QUAL A PREVISÃO DE CRESCIMENTO E NOVAS TENDÊNCIAS DO E-COMMERCE EM 2020?

O que o mercado nacional tende a crescer e quais são as tendências que prometem abalar o setor neste ano?!
Por Rafael Belmiro dia em Marketplaces
Crescimento E-commerce Nacional
Ao realizar um rápido comparativo, do poder, tamanho e presença de outros países no setor do e-commerce, é indiscutível que o mercado brasileiro, é pequeno e ainda tende a crescer e evoluir muito em diferentes vertentes deste setor, por isso trouxemos algumas perspectivas sobre quais são as áreas que irão inovar, trazer novidades e que detém forte potencial para faturar no ano de 2020/2021.
Com base nos dados levantados, por meio da pesquisa de mercado realizada pela DHL, a previsão de crescimento no setor, é de 22% em média até 2021 para a América Latina, o número é bem próximo do previsto de aumento nacional, que é de 17%, o Brasil só fica atrás do México, que detém 25%, segundo a pesquisa.
O seu empreendimento, tem que estar preparado para barganhar uma parte deste crescimento, e para que isso aconteça, é necessário que você fique atento ao que estará em alta, o que não deve ser realizado, e o que pode de fato atrair o cliente para comprar no seu negócio.
AVANÇOS EM TECNOLOGIA
A tecnologia mais um ano estará à frente das novidades, alguns métodos de interação e comunicação no meio digital, já surpreenderam em 2019, e irão continuar modificando o modo que os usuários consumem e navegam sobre diferentes plataformas, tais como:
·Voice commerce: O uso de comando de voz, em aparelhos mobiles e outros sistemas, foi uma técnica um tanto quanto explorada por diferentes públicos em 2019, e tende a ter um forte aumento de utilizações em 2020, logo é interessante que o seu e-commerce também implemente essa ferramenta. A inteligência artificial, já é utilizada a um certo tempo neste meio, para diferentes objetivos, seja para otimizar tempo, até fidelizar o usuário, aprimorar plataformas ou sistemas, é um benefício que seu negócio deve se atentar e adicionar a todo momento.
·User Experience: A experiência, é um dos tópicos que em diferentes anos no setor do e-commerce, sempre está em pauta, pois diferentes canais de vendas e negócios online, ainda pecam ao proporcionar algo memorável ou agradável para o usuário, e cada vez mais este é um diferencial que pesa na decisão de compra.
·Omnichannel: Uma consequência da presença dos usuários em diferentes plataformas, meio que obriga o vendedor a está presente com o seu negócio, em múltiplos canais, por isso estude e explore outros métodos, até mesmo a possibilidade de loja física, para atender clientes interessados em retirar a mercadoria.
·Vídeos – Visual Commerce: Quantas mais possibilidades de apresentar o seu produto de forma digital, de maneira que ao visualizar, o cliente sinta a maior aproximação possível da realidade, e de como seria o produto em sua forma física, melhor, por isso adicionar vídeos instruindo o cliente, ou mostrando as qualidade da mercadoria, é uma tendência que vem crescendo, além de visualizações em 360 graus e etc.
BRAND
Que a identidade e comunicação de uma marca, devem ser constantemente trabalhados, isto é um fato, mas qual o motivo que nos leva a dar mais atenção em 2020, para este tipo de estratégia?
· Minimalismo: Desde de grandes a pequenas marcas, a redução de informação em conteúdos visuais, se tornou uma grande tendência nos últimos anos, o objetivo dessa tática, é apresentar de forma rápida a identidade de um determinado negócio, visto que estamos na era digital, e quanto mais simples e forte for a identidade visual da sua empresa, o usuário irá entender e indexar melhor.
NICHO
Há um aumento significativo, de lojas que trabalham com o conceito, de nicho especifico, o objetivo é oferecer ao cliente um produto que atenda seu desejo ou necessidade, porém muito mais segmentado.
Exemplo: Tocas para natação, para pessoas com cabelo afro!
Tocas para natação é um nicho, porém para atender a uma necessidade especifica que pertence apenas a um seleto grupo de pessoas, se cria um micro nicho, que neste caso é: pessoas de cabelos afro. Essa tendência, com o avanço e velocidade do consumo online, só cresce, visto que trabalhar com uma marca direcionada para um determinado público, é bem mais fácil e as chances de fidelização são maiores.
LOGÍSTICA
A amazon movimentou o mercado no ano passado, ao trazer para o segmento de e-commerce, estratégias agressivas de entregas, com prazos curtos para os consumidores que assinam o plano premium. A entrega no dia seguinte – Next Day Delivery - chamou atenção dos consumidores, que se surpreenderam com a velocidade do recebimento do seu produto.
A implementação de novos centros logísticos, de diferentes canais de vendas, ira movimentar o setor no ano de 2020, que promete trazer mais mudanças em torno do prazo e métodos de entrega, logo o seu negócio deve estar atento a isto para que não fique para traz e seja trocado por um empreendimento que oferte melhores condições de levar o produto até o consumidor.
O ano de 2020, promete trazer grandes avanços para o comércio eletrônico brasileiro, visto que é um mercado que se encontra em expansão e ainda tem muito o que aprender com gigantes do setor, além de todo ano está atraindo o cliente a entrar para este modo de consumo.
/home3/academi3/public_html/themes/academiadoecommerce/artigo.php
Academia do Ecommerce Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para QUAL A PREVISÃO DE CRESCIMENTO E NOVAS TENDÊNCIAS DO E-COMMERCE EM 2020?