Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

Mais Vendas com o Marketplace do Facebook !

Mais Vendas com o Marketplace do Facebook !

A sessão de vendas online do Facebook, está cada vez mais forte e relevante para os usuários que utilizam a plataforma, e com isto há inúmeras formas de explorar e direcionar o imenso fluxo para o seu e-commerce. Confira!  

Por Rafael Belmiro dia em Marketplaces

 

Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

 

Marketplace – Facebook

No Brasil desde de 2018, a nova função que integrada a rede social – Facebook -, visa oferecer aos usuários, um espaço para vendas, trocas e ofertas, de produtos e serviços. Seguindo o modelo já utilizado por outros canais de vendas, a sessão traz anúncios, com descrição, fotos, preço, contato e informações que o vendedor, considera relevante para atrair o consumidor.

A ideia surgiu, a partir do crescente número de grupos de vendas e trocas na rede social, logo era visível a viabilidade do projeto, que visa criar um espaço de intermediação, entre vendedores e compradores, e é isto que resumidamente o Marketplace Facebook é, um local cedido pela plataforma, para que seus usuários realizem negociações, em vista que o mesmo não se responsabiliza por nenhum acordo realizado, apenas disponibiliza e divulga os anúncios, a partir de inúmeros fatores, que serão apresentados neste artigo.

Um dos pontos fortes dessa ferramenta, é a sua usabilidade, já que diferente de outras plataformas, o Marketplace do Facebook, é mais fácil, ágil e simples de utilizar, tanto para quem vende, quanto para quem está interessado em adquirir algo.

Entretanto, é importante ressaltar que a função, não detém um sistema de pagamento integrado, logo não é possível realizar pagamentos por meio da plataforma, características como essa, que direcionam a ferramenta, com uma abordagem voltada mais para um tipo de classificados online, seguindo assim propostas já trabalhadas por grandes empresas, como por exemplo OLX e Enjoei.

 Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

ACESSO AO MARKETPLACE DO FACEBOOK

 

  • Vendedor

Para o vendedor, é relativamente fácil cadastrar seus produtos na plataforma, em vista que é necessário apenas deter um perfil na rede social, para poder ingressar no Marketplace. A área é visível assim que o usuário entra em seu perfil, basta apenas localizar o ícone que lembrar a fachada de uma loja, e seguir as instruções apresentadas pelo próprio Facebook.

 

  • Consumidor

O usuário, interessado em adquirir um produto no Marketplace, pode estar pesquisando, o que deseja comprar, sendo necessário também ter apenas um cadastrado na rede social e acessar a função, que também estará no mesmo formato citado acima para os vendedores. Há opções de aplicar filtros, para melhor indexar e achar o produto buscado.

 

Ambos podem estar realizando as ações por mobile e desktop, e realizar tudo por meio do seu perfil na rede social, e toda a comunicação e negociação será realizada também pela plataforma.

 Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

VISIBILIDADE

O alcance e visibilidade, que o Facebook direciona para os anúncios, seguindo 3 critérios. Confira abaixo:

Localização: O Facebook utiliza geolocalização, para direcionar anúncios que possam ser de interesse do usuário, logo será apresentado primeiramente produtos que estão sendo vendidos nas proximidades, e assim ofertar para consumidores em potenciais, algoritmos analisam seus interesses e pesquisas realizadas dentro da plataforma.

Anúncios Novos:  Produtos recém anunciados no Marketplace, costumam a ganhar maior visibilidade e ser apresentado com uma certa frequência para os usuários.

Perguntas/Cliques/Visualização:  A plataforma, como todo sistema inteligente, realiza uma análise do que você buscou, interessou-se, clicou e interagiu, logo os anúncios que um usuário chega a acessar, irá servir de norte para futuras recomendas do Marketplace, para o mesmo.

Impulsionar: Após publicar um item no Marketplace, você irá ter a opção de investir dinheiro no classificado, para impulsiona-lo para alcançar um número maior de usuários, a partir dessa ação o mesmo tornar-se um anúncio do Facebook.

 Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

PESQUISA E ANÁLISE  

Realize uma pesquisa prévia, dentro do Marketplace, e analise como os concorrentes trabalham seus anúncios, interaja também para ver como as lojas direcionam o atendimento, conheça a plataforma.

Verifique a quantidade de anúncios que trabalham com o mesmo segmento que o seu, compare como trabalham as fotos, descrição e abordagem de preço e contato. Por ser uma função integrada a uma rede social, muitas das vezes a comunicação mais efetiva, não é a realizada com a de uma Loja virtual, ou Marketplace comum.

 Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

CRIANDO ANÚNCIO

Como citado anteriormente, você pode estar trabalhando dentro da plataforma tanto via Mobile, quanto desktop, o mesmo serve para criação de anúncios no Marketplace do Facebook, porém é bom ressaltar que os processos que serão citados abaixo, foram realizados por meio do desktop.

Antes de partir para a tela do seu PC, vise descrever o objetivo daquele anúncio. Ele irá ter como meta:
-Direcionar para sua Loja Virtual ou outros Marketpalce?

-Negociar e finalizar a compra na própria plataforma – Marketplace Facebook?

-Divulgar uma promoção?

Há inúmeras possibilidades de trabalhar os anúncios na ferramenta, pois é sempre bom relembrar do enorme alcance que a rede social, mantém no Brasil e no mundo, logo o objetivo a ser almejado pode ser facilmente alcançado, se bem planejado, mas é indiscutível que estar presente em tal plataforma é indispensável.

 Tendo conhecimento sobre tais táticas, e possibilidades, está na hora de criar o anúncio, com isto verifique, como funciona a ferramenta.

 Ao começar o processo de criação, é necessário clicar em: “Vender um Item”, para iniciar o processo de edição de anúncio.

Será aberto uma janela, solicitando informações

Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

1 – O que você está vendendo?

Neste primeiro passo, você tem que informar o título do seu produto.

Instrução: Ser direto e claro. Incluir no contexto, o seu segmento.

Há um limite de 100 caracteres, e entre os mesmos apenas 28 são exibidos, logo pense com inteligência em quais palavras serão inseridas, pois devem indexar bem com qual segmento você trabalha e ser facilmente localizada assim que o seu consumidor, sinalizar interesse em produtos.  

 

2- Definir Preço

Após escolher qual será o título do seu anúncio, o próximo a passo a ser realizado é o de escolher qual será o preço para aquele produto.

Instrução: Pesquisar dentro da plataforma, a média de preço que um determinado segmento tem, para avaliar os classificados que obtém mais atenção dos usuários, e assim estimar qual será o valor do seu produto.

 Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

3- Localização

No momento de criar o seu anúncio, a localização já vem pré-determinada, de acordo com a configurada na sua conta, porém isso não impede de você alterar, e escolher a melhor localização, de acordo com os seus objetivos com aquele anúncio.

Instrução: Utilize a localização que mais beneficie o seu empreendimento, tanto em alcance, quanto em entregas, já que os anúncios irão basear-se nesta informação para atingir possíveis clientes.

Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

4- Categoria

Há inúmeras categorias existentes dentro do Marketplace do Facebook, logo encontre a melhor que se encaixa com o seu produto, para que o seu anúncio seja apresentado ao publicado alvo certo.

Instrução: Caso seu produto se encaixe em mais de uma categoria, duplique o anúncio anterior, só alterando a categoria, para que o mesmo alcance mais usuários.

 Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

5- Descrição

Uma das etapas mais importantes e essenciais de todos os processos em construção de anúncios para vendas online, a descrição, tem um papel importantíssimo quando visamos conquistar o consumidor, é nela que contém as informações necessárias para convencer o usuário que o seu produto é o que ele procurava.

Instrução: Essa é uma etapa, que a plataforma deixa como opcional para o vendedor, mas aconselhamos você a não a deixar em branco, pois é comprovado que descrições assertivas e bem elaboradas, convertem bem mais no e-commerce.

Seja objetivo e claro, integrando no contexto da descrição, explicações sobre possíveis dúvidas, em tópicos de fácil leitura, já que o principal público da plataforma, costuma acessar via mobile, e textos longos costumam dispersar a atenção dos usuários, que buscam entender a proposta do produto/anúncio, de forma ágil e rápida.

Para poder criar uma descrição efetiva, é colocar as qualidades e todas as possibilidades e o que sua marca e produto ofertam, formas de entrega, pagamento, modelos e perguntas frequentes feitas pelos usuários.

 Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

6- Fotos

O Marketplace do Facebook, possibilita que o vendedor, cadastre até 10 imagens por anúncio. Neste ponto o vendedor deve escolher as fotos, de cunho profissional para apresentar diferentes ângulos do seu produto.

Instrução: Dependendo do segmento, as vezes menos é mais, apresentar uma quantidade de ótimas fotos, é melhor do que exagerar e acabar saturando o seu anúncio, além do que a plataforma é vista pelos usuários como um local de interação de pessoas vendendo para pessoas, logo não seja tão agressivo nos anúncios.

 Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

Pós Anúncio Criado

Após finalizar o seu anúncio, você pode estar divulgando o mesmo além da plataforma Marketplace, introduzindo suas campanhas em grupos destinados a vendas da rede social Facebook. Não há limites de grupos, o único requisito é que você tem que está participando do mesmo para poder publicar o seu anúncio.

Instrução: Poste apenas em grupos que de fato detenham usuários que se encaixem no perfil do seu público alvo, e que assim, irão se interessar pelos seus anúncios, não dispare em todos os grupos possíveis, de forma agressiva, isso pode ser visto como violação pela plataforma.

Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

Atendimento

Nos anúncios, será sempre possível encontrar uma função para entrar em contato direto com o vendedor, logo o usuário pode tirar quantas dúvidas ele quiser, já que os anúncios são sincronizados com sua conta na rede social, você poderá estar respondendo com o seu perfil, seja ele pessoal ou empresarial, mas aconselhamos você ter uma conta para a sua marca.

A conversa pode ser feita em tempo real, e online, um dos grandes benefícios já que é neste momento que você pode convencer o usuário a realizar a compra, apresentando vantagens da sua mercadoria, e empresa.

Ao manter um atendimento rápido e de qualidade, você consegue agregar maior relevância aos seus anúncios, e assim atrair mais usuários para os seus produtos.

 Marketplace Facebook – Como direcionar para a sua Loja Virtual

Finalização de Compra

Como citado anteriormente acima, o Marketplace do Facebook não detém um meio de pagamento integrado a sua plataforma, logo é de total responsabilidade do anunciante e comprador, negociarem o modo de pagamento.

Os usuários, tendem a ter uma certa resistência a confiar no Marketplace do Facebook, já que a rede social não assegura, que a compra seja confiável, logo é sempre viável apresentar ao consumidor opções seguras, para que você e ele, saiam satisfeitos.

Há duas opções, para você passar credibilidade ao consumidor, no momento do pagamento!

Opção 1 – Meios de Pagamento Confiáveis

Apresente sistemas de pagamentos confiáveis, que já são conhecidos pelos usuários, como por exemplo: PagSeguro e Mercado Pago, além do que os mesmos detém em seus sistemas, mecanismos de segurança, que podem auxiliar em problemas de ambos os lados.

Opção 2 – Direcionar para Loja virtual

Você pode estar disponibilizando um link da sua loja virtual, em seus anúncios, e assim quando o usuário se interessar por mais informações, e realizar o pagamento, pode realizar na sua loja virtual, local que irá passar mais segurança ao mesmo, já que contém informações que comprovam que o seu negócio é verdadeiro e seguro.

Podemos perceber, que a ferramenta traz uma abordagem diferente dos demais Marketplaces, já que está integrada a uma rede social, e não é qualquer, e sim a maior do mundo, logo o alcance e potencial da mesma é enorme, e ao trabalhar bem seus produtos na sessão de vendas/classificados, pode trazer inúmeros benefícios, além de ser uma ótima opção de validação de produtos, e um ambiente mais fácil para quem pretende iniciar no e-commerce.

 

 

 

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Mais Vendas com o Marketplace do Facebook !

Enviando Comentário Fechar :/