NICHO, SUB NICHO E MICRO NICHO - O QUE VENDER NA LOJA VIRTUAL - Academia do Ecommerce

Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

NICHO, SUB NICHO E MICRO NICHO - O QUE VENDER NA LOJA VIRTUAL

Tudo o que você precisa saber para começar a desenvolver sua loja virtual.

Por Julio Cesar Urnau de Almeida dia em Loja Virtual

NICHO, SUB NICHO E MICRO NICHO - O QUE VENDER NA LOJA VIRTUAL
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

É comum recebermos a seguinte pergunta “Qual o produto certo para vender na internet? ” ou mesmo “O que devo vender em minha loja virtual?”. Se você tem essas dúvidas ou está interessado em aumentar ainda mais suas vendas, você está no conteúdo certo, pois esse conteúdo foi feito para você!

Você pode até não saber, mas existe uma grande diferença entre vender em uma loja virtual ou vender em um marketplaces (por exemplo Mercado Livre, Amazon, Elo7, etc.).  A diferença principal que abordaremos é que enquanto no Marketplace vale a regra de quanto mais anúncios possuir maior será seu índice de vendas, já na Loja Virtual o que vale é variações relevantes ao nicho de produtos ofertados além de que a duplicidades de anúncios ao invés de ajudar, só atrapalha.

Dividiremos um anúncio em 3 níveis: Nicho, Sub Nicho e Micro Nicho. Exemplificando, podemos considerar “acessórios para veículos” como um nicho, “acessórios para carros “ como um sub nicho, e “acessório de som de carro” como um micro nicho. Veja que cada vez que entramos mais a fundo nos níveis vai se exprimindo cada vez mais detalhadamente as características do produto.

Em uma situação hipotética, uma caixa de som automotivo de modelo “Y” da marca “sony-y” se buscado dentro da categoria de acessórios para veículos se deparará com uma quantidade de 1.000.000 de anúncios, aos quais pertencem anúncios de carros novos, lanternas de carro, carreta para cavalo mecânico, entre outros. Agora esse mesmo produto de modelo “Y” se buscado na categoria acessórios para carros se deparará com 500.000 anúncios aos quais dividirá espaço durante a exibição com produtos relevantes a carros, ou seja, ainda existirá carros novos, lanternas de carro, e outros como capa volante de carro, pneu usado, entre outros. Buscando mais a fundo, agora no sub nicho acessórios de som de carro encontraremos nosso anúncio em questão entre 20.000 anúncios, agora estarão sendo listados junto ao nosso produto somente produto relevantes como outros modelos de som para carros.

Cada vez que entramos mais a fundo em uma categoria encontraremos produtos com maior relevância em relação a necessidade buscada, consequentemente isso favorecerá a consolidação da venda.

Escolher um sub nicho e se especializar nele é uma maneira extremamente eficiente de se ter sucesso com uma loja virtual. E para isso ser possível, é necessário que seja definido o público alvo de sua loja, o nicho que será atendido e em quais sub nichos ou micro nichos será focado. Todas essas atitudes farão a diferença na sua loja e consequentemente impulsionarão o seu sucesso.

Preencher todas as lacunas e necessidades de alguém que esteja buscando determinado produto trará maior chance de sucesso na venda e transformará a sua loja em referência no ramo.

Pegue o exemplo da NETSHOES que começou como uma loja virtual que vendia apenas calçados de diversas marcas e de diversos estilos. Outro exemplo, a Amazon que começou vendendo livros na internet e com o sucesso se tornou o Marketplace que é hoje. E até mesmo o Ricardo Eletro que tem como origem o foco em vendas de eletrônicos.

Se você está iniciando foque em um micro nicho e não em um nicho inteiro, pois você não terá a condição de sustentar um nicho completo. Pense em um micro nicho aonde possa impactar a audiência daquele nicho, concentrando seu trafego nesse determinado público alvo.

 

Começar pequeno e manter a visão de onde pretende chegar, o auxiliará a ter sucesso!

 

Confira no vídeo abaixo um conteúdo extra sobre o tema.

 

Esta postagem é uma transcrição livre do vídeo acima.

Transcrito por: Wesley Matos Fernandes // Revisado por: Julio Cesar Urnau de Almeida

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para NICHO, SUB NICHO E MICRO NICHO - O QUE VENDER NA LOJA VIRTUAL

Enviando Comentário Fechar :/
Tray

Tray

Tray - Plataforma de e-commerce