Academia do Ecommerce - Tudo o que você precisa saber sobre E-commerce

6 estatísticas que provam que e-mail marketing ainda funciona

Separamos 6 estatísticas que provam que o email marketing funciona e continua sendo uma das melhores estratégias para o seu negócio.

Por Walney Fernandes dia em Loja Virtual

6 estatísticas que provam que e-mail marketing ainda funciona
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Você já deve ter lido em nosso site que realmente acreditamos no poder do e-mail marketing como ferramenta de sucesso para negócios digitais. Para provar nosso ponto, separamos 6 estatísticas que provam que o email marketing funciona, e continua sendo uma das melhores estratégias para atrair tráfego de qualidade para o seu negócio.

Confira nossos dados e se sua estratégia está dando tanta atenção aos e-mails quanto eles merecem:

 

1. Email marketing oferece um retorno sobre investimento inacreditável.

De acordo com a “Direct Marketing Association”, as estratégias de email geraram, em 2016, um retorno sobre o investimento estimado em 4300%. Isso quer dizer que cada real investido em email marketing conseguiu retornar até R$ 44,00, segundo a pesquisa do ExactTarget.

  • Segundo 68% dos marqueteiros que utilizam o e-mail, eles consideram de suma importância para os negócios.

  • Para 47% dos profissionais a utilização do e-mail alinhado com estratégias de vendas e ferramentas adequadas aumentam as vendas.

  • Já 98% dos profissionais que utilizam o email marketing como estratégia de relacionamento e vendas planejavam aumentar o investimento em email marketing em 2017.

 

2. Emails nutrem leads para o funil com pouco esforço.

Um lead que recebe atenção e é gentilmente guiado através do funil de vendas costuma gerar 20% mais vendas do que um lead que simplesmente recebe promoções.

Relacionamentos por email não apenas são baratos e efetivos comparados a outras estratégias de manutenção de leads, mas pode gerar 50% mais vendas do que estratégias de relacionamento em outras mídias. Isto quer dizer que é a melhor forma de lidar com os usuários, através da melhor mídia para fazê-lo.

A boa estratégia de relacionamento segue uma fórmula clássica do marketing e de funil de vendas:

- Em primeiro lugar, gere atenção (faça com que conheçam sua marca e seus produtos);

- Segundo, estimule o desejo por adquirir o que você vende (mostre os motivos para comprar e onde fazê-lo);

- Terceiro, transforme o leitor em uma conversão (faça com que aquele interesse e efetive em uma venda);

- Quatro, crie retenção de clientes (venda novos produtos que você oferece);

Deixo uma dica, para não cansar os seus contatos com diversos emails, após ele efetuar uma compra, passe ele para outra lista, por exemplo uma lista de compradores e deixe ele por alguns dias sem receber seus emails.

Após esse período pode iniciar uma sequência de emails com conteúdos avançados e dúvidas frequentes sobre o produto que ele adquiriu, assim você estará efetuando um contato pós vendas muito forte e engajando estes contatos para uma nova aquisição.

 

3. Email marketing é fácil de ser utilizado por qualquer tipo de empreendimento online.

A maioria das tecnologias oferecidas por provedores de email quase nem precisam ser configuradas ou programadas,  a interface dessas ferramentas são amigáveis e fáceis de utilizar.

Existem diversas plataformas que podem lhe auxiliar nessa estratégia, algumas oferecem envios grátis até um limite determinado pela ferramenta, outras disponibilizam um período gratuito para testes e planos pagos conforme o tamanho das suas listas de leads.

Confira algumas ferramentas que oferecem planos gratuitos para você começar e planos pagos para escalar seu negócio.

  • MailChimp - Para quem está iniciando e quer dar o primeiros passos em campanhas de email marketing e broadcasts.

  • E-Goi - É uma ferramenta que oferece plano inicial gratuito e planos com envio ilimitados, mensais e mensagens pré-pagas.

  • Aweber - Uma plataforma simples de utilizar com resultados profissionais. Permite criar campanhas, auto-responders, métricas e formulários além de templates.

  • ActiveCampaign - Esta para mim é uma das melhores ferramentas de email marketing no mercado, com plano inicial à partir de U$ 9,00 (nove dólares) por mês, você pode criar além dos envios de auto-responder, emails de broadcasts, o que diferencia a ferramenta é a automação de email, onde você cria estratégias e configura a ferramenta para trabalhar com seus contatos através da estratégia definida.

Ao contato corresponder alguma ação que você determinou a ferramenta acrescenta alguma marcação no lead como o uso de um post-it, marcando com uma tag esse contato e após ele executar uma ação de compra, pode alterá-lo de lista.

A ferramenta oferece integração com plataformas de pagamentos o qual através de configurações pré-programadas o contato será direcionado para cada ação tomada.

6 estatísticas que provam que e-mail marketing ainda funciona

4. Emails convertem três vezes mais do que mídias sociais.

Email marketing funciona 40 vezes mais para atrair clientes do que o Facebook e o Twitter, e, comparado a mídias sociais, atrai conversão 17% mais alta. O segredo é fazer com que cada email conte, afinal e-mails, além de converter melhor, geram uma média de gasto 17% maior por compra.

 

5. Pessoas gostam de receber emails.

Já fica o esclarecimento: este dado só vale quando as pessoas optaram por receber os e-mails. Mas, destes, 95% das pessoas que se inscrevem para receber uma newsletter, consideram o conteúdo que recebem útil. 

Não apenas um email promocional, mas uma das estratégias que funcionam muito bem é o envio de conteúdos como uma série de aulas, ebooks, resumos de artigos da semana. Pois o lead se cadastrou para receber mais informações sobre o produto/serviço e através deste contato, dessas dúvidas sanadas ele efetua a compra.

 

6. Estima-se que 91% dos consumidores checam seus e-mails ao menos uma vez por dia em seus smartphones.

Além de ligações e mensagens instantâneas, checar emails é uma das utilizações mais populares dos smartphones.

Definitivamente, o e-mail marketing ainda funciona. É um canal gratuito e barato quando comparado a outras ações de marketing tradicional.

O próximo passo é aprender boas práticas e enviar suas mensagens com qualidade e que deem retorno.

Gostou? Então compartilhe com seus amigo! Se este post foi útil, deixe um comentário e nos conte o que achou dessas informações.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para 6 estatísticas que provam que e-mail marketing ainda funciona

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Rosa Martins

Rosa Martins

VERDADE, E O TITULO TBM FUNCIONA, COMPROVADO, ESTUDO MKT DIGITAL E APLICO EM MEUS CLIENTES!!
★★★★★DIA 19.09.17 10h51RESPONDER
Julio Cesar Urnau de Almeida
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/