Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

CAMPANHAS SEGMENTAS NO FACEBOOK ADS - PÚBLICOS PERSONALIZADOS

CAMPANHAS SEGMENTAS NO FACEBOOK ADS - PÚBLICOS PERSONALIZADOS

Muitas campanhas na plataforma de publicidade digital, Facebook ads, acabam não obtendo o sucesso esperado por não deter o planejamento correto e dados específicos para atingir de forma segmentada o público alvo de um determinado negócio digital!

Por Rafael Belmiro dia em Loja Virtual

A chave para obter maior conversão em suas campanhas, é a estratégia de segmentar bem todas as ações de publicidade e direcionamento de tráfego online, seja em qualquer plataforma de marketing ou ads, o importante é preparar os algoritmos para fazer o trabalho de forma inteligente e rápida, fazendo assim com que um determinado objetivo almejado, seja alcançado. 


Um dos motivos que nos levam a crer, que refinar o público no Facebook ads é uma tática totalmente necessária e indispensável para um e-commerce/empreendimento digital, que visa realizar o SEO de forma inteligente e bem sucedida,  é pelo fator econômico que a ação traz,  visto que muitas das vezes uma campanha pode rodar e não trazer nenhum cliente, ou a conversão ter uma taxa bem abaixo do esperado, tudo por não obter as informações e preparo no começo da formação da mesma. 

CAMPANHAS SEGMENTAS NO FACEBOOK ADS - PÚBLICOS PERSONALIZADOS

O OBJETIVO DE FORMAR PÚBLICO NO FACEBOOK ADS 


Em um cenário em que todo e qualquer diferencial é uma larga vantagem diante os seus concorrentes, o mínimo para quem trabalha com tráfego e SEO é estar com um planejamento preparado e alinhado para atingir de forma eficiente o seu público alvo, e investir em Facebook Ads é quase que um quesito obrigatório, visto que o engajamento orgânico ficou extremamente disputado e a rede social delimitou o mesmo, por motivos da enorme atividade de páginas de empresas oferecendo seus produtos e serviços, logo qualquer empreendimento que vise aproximar-se de seus consumidores, entender e alcançar usuários em potenciais, além de outras táticas que são possíveis ao utilizar a plataforma para impulsionar o negócio, deve preparar o bolso. 


Em decorrência ao aumento de empresas que tomaram conhecimento dos benefícios que investir em publicidade traz, explorar diferentes formas de anúncios, engajamento e conteúdo, se tornou algo totalmente comum entre os grandes, médios e pequenos empreendimentos, mas nem sempre o retorno é positivo visto que estar presente na plataforma, não significa que o sucesso é certeiro, é preciso muito entendimento e domínio de todos os recursos que a ferramenta detém. 


Surge então a customização dessas campanhas, o intuito é fazer com que os algoritmos entendam qual o objetivo de um determinado anúncio, abordagem e publicidade, um diferencial importantíssimo para quem pretende economizar e se destacar ao realizar ações no Facebook Ads. A própria plataforma disponibiliza diferentes opções no momento de criar seus anúncios, e uma das opções é a de personalizar seu público.  

CAMPANHAS SEGMENTAS NO FACEBOOK ADS - PÚBLICOS PERSONALIZADOS

PÚBLICO PERSONALIZADO FACEBOOK ADS


A opção de personalizar seu público em campanhas feitas no Facebook Ads, abre diferentes possibilidades, além de facilitar em muito no momento de segmentar uma ação e delimitar o alcance, gasto e quem irá receber a mensagem publicitária, além de ser possível alinhar de acordo com uma determinada causa, por exemplo abandono de carrinho, muito tempo sem comprar e etc. 


É possível exportar para auxiliar nesta ação, lista de e-mails,ids ou telefones, e até mesmo com o suporte do pixel do Facebook, que dependendo do empreendimento já detém um bom conhecimento para direcionar de forma inteligente e eficiente a sua campanha, pois o mesmo detém o que chamamos de aprendizado, informações adquiridas com o tempo que “ensinaram” os algoritmos a serem mais precisos. 

CAMPANHAS SEGMENTAS NO FACEBOOK ADS - PÚBLICOS PERSONALIZADOS

TIPOS DE PÚBLICOS
Ao entrar na plataforma, é permitido administrar seus anúncios ao clicar na aba públicos no gerenciador de anúncios, e após isto a ferramenta irá apresentar 4 tipos de segmentação, confira quais abaixo: 


1- Público personalizado  
No primeiro tipo de segmentação, como o próprio nome já nos traz uma prévia, é voltado para uma ação que visa atingir um público de forma personalizada, logo vai desenvolver-se de acordo com o que administrador da campanha colocar como requisito, seja para clientes, ou usuários que visitaram o site, aplicativo ou estão inscritos em algum lead, seguidores ou pessoas que interagiram com a pagina nas redes sociais da marca/empreendimento. 
 
2- Público Semelhante 
Nesta opção, conhecida também como lookalike, tem como intuito fazer com que a campanha chegue a novos usuários, e estes mesmo tem que deter características parecidas aos públicos que são target (alvo) da empresa, como por exemplo os semelhantes ao tipo anterior (personalizados).

 
3- Público Salvo 
Quando o empreendedor opta por utilizar este tipo de público para a sua campanha, o mesmo está decidindo utilizar um dos públicos já criado anteriormente, e assim reutiliza-lo para uma nova ação,  e até mesmo agregar novas dados relevantes a esta opção, como informações demográficas, perfil, comportamento e etc. 
A própria plataforma irá apresentar opções de públicos já criados nesta seção de salvo, e assim o administrar irá ter como opção refinar mais ainda este tipo de segmentação, incluindo ou excluindo usuários que se encaixem ou não ao objetivo traçado pela campanha. 


4- Público de anúncio especial 
Essa opção não é tão viável para um e-commerce, visto que é voltada para campanhas com o objetivo de anúncios de emprego, crédito ou moradia, logo essa segmentação detém um mecanismo único para pode alcançar as pessoas corretas, de acordo com a necessidade da campanha. 

CAMPANHAS SEGMENTAS NO FACEBOOK ADS - PÚBLICOS PERSONALIZADOS

CRIANDO PÚBLICOS NO FACEBOOK ADS


Algumas opções de anúncios e público só ficam disponível para uma conta após uma determinada quantidade de vendas, alcance ou aprendizado dentro da plataforma, logo é necessário trabalhar com o mecanismo realizando campanhas de validação e testes, e fazer com o pixel da sua loja detenha informações suficientes, antes de partir para a criação de públicos personalizados pois se torna inviável já que não irá deter dados suficientes para poder realizar campanhas utilizando os variados tipos citados acima. 


Felipe Fontan especialista em tráfego e performance para e-commerce, explica de forma detalhada como criar um público no Facebook Ads na vídeo aula abaixo, confira: 

Melhor Envio! A solução mais barata para enviar suas vendas!

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para CAMPANHAS SEGMENTAS NO FACEBOOK ADS - PÚBLICOS PERSONALIZADOS

Enviando Comentário Fechar :/