Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

INSTAGRAM PARA LOJA VIRTUAL – COMO CRESCER MAIS COM A REDE SOCIAL!

INSTAGRAM PARA LOJA VIRTUAL – COMO CRESCER MAIS COM A REDE SOCIAL!

Seguindo a tendência de diferentes redes sociais, o Instagram também aderiu funções especiais para contas que são denominadas como comerciais, para aumentar a visibilidade e engajamento para tais negócios, mas como explorar todos os recursos gratuitos disponibilizados pela plataforma?

Por Rafael Belmiro dia em Loja Virtual

O INSTAGRAM  
Uma das maiores plataformas de interação social online, o Instagram atualmente conta com mais de 1 bilhão de usuários ao torno do mundo, e dentro deste número mais de um terço utiliza a rede social para realizar compras, ou até mesmo para ser redirecionado para o e-commerce de interesse. 

A proposta que o Instagram traz para seus usuários, favorece e muito empreendimentos que pretendem utilizar a plataforma para atrair mais consumidores e divulgar seus produtos, pois a rede social visa a interação das contas, de forma interativa e ágil, por meio de compartilhamento de materiais visuais e audiovisuais, o que facilita e muito uma marca no âmbito digital, visto que pode ser explorada múltiplas maneiras de trazer uma representação digital de um produto, ou de atrair e implantar desejos no público em potencial. 

Analisando esta crescente dentro da plataforma, o próprio Instagram trouxe novas funções para o usuário criar ou alterar uma conta de acordo com o propósito que o mesmo detém, ou seja, existe tipos de contas, para atender e trazer diferentes funções de acordo com a escolha/modelo, confira abaixo quais:  

  • Conta Pessoal;
  • Criador de conteúdo; 
  • Instagram for Business; 

Entre os tipos acima, o modelo que irá trazer mais funções para um e-commerce, é o for business, em tradução livre “para empresa”, em vista que este apresenta múltiplas ferramentas e modos exclusivos para auxiliar um empreendimento a oferecer divulgar e vender seus produtos/serviços, aumentando consequentemente a taxa de conversão do mesmo. 

Um dos objetivos de separar as contas em tipos, é também para oferecer aos usuários uma prévia do que se trata o perfil daquele usuário, sem ao menos uma Biografia ou explicação prévia, visto que muitas das vezes irá ficar abaixo um subtítulo dizendo de qual categoria encaixa-se a conta. 

INSTAGRAM PARA LOJA VIRTUAL – COMO CRESCER MAIS COM A REDE SOCIAL!
 
VANTAGENS INSTAGRAM COMERCIAL 

O modelo traz algumas funções que favorecem a empresa que visa começar suas atividades na plataforma, já que neste é possível incluir o contato, site e espaço para links diretos de compras, além de tag de preços em imagens, biografia personalizada, botão para redirecionamento do perfil para um e-commerce, site, portal ou página, além de métricas que irão auxiliar o empreendedor na análise e entendimento do seu público consumidor, horários de maior audiência, faixa etária dos seguidores e etc... 

Confira abaixo o passo a passo de cada função: 

CATEGORIA: Como citado anteriormente, a especificação deve ser uma das primeiras ações a ser tomada, já que vai se tratar de qual a categoria o seu perfil se encaixa, tal ação auxilia os usuários a identificar o tipo da sua conta, e entender rapidamente qual o intuito da mesma, seja vender, criar conteúdo, influenciar e etc. 

INSTAGRAM PARA LOJA VIRTUAL – COMO CRESCER MAIS COM A REDE SOCIAL!

MÉTRICAS: A conta business, traz o acesso a dados específicos sobre as suas atividades, de forma detalhada por meio do Instagram insights, que disponibiliza métricas especificas sobre diferentes campos dentro do seu perfil, sendo números sobre: 

  • Impressões; 
  • Alcance; 
  • Visualizações; 
  • Cliques no site; 
  • Ganha/Perca de seguidores; 
  • Engajamento de cada publicação; 
  • Visitas ao perfil. 

Com tais informações o vendedor consegue deter uma visão mais ampla sobre qual postagem teve maior engajamento, e o conteúdo que deteve mais a atenção do usuário, verificando dados precisos de horário, alcance e impressão, para assim conseguir criar posts mais assertivos e engajados.   

INSTAGRAM PARA LOJA VIRTUAL – COMO CRESCER MAIS COM A REDE SOCIAL!

DADOS SOBRE O PÚBLICO: O insights, traz dados referentes ao público que interage com a conta, e assim fornece especificações sobre a média de: 

  • Gênero 
  • Idade 
  • Região 
  • Horário com maior audiência  

Utilizando com inteligência, essas informações podem se tornar a carta na manga que a marca precisava, pois com o entendimento sobre o que o seu público precisa, a chance de devolver uma comunicação mais efetiva são maiores. 

INSTAGRAM PARA LOJA VIRTUAL – COMO CRESCER MAIS COM A REDE SOCIAL!

BOTÕES CALL-TO-ACTION: Essa função é literalmente um ou mais botões que realizam uma determinada ação, por isso que é denominado botão de ação, pois o Instagram permite que o dono da conta vincule um link, em uma área em formato de botão, que irá ficar disponível no perfil do mesmo ao ser configurada, e que após um indivíduo clicar irá ser direcionado a um contato, site, página, endereço ou link de preferência do administrador. 

Pretende configurar os botões no seu perfil, basta seguir os seguintes passos:

1- Clique em Editar perfil 
2- Selecione Opções de contato: Neste momento é necessário preencher o perfil de como preferir, com dados de contato telefone, e-mail e/ou endereço. 
3- Após preencher as informações necessárias, para adicionar um botão reserva, basta clicar em Adicionar um botão de ação e escolher o serviço online que você utiliza. 
 INSTAGRAM PARA LOJA VIRTUAL – COMO CRESCER MAIS COM A REDE SOCIAL!

CRIAR ANÚNCIOS :A rede social só permite criar anúncios para a conta que se configura como comercial, logo assim que o dono do perfil habilitar para tal tipo, será possível vincular campanhas de Ads, sendo possível administrar e criar por meio do gerenciador de anúncios do Facebook, e no própria plataforma do Instagram. 

LOJA NO INSTAGRAM :A grande maioria das contas comerciais, foram criadas para expandir um e-commerce, visando utilizar a plataforma e o seu alcance para divulgar os seus produtos, e por conta da decorrência de inúmeros casos de usuários que precisavam de informações sobre preço e formas de pagamento de forma interativa e rápida, levou a própria rede social a implementar funções que apresentam o preço de um ou mais produtos no próprio post, ou ser direcionado para o catálogo de mercadorias da conta, e pagamento dentro da plataforma. 

INSTAGRAM PARA LOJA VIRTUAL – COMO CRESCER MAIS COM A REDE SOCIAL!

Para habilitar essa função é necessário solicitar para que a rede social permita que o seu perfil comercial receba tal diferencial do recém introduzido no mercado Instagram Shopping, basta seguir os passos: 

1-Acesse Configurações; 
2-Toque em Empresa; 
3-Clique em Compras no Instagram. 

Ao realizar todos as etapas, o seu pedido será enviado para analise, este processo pode demorar um certo tempo, porém é possível verificar o avanço do mesmo ao clicar em “Compras”. 

Resumindo, são as seguintes regras para conseguir vender dentro do shopping do Instagram:

  • Seguir e respeitar tidas as políticas da plataforma; 
  • Criar uma conta comercial no Instagram; 
  • Associar essa conta do Instagram a página do Facebook da sua marca/loja; 
  • Só produtos físicos podem ser vendidos; 
  • Mínimo de 9 postagens para ativar a loja;

INSTAGRAM PARA LOJA VIRTUAL – COMO CRESCER MAIS COM A REDE SOCIAL!

DIFERENCIAL DO POST COM PREÇO

Após sua loja virtual estiver dentro de todos os quesitos citados acima, é o momento de trabalhar os posts dentro da sua conta, como dito anteriormente é possível realizar diferentes abordagens, aplicar tag de preço, redirecionamento para outra página, catalogo, post com carrossel, entre outros tipos de atrair o usuário para a sua loja virtual. 

O mais inteligente a se realizar para alcançar o sucesso com posts direcionados para a venda de um ou mais produtos, e até para criar conteúdo para a sua loja, visando aumentar o engajamento com seus seguidores, é utilizar todas as ferramentas da plataforma, como stories, vídeos curtos no feed, vídeos longos no IGTV explicando, apresentando e mostrando detalhes do produto, filtros e etc. 

A plataforma detém diferentes meios e recursos para tornar a divulgação da sua loja uma atividade mais fácil e orgânica, visto que a interação da rede social é totalmente moderna e descontraída, visando a agilidade e a comunicação visual/audiovisual, por isso invista em conteúdo deste tipo, claro que é importante deter posts estáticos, mas a chave é saber quando e como, e por isso é o momento de utilizar as métricas que toda conta comercial detém, e que citamos no começo do artigo. 

A audiência irá ditar como que a sua conta tem que produzir conteúdo, além de apresentar informações essenciais, que irão ser o guia do melhor caminho a ser seguido pela sua marca, como: 

Horário; 
Tipo de post; 
Linguagem.  

Claro que não apresenta especificadamente o tipo do post que a sua conta deve criar, mas as métricas e dados apresentam quais foram os posts que tiveram maior engajamento, alcance e curtidas, e por meio disto você pode analisar e determinar qual será a linha de comunicação que deverá ser seguida nas publicações do seu perfil.

Entender o horário é um dos quesitos essenciais para qualquer tipo de conta no Instagram seja ela de um produtor de conteúdo, marca, empresa/comercial, é necessário estudar os picos em que o seu público trafega na rede social, pois mesmo que uma postagem esteja completa e extremamente atrativa, se o usuário não estiver online o mesmo não irá poderá interagir com tal post, logo determine os melhores momentos de colocar no ar suas postagens.

INSTAGRAM PARA LOJA VIRTUAL – COMO CRESCER MAIS COM A REDE SOCIAL! Uma das ferramentas que auxiliam o vendedor a administrar, analisar e programar suas postagens no Facebook ou Instagram, é o Estúdio de criação, recurso que é disponibilizado pelo próprio Facebook para quem detém Fan Page na plataforma, que oferece diferentes vantagens e funções para automatizar processos dentro de ambas redes sociais, para utilizar no perfil do Instagram basta vincular à conta ao seu cadastro no Facebook. 

VANTAGENS DO ESTÚDIO DE CRIAÇÃO

  • Criar e programar post nas duas redes sociais sincronizadamente, ou apenas em uma delas; 
  • Acompanhar o desempenho das suas postagens; 
  • Planejar post; 
  • Tempo exato para a postagem ir para o ar; 
  • Métricas e analises sobre engajamento, audiência e interação;  
  • Opções de investimento e impulsionar campanhas; 

O empreendedor que detém um e-commerce, ou qualquer tipo de negócio online, deve ter em mente que trabalhar com as redes sociais Facebook/Instagram é uma ação mínima para começar ou continuar a crescer neste meio, e para ser relevante e confiável para os usuários que buscam referências e dados para se sentirem seguros para fazer uma compra online, logo utilize de todas as ferramentas e recursos gratuitos que tais plataformas oferecem, para poder criar sua presença online, conhecer seu público, alcançar novos públicos e consequentemente vender mais com o seu empreendimento. 

Confira uma AULA GRATUITA do Felipe Fontan, especialista em tráfego/performance para e-commerce, sobre como criar um perfil comercial no Instagram:

 

Melhor Envio! A solução mais barata para enviar suas vendas!

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para INSTAGRAM PARA LOJA VIRTUAL – COMO CRESCER MAIS COM A REDE SOCIAL!

Enviando Comentário Fechar :/
COMO CRIAR UM MIX DE PRODUTOS QUE REALMENTE VENDA

COMO CRIAR UM MIX DE PRODUTOS QUE REALMENTE VENDA

Como deter um bom portfólio de produtos que façam com que os consumidores que visitam seu negócio online, se interessem por mais de um tipo de mercadoria, e assim saia com o carrinho cheio, além de alcançar uma gama maior de usuários, entre outras vantagens que pensar e definir bem está estratégia, pode trazer.

COMO MELHORAR A GESTÃO DO SEU E-COMMERCE!

COMO MELHORAR A GESTÃO DO SEU E-COMMERCE!

Entenda como realizar progressos na organização e administração do seu negócio, e manter a alta produtividade focando nos objetivos traçados durante o planejamento inicial!