Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

Quais são as estimativas do Mercado, para a semana do consumidor, e quais são os diferenciais que irão atrair o usuário, para realizar compras em uma das primeiras datas comerciais do ano?

Por Rafael Belmiro dia em Empreendedorismo

Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

O QUE É O DIA DO CONSUMIDOR?

A data visa comemorar os direitos do consumidor, logo o setor comercial, oferece uma semana destinada especialmente para o mesmo, o objetivo é trazer condições especiais para compra, como descontos, promoções, melhor atendimento e uma venda mais limpa e de qualidade. Idealizada nos Estados Unidos, com intuito de aquecer o mercado no primeiro semestre, a data visa mudar o cenário fraco dos primeiros meses do ano, visto que normalmente o desempenho costuma ser baixo, por decorrência da alta que acontece no fim do ano.

Denominada como a “Black Friday” do primeiro semestre, a data vem se tornando relevante no mercado nacional desde de 2014, e atualmente vendedores de diversos segmentos –online, físico - estão atentos, e buscam explorar as oportunidades dessa época, realizam campanhas para atrair o consumidor até o seu negócio, por isso confira os dados e estáticas para 2020, disponibilizadas pelo Google, após um estudo com o consumidor digital.

 Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

DADOS DE ANOS ANTERIORES

É possível analisar que em edições passadas, a semana do consumidor vem em crescente no Brasil, trazendo uma boa movimentação e benefícios para o mercado. O e-commerce, obtém inúmeras vantagens com a data, como:

  • Crescimento de Fluxo
  • Aumento do Ticket Médio
  • Ganho em faturamento
  • Visibilidade para sua Marca

Há dados que comprovam o potencial de tal dia no Brasil:

  • 35 Milhões de pessoas já conhecem a data no País; - (2018 – 2019) Google;
  • Lojas Virtuais tem 13 milhões de visitas a mais; - (2018 – 2019) Google;
  • 58% dos consumidores aguardam o dia para fazer compras; - (2018 – 2019) Google;
  • Em 2017, a data faturou cerca de R$ 224 milhões para o e-commerce – (2017 – 2018) Buscapé;

Estas informações são decorrentes, de algumas pesquisas e levantamentos realizados em anos anteriores, logo podemos perceber o quanto, o mercado está receptivo a fazer com que o propósito da data seja realizado, sendo assim, viável principalmente para o vendedor do e-commerce, já que o maior faturamento e movimentação é no setor virtual.

Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

EXPECTATIVAS CONSUMIDOR 2020

O Google realiza uma pesquisa anualmente, sobre o comportamento do consumidor, o objetivo é entender o que o usuário aguarda de tal data, analisando quais são suas expectativas, experiências em edições anteriores e visão sobre esse dia/semana, por meio de tais informações podemos verificar o que será prioridade para os mesmos, e o que não desejam passar de forma alguma, ao realizar suas compras.

 

DIREITO IMPORTANTE VERSUS DIREITO MENOS RESEPITADO (Google Survey)


A pesquisa denominou duas vertentes para direcionar as perguntas e levantar os dados, “direitos mais importante” e “direito menos respeitado”, para assim guiar o consumidor entre o que ele mais deseja na data, e o que ele não pretende passar, ou avalia como negativo na experiência de comprar no dia do consumidor.

As informações obtidas por meio de uma Google Survey, ferramenta de pesquisa, possibilitou que mais de 1000 pessoas respondessem as perguntas, logo junto com a análise do comportamento do brasileiro, por meio de pesquisar no servido de busca, o portal traz os dados para que possamos criar campanhas mais efetivas.

 

 

 

Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

1 - Atendimento Atencioso

O primeiro direito a ser analisado, é de um atendimento mais atencioso, aonde o consumidor visar ser escutado, e ter todas suas dúvidas sanadas, entre outras ações que um atendimento de qualidade possa proporcionar, segundo a pesquisa cerca de 22% dos entrevistados, colocam este direito como o mais importante, e 17% apontou tal como o menos respeitado.

Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

2 – Promoções/Propagandas Honestas

O segundo direito mais importante para o consumidor, é o de que as promoções e propagandas veiculadas nesta época, sejam mais honestas e cumpram com suas propostas de ofertas e promessas, o levantamento diz que este é um fator de grande valor para 21% dos entrevistados, e também 21% (não os mesmos) relatou que este direito não é respeitado.

Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

3- Produto Entregue no Prazo

Um dos diferenciais mais fortes para usuários dentro do e-commerce, é o prazo, inúmeras pesquisam mostram que determinadas marcas sempre saem na frente quando a entrega ofertada é mais rápida, e que ser realizada no prazo, é um requisito mínimo para fazer com que o cliente retorne a comprar em um determinado empreendimento, logo não seria diferente para os entrevistados, que segundo o estudo, 14% está atento a este direito, em contrapartida 15% entre os que responderam à pesquisa, disse que este direito não é respeitado.

Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

4 - Trocar de Produtos Defeituosos

É comum que nesta época do ano, apareça muitos casos de produtos com defeitos ou mal funcionamento, por conta da alta demanda e saída, as empresas muitas das vezes não se atentam a pequenos detalhes que possam impedir que a mercadoria seja entregue em perfeito funcionamento. Segundo o estudo, este é um direito que 14% dos entrevistados priorizam no momento de realizar uma compra, e muita das vezes este não é respeitado, já que 18% relatou, que este direito é violado em suas experiências anteriores de compra.

Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

5 - Estorno de compras canceladas

O pagamento é dos processos mais importantes e delicados, dentro de qualquer setor, sempre é um dos quesitos que todo cliente está atento, e quando os direitos em volta do mesmo, é violado, isto pode trazer sérios problemas a um determinado empreendimento, visto que há legislações protegendo o consumido, e assegurando que suas ações em torno de compra, reembolso, devolução, entre outras, sejam respeitadas. A pesquisa apontou que 14% dos que responderam à pesquisa, buscam que o estorno de sua compra, seja realizado imediatamente após o cancelamento da mesma, e 12% apontaram que não obtivera sucesso, ao buscar que este direito fosse cumprido.

Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

6 - Estorno de cobranças indevidas

Erros são comuns, porém devem ser solucionados o mais rápido possível, em vista que alguns podem comprometer a reputação do seu negócio, ou a experiência do cliente, e uma das adversidades mais recorrentes no e-commerce, são cobranças indevidas, já que é comum que sistemas tenham conflitos, com alguma promoção ou desconto que você ofertou aos usuários, ou até mesmo sua plataforma pode dar algum erro, e não cobrar corretamente o cliente, é comum, mas sempre deve ser resolvido.  A pesquisa levantou que 12% dos entrevistados, considera este direito crucial, e que 13% teve uma experiência negativa com este direito, ao não ser respeitado por negócios online.

 

Podemos perceber nos dados levantados acima, que o empreendedor pode trabalhar e solucionar melhor situações e adversidades, e não perder o consumidor, ou até mesmo derrubar a reputação do seu negócio, para questões totalmente fáceis de serem resolvidas.

A expectativa para 2020, é positiva, o estudo traz dados que animam o setor, já que analises realizadas ano após ano, mostram que o público brasileiro, se tornou mais aberto a abordagens comerciais realizadas em torno dessa data. Os usuários estão mais otimistas, e a pesquisa do Google, traz informações, que mostram que investir em campanhas nesta data, é uma vantagem para o empreendedor, confira:

Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

 

Os dados, mostram um consumidor mais otimista, em relação a economia do país, o que já reflete diretamente na intenção de compra na data do consumidor.

 

Portanto, não deixe de trabalhar campanhas, ações promocionais, e melhorias em diferentes departamentos nesta data, pois é um fato que a mesma irá trazer uma movimentação positiva para o setor, e com isto o seu negócio também pode se beneficiar dessa alta, e trazer um fluxo maior e aumentar assim suas vendas.

Melhor Envio! A solução mais barata para enviar suas vendas!

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Dia do Consumidor – Expectativas 2020 (DADOS GOOGLE)

Enviando Comentário Fechar :/
PRÓ LABORE, O QUE É E COMO CALCULAR!

PRÓ LABORE, O QUE É E COMO CALCULAR!

Quando um empreendedor começa a lucrar de fato com o seu negócio, é comum que este separe parte desse faturamento para gastos próprios, e isto seria o pró-labore, mas como saber a porcentagem correta e como funciona este método?