Academia do Ecommerce - Tudo o que você precisa saber sobre E-commerce

LOJA VIRTUAL OU MERCADO LIVRE? POR ONDE COMEÇAR? QUAL A DIFERENÇA?

As principais diferenças e vantagens de cada uma delas.

Por Gilmar Theobald dia em Loja Virtual

LOJA VIRTUAL OU MERCADO LIVRE? POR ONDE COMEÇAR? QUAL A DIFERENÇA?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Dentre várias diferenças entre loja virtual e Mercado Livre tem uma que mais se destaca é a geração de trafego, na loja virtual quem gera o tráfego é o dono do negócio, no Mercado Livre ele é gerado pelo próprio Marktplace. Vamos citar agora, algumas vantagens em ter uma loja virtual e as vantagens de vender no Mercado Livre.

Vantagens de uma Loja Virtual:

·         O negócio é seu, você dita as regras, no mercado livre você está sujeito as regras do marktplace. Um exemplo: você é obrigado a usar o sistema de envio do Mercado Livre.

·         Você tem a possibilidade de gerar valor para seu negócio, fortalecer a sua marca e conquistar uma base sólida de clientes recorrentes, o cliente é seu, no mercado livre o cliente é dele e volta a comprar no Mercado Livre, lá pode comprar de seu concorrente ou de você novamente.

·         Você tem a possibilidade de criar listas de contas ou fãs do seu negocio nas redes sociais, ter contato com essas pessoas para gerar trafego e fazer novas vendas, já no Mercado Livre não compensa porque se você gerar trafego não necessariamente você vai vender, o cliente pode ir até o Mercado Livre pelo seu tráfego e acabar comprando de seu concorrente.

·         O custo de aquisição de venda depois de maturidade de sua loja é menor, pois se você fizer um bom pós venda ele vai voltar organicamente e o custo da venda será apenas o Gateway de pagamento que custa em torno de 5%, já no mercado livre suas vendas sempre vão custar de 11 a 16 %.

·         Na loja virtual é possível fazer um bom trabalho de SEO e em mais ou menos um a dois anos ter seus anúncios e sua loja nas primeiras páginas de busca do Google, o que te trará muitas vendas sem gastar em tráfego, no Mercado Livre não convém fazer SEO porque você estará jogando tempo fora, o cliente vai sempre para o Marketplace.

Vantagens em vender no Mercado Livre:

·         Hoje o Mercado Livre é o maior Marktplace da América do Sul e vende em torno de 12 Bilhões por ano, tem mais de 25 milhões de pessoas cadastradas, pessoas que entram lá para comprar, sendo assim você tem o seu produto exposto para trafego quente, para pessoas que estão lá para comprar. Na sua loja virtual você deve levar essas pessoas até ela e isso custa muito dinheiro e conhecimento.

·         Facilidade para colocar os seus produtos à venda, com poucos clicks você cria uma conta e coloca os seus produtos à venda para milhões de pessoas, já na loja virtual tem que contratar uma plataforma, criar sua loja e fazer o pior levar pessoas qualificadas para lá.

·         Facilidade no envio dos produtos, após uma venda tudo o que você tem que fazer é imprimir uma etiqueta, colar no seu produto e postar nos correios.

Verificamos que loja virtual é mais promissor a longo prazo, mas é mais difícil de implementar, já o Mercado Livre é fácil começar, vende-se muito lá, mas os clientes são dele.

Agora você deve estar se perguntando, mas qual o melhor, por onde eu começo?

Comece estudando sobre os dois, no meu canal de YouTube e aqui na Academia do E-commerce eu falo dos dois assuntos e passo muita sacada sobre vendas online, depois de saber aonde está pisando ai sim comece, meu conselho não é um ou outro e sim os dois, eu defendo o vendedor multicanal, cada canal de venda é uma venda diferente, tem canais mais fáceis de começar e outros mais difíceis, o que importa no final é fazer vendas e lucrar para que você possa reinvestir esse dinheiro, criar uma bola de neve e construir um negócio grande.

Para mais assuntos como esse veja nossos inúmeros posts aqui da Academia do E-commerce.

 

Confira o vídeo completo sobre o assunto:

 

 

Agora se você quer começar hoje mesmo a vender no Mercado Livre, te sugiro este treinamento:

VER TREINAMENTO

 

 

 Gilmar Theobald - CEO da Academia do E-commerce

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para LOJA VIRTUAL OU MERCADO LIVRE? POR ONDE COMEÇAR? QUAL A DIFERENÇA?

Enviando Comentário Fechar :/