Processos Judiciais no E-commerce – Descrição Errada

Você sabia que uma descrição errada, título que não condiz com o produto vendido ou até mesmo a ordem das palavras podem levar você vendedor a ser processado? Entenda os motivos e como evitar.
Por Rafael Belmiro dia em Marketplaces
Ao começar a anunciar em um Marketplace, loja virtual, site ou qualquer outra forma que se caracterize como comércio eletrônico, é necessário ter conhecimento de algumas legislações que são impostas a você empreendedor que pretende vender virtualmente, pois se algo for caracterizado como crime, atos judiciais podem e devem ser realizados além do mundo online.
A Academia do E-commerce traz um exemplo simples, mas que se mal executado pode acarretar em grandes dores de cabeças, prejudicar o seu empreendimento e até sujar o seu nome no mundo dos negócios.
A descrição é uma das primeiras etapas do processo de criação do anúncio, e mesmo que a princípio pareça simples, deve ser feito com total cautela e precaução, pois dependendo do conteúdo que for inserido, pode levar o vendedor a ter problemas judiciais.
Alguns cuidados que devem ser tomados ao desenvolver a descrição de um anúncio:
Título: Deve informar com clareza o tipo e o que será vendido.
Ordem das Palavras: A palavra que mais resume o que é o produto deve estar bem posicionada.
Exemplo Incorreto: Celular Motorola G5 – Tela, pois informado primeiro o Celular, o que deixa parecer que o que será vendido é o aparelho e não a tela.
Exemplo Correto: Tela para Celular Motorola G5. Neste exemplo o cliente já está sendo informado do tipo de produto, e o que será vendido.
Informações Legais: A descrição do produto deve conter toda a informação sobre se o mesmo está dentro de todas as regras legais, que o fazem ser aprovado por algum órgão do governo, caso não esteja claro que o produto não é oficial/legalizado, o vendedor também estará sujeito a passar por um processo judicial.
Descrição de Características: Como consumidores virtuais não detém da possibilidade de ter os produtos em suas mãos antes ou durante a compra, e de responsabilidade do vendedor descrever com total clareza, sendo realista sobre as especificações do produto.
Portanto todas as informações dos anúncios são consideradas como Pré-contrato, pois o vendedor oferece atender certas condições, e o cliente ao realizar a compra “assina” com o objetivo de adquirir o que foi descrito, com isto é o dever do vendedor saber colocar todas informações de forma clara, direta e correta sem ter intenções de burlar ou enganar o consumidor.
/home3/academi3/public_html/themes/academiadoecommerce/artigo.php
Academia do Ecommerce Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Processos Judiciais no E-commerce – Descrição Errada