Introdução Marketplace

Os marketplaces possibilitam uma ampliação do alcance geográfico, e com isso os produtos são expostos para um número muito maior de clientes.
Por Gilmar Theobald dia em Loja Virtual
COMO VENDER NOS MARKTPLACES
Um marketplace é estruturado como um shopping, só que esse shopping é virtual, dentro dele existem várias lojas virtuais que vendem os mais diversos produtos. Os donos das lojas virtuais determinam os preços e estoque a serem vendidos dentro dos marketplaces, é como no shopping mesmo, as pessoas vão até lá e encontram diversos produtos de diversas lojas, só que aqui da forma virtual, com poucos cliques o cliente encontra o que quiser.
O aumento de suas vendas são determinados por uma série de fatores dentre elas pelo seu posicionamento dentro dessas plataformas, quanto melhor for o seu serviço de entrega e relacionamento com cliente e plataforma mais indicado você será e mais vendas você fará. Exemplos de Marktplaces: Mercado Livre, Walmart, Cnova, B2W.
Porque Vender nos Marktplaces
Vendendo nos Marktplaces os seus produtos estarão expostos as miliares de acessos diários de pessoas que visitam os marktplaces de forma orgânica, pois eles já se estabeleceram no mercado e são muito conhecidos, além disso eles geram uma quantidade enorme de tráfego pago em canais como as diversas publicidades do Google e facebook. Com isso sua empresa não necessita gastar uma grande energia gerando o seu próprio trafego, logico que ela nunca deve abandonar o seu trafego, o trafego ao qual os seus produtos estarão expostos nos marktplaces só irão fortalecer a sua marca e lógico trazer muitas vendas diárias que é fundamental para uma pequena empresa que está começando no ramo da internet.
Os pagamentos são feitos pelo Marktpalce em depósito bancário entre 15 e 30 dias, mesmo que o cliente tenha parcelado em 12x o marktplace se responsabiliza pela cobrança e te repassa o valor integral da venda, além de ficar responsável por tecnologias de antifraude, SEO e Marketing.
Na tabela abaixo é possível verificar o quão poderoso é você vender nos marktplaces.
O Grupo CNOVA é composto pelo EXTRA, Casas BHAIA, PONTO FRIO e CDISCOUNT, juntos eles geram um trafego mensal de mais de 13 milhões de visitas.
O Grupo B2W é composto pelas LOJAS AMERICANAS, SUBMARINO E SHOPTIME, Juntos eles geram mais de 19 milhões de visitas mês.
O WALMART é responsável por mais de 11 milhões de visitas por mês.
Também temos o gigante do Mercado Livre que é praticamente um mundo à parte dentro do mundo online, ele gera mais de 27 milhões de visitas mês e é responsável por ¼ de todas as vendas feitas online.
Os marketplaces possibilitam uma ampliação do alcance geográfico, e com isso os produtos são expostos para um número muito maior de clientes. Além disso, vincular o nome do seu e-commerce ao nome de uma empresa nacional abre muitas portas e carrega diferentes oportunidades de venda para qualquer lojista. O sucesso das vendas online está diretamente ligado ao entendimento da plataforma, assim como de alguns pontos essenciais para todos os marketplaces de maneira geral.
Existem outros Marktplaces menores e que também são muito bons para se vender, mas vai depender muito do seu nicho de mercado, alguns deles.
Dentro dos Markpalces é possível vender produtos variados, mas para que você tenha sucesso em suas vendas é preciso estudar cada um deles, principalmente o público alvo daquele marktplace, é sempre bom trabalhar com produtos exclusivos, produtos que as pessoas compram pelo gosto e não por ele ser conhecido. Ex: se você vender um iphone as pessoas buscam o melhor preço, pois já sabem de sua qualidade, agora uma mochila ou uma bolsa feminina é comprada pela beleza que ela representa para o comprador, nesses produtos que as pessoas compram pelo gosto geralmente a sua margem de lucro é bem maior. Porém para conseguir ter suas vendas bem sucedidas é preciso estudar cada canal para entender aonde é melhor disponibilizar seus produtos.
Como Colocar seus produtos nas vitrines desses grandes shops online.
Na grande maioria é necessário fazer um cadastro e cumprir com as exigências dos Marktplaces.
Empresa formalizada.
Os marketplaces não toleram amadorismo. Por essa razão somente empresas formalizadas, com CNPJ próprio, são aceitas.
Além disso, todas as mercadorias precisam ser documentadas. É necessário fornecer nota fiscal para cada venda concretizada, bem como registros que comprovem a origem das mercadorias negociadas.
Para determinadas categorias, como itens eletrônicos, importados, informática e outros, há ainda uma série de outros documentos obrigatórios.
Isso tudo visa garantir a credibilidade perante os consumidores, impedindo a venda de mercadorias usadas, recondicionadas, roubadas ou obtidas de maneira ilícita.
Estoque consistente
Os usuários que acessam os sites de grandes redes varejistas possuem uma forte inclinação a efetivar uma compra.
Por essa razão, não é interessante para os marketplaces apresentar anúncios de produtos esgotados ou indisponíveis.
Assim, é fundamental que os lojistas possuam uma quantidade razoável de itens a pronta entrega, para envio imediato.
Isso também garante agilidade no despacho das mercadorias, evitando atrasos.
Não é possível colocar em prática modelos como o do dropshipping, no qual o comerciante não possui estoque próprio.
Eficiência Logística.
É importante que você tenha seus produtos a pronta entrega para garantir agilidade no processo de envio, sendo assim evitará reclamações e más avaliações pelos usuários do Marktplace.
Vamos entender um pouco de alguns deles.
Mercado Livre
Esse é o marktplace mais indicado para que você comece as suas operações, pois é o que menos irá exigir documentações, é simples, é só você criar um cadastro em www.mercadolivre.com e começar a inserir os seus produtos.
Geralmente você encontrará uma concorrência bastante acirrada e é necessário se profissionalizar para que você tenha sucesso em suas vendas, caso você queira começar de forma profissional a academia do e-commerce possui um treinamento avançado em www.mercadolidersemsegredos.com.br, acredito que conhecimento é o que fará você se destacar dos demais vendedores.
Ou pode acessar diretamente a página do Marktplace para ter mais informações.
http://www.mercadolivre.com.br/marketplace
B2W
A B2W é uma plataforma que permite que você venda seus produtos dentro da loja virtual, Americanas, Submarino e Shoptime. Ela atua como um mediador entre o comprador e você vendedor, oferecendo trafego qualificado, tanto orgânico como pago, oferece também uma excelente experiência de compra atribuída a seu nome.
Primeiro você deve fazer o seu cadastro junto ao Marktplace, após a aprovação você disponibiliza os seus produtos para venda. Quando um cliente faz um pedido de um produto seu, é feito uma análise de fraude e o processamento do pagamento. Depois dessa análise o pedido fica disponível para você fazer o download e processar a entrega, emitindo a nota e entregando ao transportador, nesse marktplace todos os produtos devem ser enviados com nota fiscal.
Só é cobrado de você as vendas processadas, você recebe o valor integral menos a comissão do Marktpalce.
Alguns requisitos para trabalhar com a B2W.
Podem se cadastrar pequenas e grandes empresas com CNPJ ativo e sem restrições, com CNAE de Varejista e inscrição no Sintegra para emissão de NF.
Além disso, os seguintes pontos devem ser observados:
· É preciso ter eCNPJ para assinar digitalmente o contrato de serviço marketplace;
· É obrigatória a emissão da nota fiscal eletrônica (NFe) de todos os produtos vendidos;
· É necessário ter conta corrente do CNPJ cadastrado para recebimento das vendas;
· Não é permitido realizar cadastro com CNPJ de filial devido à avaliação documental - realize o cadastro com o CNPJ da Matriz.
· A validação da situação do seu CNPJ nos principais órgãos regulamentadores e fiscais é 100% digital.
Saiba Mais.
CNOVA
O marketplace Pontofrio.com está entre os principais e-commerces do Brasil e faz parte de uma das maiores redes varejistas do país. A página é o braço digital da rede de lojas físicas do mesmo nome, que existe desde 1946, e está vinculada ao grupo Cnova. Atualmente o Ponto Frio conta com mais de 370 filiais e 10 mil colaboradores.
A tradição e o renome da marca criam uma excelente oportunidade para lojistas e proprietários de e-commerces ampliarem suas vendas pela internet contando com custos reduzidos de suporte, gestão e marketing.
Conheça o site: www.pontofrio.com.br
O marketplace CasasBahia.com é umas das empresas mais antigas na venda de produtos de varejo online aqui no Brasil. É uma grande rede a possui muitos anos de história, e está presente em quase todo pais. Hoje o negócio possui mais de 650 lojas físicas distribuídas em 18 estados, empregando 55 mil funcionários.
Com uma marca avaliada em 1,2 bilhão de reais a rede é reconhecida como a empresa de varejo mais valiosa do Brasil. Isso faz da empresa uma excelente opção para lojistas e donos e-commerces conquistarem mais clientes e ampliarem vendas utilizando seu marketplace.
Conheça um pouco mais: www.casasbahia.com.br
O marketplace Extra faz parte do grupo Cnova, que congrega algumas das principais marcas do país. A bandeira utilizada é vinculada a cadeia de supermercados do mesmo nome, que pertence ao grupo Pão de Açúcar e foi fundada em 1989. Hoje a rede possui 30 hipermercados, 203 supermercados, 67 lojas de proximidade, 73 postos e 147 drogarias em todo o Brasil.
Conheça a loja: http://www.extra.com.br/
Conheça mais sobre a CNOVA no link abaixo.
http://marketplace.br.cnova.com/
WALMART
Seus produtos no Walmart.com
Suas ofertas passam a ser exibidas dentro do site e a fazer parte do mix de produtos visualizados pelos milhões de clientes que trafegam no Walmart.com. A partir deste momento, todos os clientes Walmart.com poderão ver e comprar seus produtos dentro da estrutura tecnológica do maior varejista do mundo.
https://marketplace.walmart.com.br/
Você já sabe que existem outros vários Markplaces, e você pode connecer um pouco dos 4 maiores, uma coisa posso te garantir, se você estiver presente dentro pelo menos dos maiores e ter uma boa oferta, com certeza você terá uma enxurrada de vendas.
Espero que tenha gostado, temos muitos outros artigos como esse na Academia Do E-commerce.
/home3/academi3/public_html/themes/academiadoecommerce/artigo.php
Academia do Ecommerce Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Introdução Marketplace
Anderson Silva Moura
ANDRE SANTOS