para o usuário, visando deixar de forma descritiva o nível em que o vendedor se encontra, sendo apresentado apenas caso o cliente clique em uma aba especifica, onde o termômetro fica visível ao mesmo  após esta ação, a alteração pode parecer pequena e simples, mas muda e muito o modo em que o consumidor percebe o até então diferencial que era essa média da avaliação dos negócios inseridos no canal de venda.

Mesmo diante a esta novidade, o método utilizado para apresentar as melhores contas irá continuar do mesmo jeito que antes, os negócios posicionados nas primeiras páginas, continuam sendo os que detém a melhor oferta de experiência ao consumidor, e assim consequentemente transmitem maior segurança e confiança aos usuários, logo o Marketplace irá com o seu algoritmo ranquear melhor o empreendimento com o nível alto do termômetro, por isso a grande questão aqui é a percepção do cliente, e se este irá pesquisar a fundo em outras páginas e adquirir produtos de vendedores com reputação média/baixa.

 ENTENDA A REPUTAÇÃO DO MERCADO LIVRE?

ESCALANDO OS NÍVEIS

Existe diferentes táticas, para poder melhorar a reputação de uma determinada conta do Mercado Livre, e vão de simples construção do anúncio, até investimento em ferramentas que irão automatizar, o importante é entender qual o momento ideal para realizar cada ação, e isto é possível saber ao auto analisar a conta, por isso separamos as etapas de acordo com cada momento da conta, do início, amadurecimento e topo.

Conta iniciante – Sem Reputação e Vendas: quando um empreendimento está neste nível, é importante se atentar a estruturação dos anúncios dos produtos, para poder conquistar as primeiras 10 vendas, que irão fazer com que o Marketplace comece a implementar o termômetro e posicionar o negócio, e para isso é necessário se atentar aos seguintes quesitos:

 ·Fotos do Produto: Imagens profissionais, com fundo branco, apresentando diferenciais da mercadoria, medidas, acabamento, textura e etc...

· Descrição: Informar tudo a respeito sobre o produto é extremamente importante, claro que sempre visando tomar bastante cuidado e atenção ao realizar esta tarefa, pois toda informação é pouca, já que isto irá quebrar dúvidas, e pode convencer o usuário a adquirir a mercadoria.

 ·Título: pensar com consciência e planejamento, no momento de definir a chamada dos seus anúncios, é o mínimo para poder escolher o melhor título que indexe o que o seu negócio vende, e atinja o público correto, procure por palavras chaves.

 ·Primeiras Vendas: O Mercado livre costuma a não direcionar fluxo de usuários para contas com menos de 10 vendas, claro que para produtos com um alto custo em que 10 vendas são muitas, é diferente, como por exemplo a categoria de automóveis, agora grande parte das categorias precisam das 10 primeiras vendas para ranquear, e como conquistar estas sendo que o consumidor não chega até o empreendimento novo? Uma das estratégias mais utilizadas, é a de direcionar a finalização da compra para o Marketplace, exemplo: Uma loja no Instagram, pode linkar a etapa de pagamento por meio do Mercado livre, visto que trazer fluxo para uma conta de rede social é relativamente mais fácil.  Uma outra maneira de conseguir as primeiras vendas, é vender o produto com uma mínima margem de lucro, ou até mesmo a preço de custo.

Amadurecimento: Quando a conta está na fase do amadurecimento, é considerado o momento ideal para investir em Ads, visto que o sistema já obteve o aprendizado e dados necessários para entender qual o público que irá se atentar aos seus produtos, para que assim possa apresentar suas mercadorias a esses usuários, e isto irá trazer uma maior demanda e consequentemente vendas.

Topo: Após o negócio conquistar o tão sonhado verde do termômetro, é preciso realizar táticas para se manter em alta e sempre nas primeiras páginas, e quando dizemos em termos de ações para se aplicar com o Marketplace, devemos nesta etapa atentar-se ao atendimento e pós-venda, as avaliações, comentários e perguntas irão dizer muito sobre o negócio, e devem influenciar na queda da reputação e na decisão de compras de novos consumidores.

Contudo, é preciso ter paciência, planejamento e realizar estratégias para conquistar um bom posicionamento dentro do maior Marketplace da americana latina, o Mercado Livre, além do que é preciso entender qual tática utilizar em cada nível da sua reputação, e no ingresso no canal de vendas.

Aqui na Academia do Ecommerce, temos o treinamento comprovado, com + de 3 mil alunos, para vendedores que visam se tornar Mercado Líder no Mercado Livre, para saber mais Clique Aqui!

Entenda mais sobre a mudança na Reputação:

 

Melhor Envio! A solução mais barata para enviar suas vendas!

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para ENTENDA A REPUTAÇÃO DO MERCADO LIVRE?

Enviando Comentário Fechar :/
EXPECTATIVAS MERCADO LIVRE 2021

EXPECTATIVAS MERCADO LIVRE 2021

Quais são os investimentos que o Marketplace visa direcionar para o Brasil no próximo ano, e qual a expectativa de crescimento na américa latina?

Devo Começar no E-commerce, pelo Mercado Livre?

Devo Começar no E-commerce, pelo Mercado Livre?

Investindo cada vez mais no mercado nacional, o Mercado Livre é o maior Marketplace do Brasil, e busca trazer condições favoráveis para seus usuários a todo momento, mas será que o mesmo se empenha tão quanto para beneficiar seus vendedores?

MERCADO ENVIOS, COMO FUNCIONA?

MERCADO ENVIOS, COMO FUNCIONA?

Entenda, como que funciona o sistema de envios do Mercado Livre, e veja quais vantagens que este serviço pode trazer para o seu empreendimento.