A IMPORTÂNCIA DO SKU!

Quanto mais um negócio agrega agilidade e otimiza seus processos logísticos, mais lucro ele ganha. Tanto referente ao gerenciamento de mercadorias, quanto em prazo e entrega, os SKU trazem inúmeros benefícios para o seu e-commerce, confira!
Por Rafael Belmiro dia em Loja Virtual
O QUE É SKU
SKU, a sigla é para denominar as seguintes palavras Stock Keeping Units, que em tradução livre para o português, significa Unidade de Manutenção de Estoque, tal termo foi criado para designar uma tática logística, que tem como objetivo auxiliar o empreendedor a ter o controle total do seu estoque, normalmente por meio de códigos únicos alfanuméricos, para definir variações e tipos de produtos.
Resumidamente o SKU é o RG do produto, e sua função é facilitar o gerenciamento do estoque, diante das variações e tipos da mercadoria de um determinado negócio.
SKU NO COMÉRCIO ELETRÔNICO
No e-commerce, você pode estar automatizando sua operação, por meio da utilização de sistemas que irão por meio de inteligência artificial, informar se você tem uma determinada quantidade de um certo produto, as variações, modelos e tipos disponíveis no seu estoque. Algumas plataformas de Marketplace, já utilizam essa metodologia, como por exemplo o Mercado Livre, que começou a utilizar os SKU dos produtos anunciados.
Este tipo de estratégia, pode ser utilizada em diferentes modelos de negócio, inseridos no comércio eletrônico, seja ele, Marketplace ou Loja Virtual. O SKU, carrega as seguintes informações sobre o produto:
· Informações do Fabricante
· Descrição do Produto
· Condições da Garantia
· Identificação de Cor/Tamanho
· Especificações de embalagem
Como podemos perceber, o SKU realiza o gerenciamento, simplificado de diferentes especificações e variações de um produto, agilizando o controle de estoque, expedição e entregas, consequentemente agiliza os processos logísticos, benefício para o empreendedor que ganha e otimiza seu tempo/produtividade, porém tais informações na maioria das vezes, não são visíveis para os clientes.
Exemplo de SKU
NKE – TEN – 42 – PT
Marca: Nike
Produto: Tênis
Tamanho: 42
Cor: Preto
É possível perceber que criar o SKU, é relativamente fácil, porém no momento de criar um, devemos avaliar se o mesmo, é de fato efetivo, mas como?
Aconselhamos seguir as 5 dicas abaixo:
Agilidade, Leitura e Lógica
A sigla, deve conter uma leitura ágil, para que a pessoa ou sistema que for localiza-lo, realize o processo com a maior rapidez possível, logo o termo deve conter uma certa lógica, para que a identificação seja direta, exemplo:
Identificar todos os produtos de uma determinada marca, com a inicial da mesma, X para todos os produtos XIOMI, isto irá fazer com que a categoria seja encontrada no estoque facilmente.
Informações Relevantes
O segredo do SKU, é deter o mínimo de caracteres possíveis, por isso é necessário filtrar quais informações serão atribuídas ao código, pois o excesso pode levar a confusão no momento de localiza-lo, dificultando o processo e fugindo da ideia da tática logística.
Inteligência Artificial + SKU
Pensando em agregar mais tempo e otimização a este processo, busque por um sistema que integre seus SKU´s, suas vendas, e seu negócio online, para que quando um determinado produto tenha saída, seja feita de forma automática a baixa no estoque, ou até mesmo quando estiver em falta seja informado e apareça diretamente em seus anúncios, e seja informado para você quando há necessidade de pausa-los.
SKU único
É necessário sempre conferir se duas ou mais variações de um determinado produto, há o mesmo código, pois caso isso ocorra, é necessário refaze-los, já que é uma forma errada de realizar tal tática.
SKU´s Obsoletos
Sempre realize constantemente uma limpeza, no banco de códigos, pois o acumulo de SKU´s inválidos podem acabar atrapalhando na otimização do processo logístico, por isso sempre que uma determinada mercadoria, ou uma variação de um produto acaba saindo do seu portfolio, exclua o mesmo do seu catálogo.
SKU – Valor/Ticket Médio
O SKU, além das características apresentadas, pode também agregar informações sobre o valor e a demanda de um determinado produto, para que seja feita assim um gerenciamento melhor dentro do seu estoque, e com isto priorizar e facilitar o acesso, a mercadorias com grande saída, ou com um ticket médio alto.
O SKU e Código de Barras
Ambos possuem a mesma função, que é agilizar os processos de controle e gerenciamento de estoque, porém são diferentes, já que o olhar humano pode está identificando um produto, por meio da leitura do seu SKU, já não é possível caso tente realizar essa mesma ação com um código de barras, além do que caso seus produtos sejam de um determinado fornecedor, o mesmo pode estar alterando o código de barras, e assim você perderá o controle daquela mercadoria em seu estoque, enquanto o SKU é de criação e administração exclusivamente da sua empresa.
A importância do SKU
A estratégia logística, Stock Keeping Units, é viável e traz inúmeras vantagens para o empreendedor que detém um negócio online, visto que os benefícios que apresentamos, traz agilidade, e otimização de processos, e assim o vendedor ganha em tempo e gerenciamento do seu estoque, ganhos necessários para quem trabalha no meio digital, onde a rapidez e administração de todos os processos, se fazem requisitos básicos, para manter e deter um empreendimento de sucesso, neste segmento.
Portanto, SKU, é uma função que pode auxiliar seu negócio de diferentes maneiras, além de adaptar processos para uma realização mais prática e ágil, e adquirir maior otimização em processos logísticos.
/home3/academi3/public_html/themes/academiadoecommerce/artigo.php
Academia do Ecommerce Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para A IMPORTÂNCIA DO SKU!