eBay, O primeiro Marketplace do Mundo! - Academia do Ecommerce

Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

eBay, O primeiro Marketplace do Mundo!

Lançado em 1995, já se chamou de AuctionWeb, e hoje é uma das maiores plataformas de vendas do mundo.

Por Julio Cesar Urnau de Almeida dia em Loja Virtual

eBay, O primeiro Marketplace do Mundo!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Tendo surgido no ano de 1995 e sido desenvolvido por Pierre Omidyar que inicialmente o nomeou de AuctionWeb, é considerada a primeira plataforma de vendas on-line. Seu nome inicial durou até 1997 quando foi alterado para eBay. O eBay é uma plataforma semelhante ao Mercado Livre, inclusive as duas empresas possuem sociedade em comum para vendas na América Latina. Possui também vendedores de diversos países, sendo a maioria dos Estados Unidos, Hong Kong e China.

 

eBay, O primeiro Marketplace do Mundo!

 

"O eBay possuía mais de 181 milhões de membros registrados em todo do mundo ao fim de 2005 e tem por finalidade fornecer uma plataforma global de negociações, onde qualquer pessoa pode negociar qualquer coisa." [wikipedia

Seu sistema de vendas originalmente era baseado em lances através de leilões, posteriormente abriu caminho para a compra direta de produtos e hoje em dia esse modo de compra é empregado em mais de 95% das negociações realizadas em toda a plataforma.

Veja os principais aspectos da plataforma:

O Comprador -> Assim como em outros marketplaces é necessário que o usuário se cadastre para poder efetuar as compras, porem não é necessário que o mesmo esteja logado para conseguir visualizar anúncios.

O Vendedor -> O sistema do ebay apresenta indicadores referentes a credibilidade apresentada pelo vendedor, esse sistema leva em conta comentário positivos, quantidade de vendas e tempo como vendedor no eBay. Classificando os melhores vendedores baseado em score, que nada mais é que a pontuações obtida por este vendedor.

O Envio -> Quando você acessa o site estando no Brasil, o site rastreia sua localização e apresentada resultados relevantes de vendedores que façam entrega para o pais. Isso vale também para qualquer pais de onde você faça acesso ao marketplace.

Prazo de Envio -> Por depender do pais de onde está sendo enviado pode levar até 80 dias para chegar ao Brasil, essa demora se dá em grande parte por encargos alfandegários presentes no Brasil. Onde todo produto pode ser taxado em 60% do valor em impostos federais fiscalizados pela Receita Federal. Você pode também estar utilizando "trades" que realizam esse desembargo alfandegário, porem isso é um serviço opcional ofertado por alguns vendedores e que encarece o preço do produto, porem essa medida pode evitar o embargo alfandegário e quaisquer outras taxações impostas pela Receita Federal.

Ressarcimento -> A partir de 60 dias após a compra, se o produto não tiver sido entregue, o comprador pode abrir uma disputa, por onde o comprador abre uma contestação quanto ao envio do produto, a partir desse momento o eBay passa a verificar essa situação e a intermediar na relação comprador vendedor. Caso o produto chegue você pode estar finalizando a disputa, agora caso o produto não chegue em até 90 dias após a compra você pode estar requerendo o reembolso. Uma dica é sempre pedir ao vendedor o código de rastreio.

Segurança -> Seu sistema gerenciador de pagamento principal é o Paypal por lá é fornecido todas as formas de compras e reembolsos, também estão presentes outras formas de pagamento, como o debito automático em cartões de crédito de bandeiras credenciadas.

 

Referêcial Bibliográfico:

https://www.ebayinc.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/EBay

https://seuhistory.com/hoje-na-historia/e-fundado-o-website-de-leiloes-ebay

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para eBay, O primeiro Marketplace do Mundo!

Enviando Comentário Fechar :/
Tray

Tray

Tray - Plataforma de e-commerce