Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

NICHO DE MERCADO! UM ou VÁRIOS?

Identificar um nicho de mercado em um determinado segmento, para investir no E-commerce, é uma das tarefas mais complexas que se pode ter quando o objetivo é ter sucesso em vendas, mas será que após encontrar o nicho “perfeito” é viável investir apenas nele ou explorar outros?

Por Rafael Belmiro dia em Marketplaces

NICHO DE MERCADO! UM ou VÁRIOS?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Primeiramente vamos entender o que é nicho, pois muitos confundem tal denominação com segmento. Simplificando tal termo podemos dizer que nicho é quando você decide investir em uma parcela especifica dentro de um segmento de Mercado.

Exemplo:

Você tem o segmento de Roupas Esportivas, porém tal segmento abrange um vasto público, de homens, mulheres, crianças, idosos, que praticam esportes de maneira profissional e/ou amadora, de diferentes idades e modalidades esportivas. Isto se torna um problema caso você não seja uma grande marca, com forte presença no setor e que possa oferecer uma enorme variedade de produtos.

Com isto dentro deste segmento você identificou a oportunidade de investir em um nicho em particular, mantém o foco no mercado de Roupas Esportivas, mas agora aprofunda-se em um consumidor especifico, englobando características para concretizar quem será o seu público alvo, Exemplo: Mulheres, Gestantes de até 6 meses, que praticam corridas de forma amadora, e nisto cria-se o seu nicho:

Roupas Esportivas para Mulheres Gestantes de até 6 Meses que praticam corrida de forma amadora.

 NICHO DE MERCADO! UM ou VÁRIOS?

Você consegue desta forma saber qual produto e público trabalhar, criar ações de comunicação e vendas com maior engajamento pois você traçou o perfil do seu consumidor. Se você é um microempreendedor está é a melhor maneira de se fixar e crescer no mercado.

Você identificou este nicho em potencial, deteve vendas, estabeleceu um bom crescimento para o seu negócio, mas após um certo tempo apareceu vendedores atendendo este público, com o mesmo produto ou semelhantes e com isto seu empreendimento está tendo forte concorrência, e se manter neste mercado está sendo pouco viável, não estaria na hora de explorar outros nichos?

Aconselhamos que você comece a pensar na ideia, principalmente se suas atividades forem exclusivamente em Marketplaces, pois essas plataformas tem uma vasta gama de concorrentes, pela facilidade de navegabilidade e fluxo. Você pode até identificar um nicho inexplorado, mas é bem provável que após um certo tempo outro vendedor irá oferecer a mesma proposta que seu negócio.

Portanto, quanto mais nichos você trabalhar em seu negócio online, mais lucro você poderá reter, e ainda estará presente com maior atividade nas plataformas de Marketplaces, podendo variar o seu investimento para diferentes produtos e explorar múltiplos mercados. Isto fará com que sua visão empreendedora mude, pois, trabalhar com variados públicos proporciona melhora no seu tato para vendas, agregar aprendizado na forma de se comunicar e até aprender com novos mercados. Estagnar em um segmento e se manter fiel a um produto ou público nem sempre é a opção mais viável.

 

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para NICHO DE MERCADO! UM ou VÁRIOS?

Enviando Comentário Fechar :/
VENDER NOS MARKETPLACES COM MEI OU CPF?

VENDER NOS MARKETPLACES COM MEI OU CPF?

Há algumas dúvidas em torno do cadastro para pessoas físicas e jurídicas em Marketplaces, e quais são os que cobram como requisito ter o cadastro de Microempreendedor Individual.

COMO DIMINUIR O CUSTO DO FRETE PARA PRODUTOS GRANDES

COMO DIMINUIR O CUSTO DO FRETE PARA PRODUTOS GRANDES

Empreendedores que pretendem vender produtos que passam do limite de tamanho (largura e altura), estabelecidos pelos correios e outras transportadoras, devem trocar de tipo de produto ou tem uma solução melhor para este caso?