Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

COMO FIXAR SEU NEGÓCIO NA MENTE DO CONSUMIDOR?

COMO FIXAR SEU NEGÓCIO NA MENTE DO CONSUMIDOR?

A lembrança, é a reação de um sentimento, momento ou ação que a mente decidiu guardar na memória de um indivíduo, podendo ser positiva ou negativa.

Por Rafael Belmiro dia em Empreendedorismo

Reservada em uma parte do cérebro, a recordação pode vim novamente à tona após a mente receber uma reação e decidir que tal pessoa deve viver novamente determinada situação, mas como que a memória, pode ser um artefato a ser utilizado em uma estratégia de conquista de mercado no setor do e-commerce?


A Academia do E-commerce te apresentará um breve manual de como utilizar o recurso mental ao favor do seu empreendimento, para que você consiga fidelizar seu negócio na memória do seu consumidor, de forma que possa trazer benefícios a curto e longo prazo.

COMO FIXAR SEU NEGÓCIO NA MENTE DO CONSUMIDOR?

VALORES INTERNOS

Quais são os ideais do seu empreendimento? Valores intangíveis? Missão com a sociedade?

Caso você não saiba a resposta para nenhum dos questionamentos realizados acima, pegue papel e caneta e esboce as respostas, pois elas são necessárias para alcançar o objetivo proposto por esse artigo. Saber a parte interna que idealiza o seu empreendimento é extremamente importante, pois é nela que você saberá qual mensagem deve transmitir para o consumidor, a informação que vai além da ambição comercial, a que aproxima o seu cliente de um sentimento e o fideliza em uma causa, que o levará a comprar sempre com você.

Ao contextualizar este sentimento, em palavras, escrevendo o por que a sua marca é diferente, o motivo que faz a mesma especial por vender tal produto ou serviço.

Nesta mensagem agregue valor e conexões emocionais, superando a oferta do desejo e necessidade material, pois a percepção aprofundada do seu negócio, irá fazer do mesmo a melhor opção para o cliente, que está analisando constantemente os seus diferencias e de seus concorrentes.

Exemplo:

Empresa: X

Produto: Câmera Fotográfica

Valor Interno: Ajudar o cliente a capturar seus  momentos, mais especiais.

Neste exemplo a empresa pode ofertar o valor intangível, em torno dos atributos do seu produto, que além das funções básicas que o consumidor procura, apresenta uma conexão com a carga emocional que este tipo de mercadoria costuma a ter, “capturar momentos”.

O empreendedor, após definir o valor interno da sua marca, trabalhar a partir do mesmo para implementar a estratégia de indexar sua marca na mente do consumidor. A Academia para prosseguir nas etapas de fidelizar o consumidor, se embasou em um conceito de marketing muito utilizado por grandes empresas, e criar a lembrança, o Brandsense (Marketing Sensorial), tática que explora os 5 sentidos básicos da percepção do ser humano, sendo eles:

·         Visão

·         Audição

·         Tato

·         Paladar

·         Olfato

Pensando em neurociência, mais precisamente neuromarketing, foi constato que o método tem grande eficácia quando se diz respeito a se aproximar do consumidor e criar uma conexão/lembrança emocional, pois as funções cognitivas do corpo humano ao reagir a um determinado estimulo reagem, e assim o indivíduo não tem total controle sobre o que será armazenado em seu intelecto.


Não é necessário utilizar todos os 5 sentidos, você pode avaliar qual o que  mais se encaixa com a proposta do seu negócio, pois tem que se conectar com a mensagem que o produto e marca transmite, para que fique de fato na mente e lembrança do consumidor. Ao atribuir um fator sensorial, sua marca ganha o poder de presença, o que é extremamente importante para empreendimentos virtuais, que necessitam de quebrar o paradigma da insegurança que grande parte dos consumidores tem ao adquirir produtos online.

Entenda como cada um pode impactar o cliente ao ser integrado a uma ação.

COMO FIXAR SEU NEGÓCIO NA MENTE DO CONSUMIDOR?

VISÃO

Ações visuais são constantemente realizadas no mercado, por empresas que buscam indexar seu empreendimento na mente do público, como meio de atração, a percepção ótica.

Investindo em materiais que fixem a sua identidade visual, as marcas, que utilizam o conceito do Brand Sense, comunicam-se com o consumidor de forma descritiva, mesmo que não seja algo de rápida perspectiva, ao ser abordado em diferentes momentos sem perceber, o cliente recebe a mensagem de forma involuntária, e o cérebro, que armazena aquele conceito e o relembra em diferentes momentos ao reagir novamente a uma determinada ação com a mesma comunicação visual.

Exemplo

Coca Cola – O seu irreverente vermelho, e suas formas em torno da representação do formato da garrafa, e da logo, são facilmente reconhecidas, a forte presença que a comunicação da marca criou durante o passar dos anos, se indexou na mente do consumidor, e hoje, mesmo sem a necessidade de anunciar que determinada ação é da empresa, o público já consegue identificar.

 COMO FIXAR SEU NEGÓCIO NA MENTE DO CONSUMIDOR?

AUDIÇÃO

Jingles, vinhetas, e spots, são tradicionalmente utilizados na publicidade, o meio auditivo tem grande poder, e consegue instalar a lembrança na mente de quem tem contato com o mesmo, de forma rápida, variando de acordo com as quantidades de vezes, conteúdo e meios divulgados. Ao utilizar essa tática para criar uma representação da sua marca, você empreendedor digital, pode criar algo simples, como uma introdução sonora de uns de seus vídeos, onde você apresenta seus produtos, e manter fixa tal abertura sonora, trazendo uma identidade auditiva para o seu consumidor, que irá reconhecer em qualquer lugar tal efeito sonoro.

Exemplo

Globo - O famoso “Plim Plim”, é inconfundível, e qualquer pessoa que já foi um telespectador assíduo do meio televiso, se recordará de tal efeito sonoro, sem a necessidade de apresentação de vídeo ou imagem da empresa.

 COMO FIXAR SEU NEGÓCIO NA MENTE DO CONSUMIDOR?

TATO

Este sentido, pode ser imensamente explorado, assim como os anteriores citados neste artigo, mas traz um peso maior para quem trabalha com e-commerce, visto que neste segmento, o momento mais esperado pelo consumidor, ao adquiri um produto online, é a entrega, e após o mesmo já ter tido o contato visual, a segunda ação a ser realizada, é a do tato, o cliente, inspeciona a mercadoria, e já está analisando no recebimento, o empacotamento, a embalagem e o acabamento do produto, e ao tatear tal mercadoria, o mesmo irá subitamente criar uma memória sobre como foi representado a marca online, na forma física.

Cautela, cuidado e personalização, são as chaves para alcançar a conexão com o cliente, no momento do contato físico com o seu produto, tal ação, se bem planejada, pode demostrar um diferencial entre seus concorrentes, por isso diversifique, se possível na embalagem, na aplicação da marca, texturas e relevos, são pequenos detalhes, que percebidos de forma consciente e inconsciente pelo consumidor, agregam valor e fixam a sua marca.

Exemplo

Bonafont – A empresa, atribuiu nos últimos anos, a forma apresentada em seu logo - curvas femininas – na representação física da embalagem de seu produto, e hoje ao ter contato com a garrafa plástica, o cliente reconhece a marca apenas com o tato.

 

COMO FIXAR SEU NEGÓCIO NA MENTE DO CONSUMIDOR?

PALADAR

Engana-se, quem pensa que este sentindo, só pode ser utilizado por empresas que trabalham no ramo alimentício, pois este vinculo pode ser criado, mesmo que sua marca ofereça um produto que não seja necessário provar e utilizar o paladar.

Em ações de Brand Sense,o objetivo é representar sua marca por meios que interagem com os sentidos básicos do ser humano, logo ser criativo é essencial para idealizar uma certa ação, e neste sentido a sua imaginação pode ser o meio ideal para realizar esta abordagem.

Exemplo

Brinquedos para Festa: Uma determinada marca trabalha com brinquedos para festas e eventos, e tem como ideologia e mensagem, “realizar sonhos”, a mesma pode brincar com o lúdico, e na entrega dos brinquedos enviar junto, um doce, sonho ou algodão doce, que remeta a esta parte fantasiosa, isso desperta a curiosidade do consumidor em conhecer mais sobre a marca, e instala um sentimento e cria uma interação diferente.

 COMO FIXAR SEU NEGÓCIO NA MENTE DO CONSUMIDOR?

OLFATO

As sensações que podem ser exploradas neste sentido, são inúmeras, pois o sensor olfativo é atiçado por aromas e odores constantemente, e sem perceber alguns são fixados na memória, pode ser relembrado futuramente, associando a um momento agradável ou não.

Identificar um cheiro que represente sua marca, é uma tática complexa, já que nem sempre um certo aroma irá agradar todos os seus consumidores, então é necessária precisão para criar este tipo de relação, e muita análise, porém se bem planejada pode pendurar na mente do consumidor durante muito tempo, e fixar uma forte conexão com seus produtos e empresa.

 

Exemplo:

Melissa – A marca inseriu em seus produtos, um aroma doce, que remetia ao cheiro de chiclete, visando atingir seu público alvo, que no início predominantemente infantil. O odor é rapidamente reconhecido por seus clientes, que ao longo dos anos ainda associam aos produtos da empresa.

Portanto utilizar o Brand sense como estratégia de fixar, sua marca na mente do consumidor, é extremamente viável, visto que os sentidos, são sensores que reagem a determinadas ações que provocam, de forma involuntária a mente, que armazena informações, sentimentos e momentos, criando laços que podem ser revividos futuramente, trazendo para sua empresa uma certa fidelização sem prazo de validade.

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para COMO FIXAR SEU NEGÓCIO NA MENTE DO CONSUMIDOR?

Enviando Comentário Fechar :/
QUANDO ABANDONAR CLT E VIVER DE E-COMMERCE?

QUANDO ABANDONAR CLT E VIVER DE E-COMMERCE?

Todo empreendedor, tem que enfrentar um dilema no começo da sua trajetória, que é de desistir da vida corporativa para enfrentar os desafios de administrar seu próprio negócio. Por isso, confira agora mesmo, quando é o momento certo para realizar essa transição!

COMO INVESTIR EM VOCÊ MESMO?

COMO INVESTIR EM VOCÊ MESMO?

Confira algumas dicas, que irão te ajudar a realizar procedimentos diários, de crescimento pessoal e profissional, para que seu corpo e mente fiquem preparados, para conquistar os objetivos que você tanto almeja. Um investimento intangível, que irá fazer toda a diferença na sua vida!

COMO TER SUCESSO AO EMPREENDER?

COMO TER SUCESSO AO EMPREENDER?

Ao investir em uma carreira volta ao empreendedorismo digital, o vendedor deve se atentar alguns pontos essenciais para não se perder no meio da trajetória e desviar dos objetivos traçados. Confira algumas dicas para conquistar e se tornar um grande empreendedor.