Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

Entenda como funciona a função de exibição de anúncios, do maior mecanismo de busca do mundo! E como fazer com os seus produtos apareçam nessa sessão.

Por Rafael Belmiro dia em Loja Virtual

VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

O que é o Google Shopping?

É uma sessão, que o Google reservou para que anúncios de produtos sejam exibidos em sua plataforma, após o usuário pesquisar por um determinado produto. Os anúncios podem aparecer tanto do lado esquerdo do navegador, quanto na parte superior, juntamente com os resultados da busca. Veja o exemplo abaixo, aonde o usuário está à procura de malas para viagem!

 VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

 

Como podemos visualizar acima, ele apresenta ao cliente opções variadas de e-commerce que podem atender o interesse de compra, porém deixando claro, que aqueles anúncios são patrocinados*. O usuário pode também escolher, deixar visível apenas os anúncios, ao clicar em “Shopping”, confira abaixo:

VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

 

O consumidor ao ser direcionado para a página “Shopping”, irá ter a opção de escolher filtros, para conseguir encontrar com maior facilidade o seu produto.

O anúncio dos Google Shopping, são compostos por:

  • Imagem do Produto
  • Título do Produto
  • Preço
  • E uma URL de direcionamento para a página de venda do produto.

O objetivo é dar uma rápida visualização, das variações de marcas, preços e tipos, do produto em que o usuário está interessado, antes do mesmo clicar em alguma loja virtual ou e-commerce de interesse.

Essa função, faz parte do Google Adwords, que é o departamento que cuida de toda a parte de publicidade do Google, porém ambos oferecem abordagens diferentes. Os vendedores que utilizam o Shopping, ao anunciar seus produtos, buscam incluir informações que sigam um padrão de busca, com palavras chaves que indexam e vão direto ao ponto, e se conectam com o interesse apresentado na busca, dentro da plataforma. O layout da caixa é definido pelo Google, dentro de um padrão, como podemos ver na imagem a seguir.

 

VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

A administração das campanhas do Google Shopping, são realizadas por meio da plataforma Google Merchant Center. As ações, assim como nas feitas no Google Ads, ocorrem por meio de pagamento, em um processo de leilão de CPC (Custo por Clique), logo o próprio lojista pode estipular o valor de um clique para uma determinada consulta de pesquisa.

Resumidamente, o processo é até que simples, em vista que a visibilidade e posicionamento, são de acordo com o lance dado, quanto maior for, maior será a chance de sua oferta ser colocada em uma posição de destaque, ou seja, o mais próximo possível do topo. Após você determinar o CPC, o Google irá levar fluxo de consumidores em potencial, até os seus anúncios, e o pagamento só é cobrado quando o usuário clica no seu link, ou melhor, no seu anúncio.

VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

Custo Google Shopping

Os custos do Google Shopping variam de acordo com a concorrência. No entanto, há uma média de 10 a 15 por cento do custo da venda, lembrando que a visibilidade direcionada a um determinado anúncio, não é somente baseada em preço, e sim também em relevância e impressão total que uma Loja online, obtém.

 VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

 

Vantagens Google Shopping

É sempre bom ressaltar que o Google Shopping, não é um marketplace, mesmo que o seu formato aparentemente oferte tal proposta, a sessão é uma função do Google, que visa trabalhar com a agilidade e visibilidade rápida, para usuários interessados em compras online, expansão e alcance são os enormes diferenciais do mesmo, que traz dados de conversão impressionantes confira:

- As taxas de cliques dos anúncios do Google Shopping costumam ser 200% a 300% superiores aos anúncios de texto normais. [Google];

-Os anúncios do Google Shopping representam uma média de 16% do total das vendas dos sites de e-commerce. [discover.getsidecar];

 VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

Configurar o Google Shopping

Como citamos, você pode gerenciar e configurar suas campanhas de Google Shopping, por meio da plataforma Google Merchant Center, mas você pode visualizar algumas categorias no Google Adwords, tais como:

  • Visualizar seus produtos;
  • Gerenciar seus lances;
  • Lances médios de CPC;
  • Solucionar determinados erros e oportunidades de melhoria;
  • Média de taxas de cliques;
  • Seus compartilhamentos de impressões e muito mais;

Antes de ingressar no Google Shopping, é necessário verificar se o seu empreendimento e anúncios cumpre alguns requisitos, confira abaixo:

  • E-commerce com todas informações necessárias, de contato: endereço físico, número, e-mail e etc...
  • Todos os métodos de pagamento, estão descritos e listados dentro do seu site, de forma clara e visível para o usuário;
  • Regras e política de devolução e reembolso explicitas para todos os clientes.

Após verificar, se todos os critérios foram cumpridos, continue com o processo de introdução de seu anúncio de seus produtos, para quem conhece o Google Adwords, vale ressaltar que o Google Shopping, trabalha de forma semelhante, só o modo que é segmentado os anúncios que é diferenciado.

Google Adwords: Direciona Fluxo, e usuários para um determinado anúncio, de acordo com palavras chaves, selecionadas no momento da criação das campanhas;

Google Shopping: segmenta automaticamente seus produtos para todas as pesquisas relevantes;

Ao escolher os produtos que serão veiculados no Google Shopping, você deve separar algumas informações, para que as suas campanhas tenham bons resultados, e assim o Google consiga direcionar os usuários certos para seus anúncios. Quanto mais informações você dar para o Google, maiores são as chances da plataforma, conseguir trazer usuários em potencial até o seu empreendimento, então além de informar os seguintes dados:

  • Nome
  • Categoria
  • Preço
  • Quantidade

 

Crie também, Grupos específicos, com dados relevantes para a plataforma.Informando os seguintes atributos:

  • ID
  • Marca;
  • Categoria do Produto;
  • Tipo da Mercadoria
  • Etiquetas Personalizadas
  • Canal de vendas/Distribuição
  • Condições do Produto
  • URL nas imagens

 VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

Podemos perceber, que basicamente são processos simples para trabalhar com o Google Shopping, cadastrar seu e-commerce no Google Merchant Center, vincular sua conta do Adwords, e ofertar informações do seu anúncio para que o Google, entenda qual o público deverá ver aquele produto.

Dependendo de algumas categorias, é um pouco mais complicado ranquear, pois há empresas grandes, que trabalham com a comercialização de tais produtos, porém é sempre bom avaliar e testar, visto que é cobrado diante o clique, e estar no maior mecanismo de busca do mundo, se faz totalmente necessário.

É indiscutível, a alta taxa de conversão que essa função traz para os anúncios que são posicionados e ganham visibilidade com a plataforma, se a comunicação for realizada da maneira correta, e deter um marketing atrativo, o seu produto certamente irá ganhar alcance e cliques, e caso o preço, fotos e fretes forem profissionais, a compra é quase que certa. Portanto estude e explore essa ferramenta, e veja o que ela pode agregar para o seu negócio, além de analisar métricas que a implementação de anúncio na sessão trouxe para o número de vendas.

 

 

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

Enviando Comentário Fechar :/
A IMPORTÂNCIA DO SKU!

A IMPORTÂNCIA DO SKU!

Quanto mais um negócio agrega agilidade e otimiza seus processos logísticos, mais lucro ele ganha. Tanto referente ao gerenciamento de mercadorias, quanto em prazo e entrega, os SKU trazem inúmeros benefícios para o seu e-commerce, confira!