Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU E-COMMERCE

COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU E-COMMERCE

Confira algumas dicas de como aumentar a proteção do seu negócio online, e não deixar com que seu empreendimento seja invadido por hackers.

Por Rafael Belmiro dia em Loja Virtual

A segurança, é um dos processos essenciais para quem trabalha com e-commerce, visto que o ambiente em que este tipo de empreendimento está inserido – internet - é vasto, avançado tecnologicamente arriscado e muitas das vezes desconhecido. Contendo diferentes ameaças, e infinitas maneiras de ataques cibernéticos, o mundo online, pode ser um tanto quanto perigoso para aqueles que não estão preparados, para manter inseridas no mesmo, suas atividades comerciais, por isso confira algumas dicas, da Academia do Ecommerce, para que o empreendedor, prepare-se melhor.

 COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU E-COMMERCE

POLÍTICAS DE SEGURANÇA

Realize uma pesquisa de mercado, aonde você priorize por encontrar plataformas que assegure e tenha integrados em seus sistemas, plug-in e ferramentas que protejam seu negócio. Opte por uma empresa que seja relativamente conhecida, e apresente certificados de segurança, como também protocolos de proteção:

Certificado Digital SSL

O certificado digital Secure Sockets Layer (ou somente SSL), é uma tecnologia que criptográfica, todos os dados oferecidos por clientes que se cadastraram em seu empreendimento, visando impedir que pessoas e sistemas possuam tais informações, que visam usufruir das mesmas para realizar ações má intencionadas.

Importância do SSL

Este tipo de tecnologia, é totalmente segura e necessária para quem mantém uma loja virtual, já que a mesma consegue manter a segurança de diferentes departamentos e garantir que todos os dados de seus usuários se mantenham protegidos, fazendo com que o empreendedor e cliente, fiquem assegurados contra hackers e etc.  

Confiança do Consumidor

Embora haja um crescente de consumidores aptos a comprar em empreendimentos virtuais, ainda existe uma certa resistência por grande parte dos usuários, que por conta de inúmeros casos de fraudes, ficam receosos em investir em produtos ofertados virtualmente, por isso adicionar certificados e sistemas que assegurem uma compra protegida e segura, traz uma certa confiança aos usuários.

Blindagem de Sites

Este termo, é utilizado para representar softwares de proteção, que tem como objetivo “blindar seu site”, para defender o mesmo 24h, de ameaças, detectando possíveis invasões ou sistemas que visam roubar informações, invadir seus dados e etc...

Há inúmeros programas, e cada um oferta um tipo de nível de proteção, dependendo do software o mesmo pode até proteger sua loja virtual, utilizando:

·         Scan de Malware para aplicação WEB;

·         Scan de Vulnerabilidade em Ips públicos;

·         Pen test automatizado;

·         Mini Pentest;

 

COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU E-COMMERCE

BACKUP DE DADOS

Os servidores, são a base para a sua loja, e é nele que é mantido todos os seus dados, por isso é extremamente viável criar um backup, e preservar estes, para quando ocorrer panes no sistema, o mesmo já tenha guardado todas as informações importantes em um ambiente seguro, para que possam ser recuperados futuramente, sem trazer grandes perdas para o seu empreendimento.

Essa ação pode ser feita por um sistema, que realize constantemente o salvamento dos dados em outro banco, ou por espelhamento de servidores, mas como funciona este tipo de técnica?

O espelhamento de servidores, é uma prática de preservação de dados, a partir da criação automáticas de réplicas entre servidores paralelos, assim que um deles for prejudicado de alguma forma, o outro entra em ação para diminuir os impactos, logo isso faz com que você tenha maior segurança.

 COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU E-COMMERCE

SEGURANÇA MOBILE

Com o alto crescimento de acessos por meio do celular, diferentes lojas virtuais estão suscetíveis a serem atacadas via o aparelho mobile, que muitas vezes está sujeito a se atualizar com maior frequência que o desktop, logo a cada novidade, ou ferramenta, seu empreendimento está sujeito a ser atacado.

A frequência que se deve conferir, se todos os processos da sua loja virtual são de fato seguro, e são os criados por você ou sua equipe, deve ser alta, pois muitas das vezes uma simples alteração de página ou redirecionamento de aba, são ações fatais para o empreendedor e o cliente, que muitas das vezes, acredita que tal plataforma é a verdadeira e segura para efetivar sua compra, e acaba sofrendo um golpe, fraude e etc.

 COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU E-COMMERCE

ATUALIZAÇÃO

Procure manter sua plataforma constantemente atualizada, contrate ou tenha uma equipe especializada, que sempre verifique se há a necessidade de implementar melhorias, ou adicionar novas ferramentas, e até mesmo trocar de sistema de proteção.

Sempre realize a manutenção do seu site, se puder semanalmente ou mensalmente, mas o importante é que o empreendedor sempre tenha em seu planejamento, a conferência e teste de todas as partes da sua plataforma, até mesmo sobre como está a usabilidade, e a velocidade de abas e páginas.

 COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU E-COMMERCE

SENHAS SEGURAS

É comum, que usuários utilizem a mesma senha para diferentes sites e contas, isto é um facilitador para que hackers invadam não só os dados do mesmo, como também o cadastro feito no seu site, mesmo que pareça simples, essa ação pode proporcionar grande problemas para o empreendedor, que pode levar a culpa por deter um sistema fraco ou algo do tipo.

Incentive o seu cliente a criar senhas fortes e proteger seu cadastro, busque apresentar os prejuízos, que uma senha fraca pode trazer ao mesmo, logo exija:

·         Pelo menos uma letra maiúscula;

·         Letras minúsculas;

·         Números não sequenciais;

·         Caracteres especiais.

Os passos citados acima, podem parecer algo irrelevante, porém dificultam o acesso de pessoas e sistemas má intencionados.

 COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU E-COMMERCE

SISTEMA ANTI FRAUDE

É comum que apareça clientes de má fé, utilizando dados falsos e cartões clonados, com o intuito de comprar produtos na sua loja, logo é necessário manter integrado a sua plataforma, um sistema antifraude, que esteja sempre verificando se todas as informações são verídicas.

Opte por plataformas que realizem buscas inteligentes, verificando se determinados cartões e documentos de identificação, são reais, há muitas ferramentas que integradas ao seu e-commerce, podem fazer essa função de forma simples e rápida, evitando prejuízos para você, e para outros usuários que acabando sofrendo com a utilização indevida de seus dados.

 COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU E-COMMERCE

CONTATO AUTOMIZADO

 O cliente pode ser avisado pela sua Loja, após o mesmo realizar uma compra, isto funciona meio como uma verificação de que a compra foi de fato realizada por aquele usuário, mas como notificar o mesmo?

Envie um SMS ou E-mail, é comum que em transações fraudulentas, até essas informações estejam incorretas, mas é importante ressaltar que até mesmo Cyberhackers, acabam cometendo erros em torno de tais ações, logo envie mesmo assim uma confirmação de compra.

 COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU E-COMMERCE

SISTEMA DE PAGAMENTO

Uma das etapas mais cruciais dentro de um comércio eletrônico, o processo final de pagamento, é muito importante para ambos os lados, tanto para o empreendedor, quanto para o cliente, pois é nele que é de fato efetivada a troca proposta por um e-commerce, logo é extremamente importante assegurar que ao finalizar sua compra, o usuário e seus dados estejam seguros.

Contrate sistemas de pagamento conhecidos e confiáveis, tanto para o público, quanto para empreendedores, ou consulte um especialista em T.I, que analise a ferramenta que foi escolhida para você, e certifique-se de que a mesma é totalmente capaz de realizar os processos de pagamento.

Portanto, é importante que o seu negócio esteja preparado para não só vender, mas como também se proteger de ataques cibernéticos, pois essa é uma adversidade que pode impedir os avanços do seu empreendimento, e até mesmo fazer com que ele encerre as atividades, dependendo do tamanho do prejuízo.

 

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU E-COMMERCE

Enviando Comentário Fechar :/
VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

VENDER MAIS COM GOOGLE SHOPPING!

Entenda como funciona a função de exibição de anúncios, do maior mecanismo de busca do mundo! E como fazer com os seus produtos apareçam nessa sessão.