Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

COMO ESCAPAR DO BAIXO FATURAMENTO

COMO ESCAPAR DO BAIXO FATURAMENTO

Estar presente no cenário do comércio eletrônico é estar ciente que mudanças e constantes alterações podem ocorrer, a instabilidade é um fator que está fortemente presente neste setor, mas como evitar com que isto afete seu faturamento?

Por Rafael Belmiro dia em Marketplaces

COMO ESCAPAR DO BAIXO FATURAMENTO

 

E-COMMERCE

Analisando o cenário atual do E-commerce, percebemos um crescente no primeiro semestre deste ano (2019), o setor movimentou cerca de 35 bilhões, segundo ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), este número representa cerca de 16% de aumento em questão a comparação com o ano anterior.

Confira os segmentos que mais cresceram:

·         Eletrodomésticos

·         Eletrônicos

·         Informática

·         Celulares

·         Moda e Acessórios

·         Saúde e Beleza

Em uma rápida análise demográfica, é possível perceber que as regiões sudeste e sul são as responsáveis por reter cerca de 65% e 31% das vendas, dos seis primeiros meses desse ano, respectivamente. O mercado estar no positivo não significa necessariamente que o seu empreendimento irá faturar constantemente, por isso a Academia do E-commerce, traz o questionamento é possível reter renda durante todo o ano? Confira abaixo algumas digas de como manter seu empreendimento em uma estabilidade financeira.

 COMO ESCAPAR DO BAIXO FATURAMENTO

IDENTIFICAR

No Marketing, quando se pretende definir qual o produto que mais vende dentro do portfólio de uma empresa/marca, é utilizada a Matriz BCG, que possui algumas técnicas criadas por Bruce Henderson desenvolveu para a conceituada empresa de consultoria BCG – Bonston Consulting Group , que deu assim consequentemente o nome da matriz.

A Matriz BCG, é dividida em quatro quadrantes, onde dependendo das características que um produto possui, após uma análise sobre venda, mercado e posicionamento, é definido qual quadrante mais se encaixa com o mesmo.

 

Os quadrantes:

Estrelas – Produtos em crescente, com grande participação em um Mercado, alta concorrência (Novidades)

 

Pontos de interrogação: Produto com baixa participação, mas possuem possibilidade de crescimento pois o setor do mesmo está em crescimento. (Precisa de Investimento)

Vacas leiteiras: Produtos com participação constantemente, que são estáveis e vendem sempre, já foram estrelas e hoje já possuem uma parcela do mercado. (Carro Chefe)

Abacaxis ou cachorrinhos: Pouca ou quase nenhuma participação de Mercado, o fim do ciclo de vida de um produto. (Sem Vendas)

Dentre desses quadrantes, o que iremos aplicar sobre a nossa perspectiva de tática para manter o faturamento estável dentro do E-commerce é a Vaca Leiteira, pois ela se aplica ao produto que constantemente traz rentabilidade ao seu empreendimento, porém caso você não tenha um controle correto sobre seu estoque é capaz disto virar uma dor de cabeça, por isso se atente as próximas dicas da academia.

 

COMO ESCAPAR DO BAIXO FATURAMENTO

O PRODUTO CERTO

Ao identificar o produto “carro chefe” do seu empreendimento, você irá analisar se o mesmo irá suprir a demanda dos seus clientes, conferindo o estoque, variações se existir, qual a época do ano que acontecem baixas, e qual o preço máximo que o cliente está disposto a pagar. Abaixo entenda por que cada etapa é essencial.


Quantidade para suprir demanda.

Você costuma vender cerca de 100 unidades no mês de julho, após uma análise você percebeu que a uma métrica que indica que seu empreendimento está crescendo em torno de 20% em comparação ao ano anterior, logo é necessário se preparar e com acréscimo de margem de erro, pois a segurança de ter um produto que vende é que você pode ter a mais em estoque, e já estar preparado para a demanda, uma opção mais viável que tentar substituir por outro produto e não agradar ou reter o seu cliente.

 

Variações

Seu produto tem diversas variações, porém apenas uma é a que mais retém vendas, há duas soluções para este caso, e por isso analise qual a melhor encaixa a sua estratégia de venda. A primeira é retirar as demais variações, mantendo a opção que mais vende para o consumidor, ou trabalha encima das que não estão tendo atenção, agregando diferencia s e benefícios que a mais popular.

 

Época do Ano

Se determinado mês, semestre ou data comemorativa do ano é o principal momento de faturamento para o seu empreendimento, você precisa trabalhar a fidelização o máximo que puder neste período, para que este consumidor volte a comprar durante outras épocas do ano.

 

Preço Máximo

O ticket que você estima para o seu produto nem sempre é compatível com o potencial que o mesmo pode alcançar, analise se o seu consumidor estaria disposto a pagar pelo seu produto, explore e realize teste e veja se elevando o valor as vendas se manteriam e assim você poderá faturar mais e estabilizar suas vendas sem a necessidade de pausar ou estagnar até repor estoque, por isso essa última dica é a mais importante.

COMO ESCAPAR DO BAIXO FATURAMENTO

 

FATURAMENTO ESTÁVEL

Após realizar toda a analise, agora é o momento de projetar suas táticas estratégicas em seu negócio, com o objetivo de manter o faturamento estável durante o tempo que você estimar. Portanto é imprescindível entender todos os passos anteriores, pois percebemos que há diferentes vertentes e possibilidades, que são domináveis se você conhecer seu consumidor e produto, mas tudo gira em torno de você saber trabalhar o produto carro chefe do seu empreendimento.

 

Confira abaixo, vídeo onde o Gilmar fala sobre o assunto:

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para COMO ESCAPAR DO BAIXO FATURAMENTO

Enviando Comentário Fechar :/
PRINCIPAIS SITES PARA COMPRA, DA CHINA!

PRINCIPAIS SITES PARA COMPRA, DA CHINA!

Fortemente presente no mercado de comércio eletrônico, portais que comercializam mercadorias da china, tornaram-se cada vez mais a sensação dos usuários que realizam compras na internet. Confira os maiores canais de vendas, e por que os mesmos caíram no gosto do público!