Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

7 PASSOS PARA FAZER COM QUE SUA LOJA VIRTUAL TENHA SUCESSO!

Empreendedores que visam ter loja virtual devem ficar atentos em táticas e estratégias para comandar este tipo de negócio, pois é possível analisar que grande parte das lojas virtuais acabam entrando no limbo virtual por gerar poucas vendas e ter pouca procura por parte dos consumidores.

Por Rafael Belmiro dia em Loja Virtual

7 PASSOS PARA FAZER COM QUE SUA LOJA VIRTUAL TENHA SUCESSO!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Por esse motivo que listamos 7 passos essências para você vendedor ficar atento caso pretenda fundar e administrar uma loja virtual.

Passo 1 – Produto (Nicho de Mercado, demanda, viabilidade)

Nicho de Mercado:

O primeiro passo é identificar em qual bloco seu produto se enquadra:

 

·         Recorrente (grande probabilidade de o consumidor retornar a comprar mais de uma vez na mesma loja)

·         Marca Popular (produzido, ofertado e vendido por grandes empresas, alto grau de concorrência)

·         Cauda Longa (Uma vasta gama de produtos que mantém altas vendas e oferecem crescimento estável)

·         Sazonal (Produtos de época/ moda que estão em alta por um certo período, mas são instáveis)

·        Público especifico (Direcionado para um segmento, já atende diretamente o desejo de um público consumidor em particular)

 

No momento de escolher qual produto vender em sua loja virtual, é aconselhável que você opte por investir em um nicho especifico, onde o público consumidor esteja bem segmentado e propicio a adquirir seus produtos, e, que neste nicho você explore camadas até chegar a identificar um micro nicho em potencial, e é neste mercado que você deve direcionar esforços para se tornar referência, para poder conseguir fidelizar esse cliente fazendo com que ele retorne futuramente ao seu comércio.

Portanto produtos de cauda longa e com um público específico são os melhores para você que visa iniciar suas atividades neste setor. Essa estratégia é de extrema importância pois lojas virtuais não possuem grande tráfego, o que difere por exemplo de marketplaces que já tendem a ter por natureza um grande fluxo.

               

Demanda:

É necessário que você verifique se seu produto terá vendas, analisando se o mesmo tem demanda e gerará lucro para o seu empreendimento, isto é  possível, por meio de testes de validação de produtos (Confira mais sobre em:  https://www.youtube.com/watch?v=Sx2n0AfbecA) ,onde  você consegue testar o nível de procura de um determinado produto, comparando com concorrentes, tamanho de mercado, valor do produto, diferenciais entre outros fatores.

Mas como realizar essa análise?

Atualmente diversas plataformas digitais inteligentes, oferecem serviços que efetivam todas essas tarefas de analise, com extrema facilidade e rapidez, na Academia do E-commerce, utilizamos o TOTAL CONNECT, nele é possível verificar a demanda e vendas de concorrentes que utilizam plataformas de marketplaces, mas como isto influência na Loja virtual?

Acesse o link da plataforma TOTAL CONNECT: https://totalconnect.com.br/ 

Dica: “Se um determinado produto tem alta demanda em marketplaces, consequentemente a uma grande probabilidade de vender na sua loja virtual” – Gilmar Theobald.

Por isso verifique manualmente ou sistematicamente o mercado e a demanda, se necessário vá até a página número “50” de marketplaces, pesquises diferentes lojas que ofertam o mesmo produto, e analise se o mesmo irá ter compradores.

 Viabilidade:

Neste ponto estamos referindo-se a margem de lucro que o produto possa oferecer e qual seu ticket médio. É aconselhável que você trabalhe com produtos de ticket médio alto, (acima de R$ 200,00) pois lojas virtuais necessitam de alto investimento em tráfego pago, ads, anúncio, otimização e manutenção do site entre outros fatores, estratégias que tem como objetivo gerar fluxo e consequentemente vendas no site.

 

Passo 2 – Plataforma (Check Out, Aparência e Velocidade)

A Plataforma, é a essência da sua loja virtual, o sistema que você utilizará para apresentar sua marca e vender seus produtos, podendo ser desenvolvido por você com auxílios ou contratação de profissionais da área, ou por meio da contratação de plataformas alugadas. Para empreendedores que estão começando a explorar este segmento é aconselhável que comecem por plataformas alugadas, que se tornam mais viáveis pelo custo ser menor, entregarem um ótimo padrão de qualidade, e demandar menos tempo de manutenção e criação, sendo assim mais lucrativo para você vendedor que pretendia desenvolver ou contratar desenvolvedores para criar sua loja do zero.

Confira algumas das plataformas que a Academia do E-commerce indica e confia:

Plataforma de E-commerce Simplo 7  

30 dias grátis pelo link + 7 dias da plataforma. Cupom 30 dias: academiadoecommerce use na hora de contratar após os 7 dias grátis.

Acesse o link: http://www.simplo7.com.br/contratar?aff=GT5c7d54cb0d215

Plataforma de E-commerce Xtech

30 dias grátis pelo link + 15 dias da plataforma. Cupom 30 dias: academiadoecommerce use na hora de contratar após os 15 dias grátis.

Acesse o Link: https://www.xtechcommerce.com/

Plataforma de E-commerce TRAY

Cupom 30 dias: academiadoecommerce . Acesse o Link: https://www.tray.com.br/planos-precos/?utm_source=academiadoecommerce&utm_medium=parcerias&utm_campaign=indicacao_parceiro&utm_term=home&cl=5

 

                Caso você não utilize as plataformas alugadas, é necessário avaliar alguns pontos cruciais para se criar uma, e assim ter uma loja virtual completa, sendo eles: check out, aparência e velocidade.

Check Out

O Check Out deve ser transparente, rápido e ágil visando o conforto do usuário que está realizando a pesquisa sobre seus produtos, levando ele a navegar tranquilamente sobre sua plataforma, sem deixar com que empecilhos atrapalhem o cliente a realizar a compra, como por exemplo: não efetue a compra por problemas no carrinho, ou tenha dificuldades com cadastro, informações, validação de dados e etc.

 

Aparência

A plataforma tem que oferecer uma diversidade de templates,layouts prezando a qualidade visual (design), sendo convidativa e agradável para o seu cliente, deter uma interface que se adapte a diversos formatos (PC, celular, tablete e etc) pois atualmente o consumo e fluxo é realizado em variados meios e sua loja virtual deve manter o mesmo nível de interação e qualidade em todos eles.

Velocidade

Com inúmeros avanços tecnológicos é imprescindível que seu comércio eletrônico ofereça um desenvolvimento veloz e de qualidade, trazendo para o usuário interação, rapidez, conforto e acessibilidade. A plataforma deve “conversar” com o seu público, guiando o mesmo até a realização da compra, de forma clara e rápida e o “convidando” a retornar futuramente a aquele site.

 

Passo 3 - Atendimento (Chat, Telefone Fixo e WhatsApp)

 A comunicação com o seu consumidor deve ser a chave do seu negócio, o diferencial que irá fazer com ele prefira o seu produto do que o do concorrente, a estratégia de fidelização entre os diferentes processos, no começo quando você tem que se atentar a entender o que ele procura, acompanhar e tirar dúvidas, e no final ao receber o feedback e manter o mesmo atualizado sobre novidades e convida-lo para possíveis compras no futuro.

Oferecer diferentes meios é oferecer segurança e conforto para o consumidor que não se sentirá limitado a apenas te encontra por meio de um canal, logo deixe sempre ativo o Chat da plataforma, telefone fixo e WhatApp.

 

Passo 4 – Anúncio (Foto, Descrição e Vídeo)

A apresentação dos seus produtos deve ser a resposta que o seu consumidor esperava ao explorar sua loja virtual, a descrição deve apresentar todos os diferenciais e atributos do produto, a foto deve transmitir qualidade, e conter detalhes do produto e especificações (tamanho,cor,formato e etc). Se possível realizar vídeos mostrando diferentes facetas do produto, mostrando detalhes e acabamentos tirando possíveis questionamentos sobre os seus produtos e quebrando objeções levando o consumidor a realizar a compra.

                                                                                             

Passo 5 – Oferta (Preço, Prazo e Frete)

Para estar no mesmo nível da concorrência ou até mesmo ser a primeira opção do consumidor, seu produto deve integrar um conjunto de valores que no final ofereça ao cliente um custo benefício superior ou compatível com o mercado.

Analise se é possível diminuir o preço na compra de grande quantidade com seus fornecedores, terceirizando seu estoque, ou meio de produção. Verifique se é possível diminuir o prazo com serviços de transportadoras que ofereçam um serviço logístico rápido.

Acesse Melhor Envio: https://www.melhorenvio.com.br/

O cliente que realiza sua compra por meio de lojas virtuais tende a ter um perfil mais inclinado a consumir serviços que ofereçam rapidez, pois muita das vezes estar naquele âmbito de comércio eletrônico já foi consequência de uma necessidade em função de economizar tempo e realizar compras sem a necessidade de se deslocar até uma loja física, por isso que o prazo é um dos fatores decisivos para o mesmo.

O prazo pode ser o que faltava para impulsionar o cliente a efetivar a compra, ou a barreira que o limita e o direciona para o concorrente, que ainda que possua um produto inferior ao seu, acaba ganhando aquele cliente por oferecer um prazo menor.

Portanto é de extrema importância oferecer o menor prazo, preço compatível ou melhor que o ofertado por concorrentes e diminuir o custo do frete para que seu produto ainda seja viável para aquele consumidor.

Passo 6 – Tráfego (Orgânico e Pago)

Gerar tráfego é a etapa mais importante deste passo a passo, pois é neste momento que sua loja ganhará espaço no mercado e no bolso do consumidor, mas qual tipo de tráfego é o mais viável para loja virtual, entenda abaixo como funciona ambos e qual utilizar para propagar seu empreendimento virtualmente.

Tráfego Orgânico

A princípio aparenta ser o mais viável, pelo fato do mesmo não ter a necessidade de investir dinheiro, e sim ser realizado de forma orgânica você direciona o mesmo para seu empreendimento, por meio de sites de busca, sua loja aparecerá entre os resultados de pesquisa. As palavras chaves são essências para conseguir realizar essa jogada de marketing, pois elas são de forma resumida a essência da sua marca e o que seu negócio oferece.

Conheça a ferramenta do google (Google Keyword) que auxilia você a identificar palavras chaves: https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/ 

Trabalhar técnicas de SEO é necessário nesta etapa, para que seu empreendimento apareça nas primeiras páginas de sites de busca sempre.

Tráfego Pago

Neste como o próprio nome já revela, é necessário direcionar um certo investimento para divulgar seus anúncios em plataformas e gerar tráfego, ainda é utilizado palavras chaves para que seu negócio seja atrelado ao segmento que você deseja, nisto é cobrado toda vez que clientes clicam em seus anúncios, mas requer manutenção, nisto o gasto é alto no começo pois o retorno é baixo, mas com o tempo ele surte efeito, mas é necessária manutenção de anúncios e atenção a formatos e chamadas.

 

Portanto ambos os tráfegos são necessários, porém é aconselhável a trabalhar o orgânico no começo do seu negócio mesmo sendo mais trabalhoso pois o custo do pago é alto, para impulsionar a todo momento, trabalhe com remarketing e conquiste o seu cliente com cupons na segunda abordagem de seus anúncios, esta tática funciona, pois, o mesmo achará mais viável realizar a compra na sua loja virtual após oferecer um benefício melhor na segunda vez.

 

Passo 7 – Credibilidade (Qualificações e Comentários)

O último, mas não menos importante dos passos essenciais para fazer sua loja virtual funcionar, é o mais tradicional marketing que existe, “o Boca a Boca”, é comprovado que o consumidor procura por opiniões de clientes que já realizaram compras naquele empreendimento, por meio dos comentários e avaliações, para decidir se deve efetuar a sua aquisição.

Portanto possibilite seus clientes divulgar suas opiniões sobre seus produtos em sua plataforma mesmo, caso aja negativas resolva e tente ao máximo manter bons comentários e avaliações para que futuros compradores se espelhem naqueles clientes que estão satisfeitos com sua loja virtual.

Aproveite e confira mais sobre este conteúdo:

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para 7 PASSOS PARA FAZER COM QUE SUA LOJA VIRTUAL TENHA SUCESSO!

Enviando Comentário Fechar :/
6 Passos Essenciais de Facebook Ads para E-commerce

6 Passos Essenciais de Facebook Ads para E-commerce

Entenda com Felipe Fontan (Especialista em Tráfego e Performance para Loja Virtual), como utilizar a maior plataforma de relacionamento virtual para conseguir gerar tráfego, visitas e consequentemente mais vendas para o seu e-commerce?