Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

5 PASSOS BÁSICOS PARA COMEÇAR NO E-COMMERCE!

5 PASSOS BÁSICOS PARA COMEÇAR NO E-COMMERCE!

Confira dicas que irão te guiar no momento de iniciar em um segmento, que mesmo vantajoso, é acirrado e competitivo.

Por Rafael Belmiro dia em Empreendedorismo

 

5 PASSOS BÁSICOS PARA COMEÇAR NO E-COMMERCE!

E-commerce no Brasil - Previsões 2020

A perspectiva para o setor do comércio eletrônico, para o fim/começo dessa década, é animadora, tanto em escala global, quanto nacional, em vista do alto crescimento de novos métodos de consumo, entregas e processos tecnológicos, além do que, dados comprovam que o público brasileiro, está mais receptivo e confiante a ações do comércio eletrônico, fazendo com que o usuário prefira cada vez mais compra virtualmente.

Em crescente nos últimos 4 anos, os benefícios ofertados por adquirir produtos/serviços online, atraíram inúmeros usuários que até então não se sentiam confortáveis em realizar compras em tal ambiente. A comodidade, preço, variedade, diferentes processos que levaram facilidade e praticidade ao consumidor, impulsionaram o setor que começou a se tornar uma opção viável e segura.

Estudos apontam que entre 2018 e 2019, o e-commerce brasileiro cresceu cerca de 40%, e este aumento é a maior desde de 2014, porém vale ressaltar que este dado não é recorrente do reflexo da economia nacional, e sim do consumidor que começou a confiar no setor, e empresas inseridas no mesmo, e também em contrapartida graças ao empreendedor, que investiu fortemente neste mercado, com o intuito de sair da acirrada vida corporativa, e da crise, ao manter um empreendimento próprio, e assim gerar uma maior renda para si.

Diferentes pesquisas apontam que o comércio eletrônico irá fechar em saldo positivo em 2020, algumas visam analisar o usuário, o empreendedor, economia e mercado, porém nós da Academia para essa breve estimativa do setor neste ano, visamos integrar neste artigo, os dados levantados pelo Google, já que o mecanismo de busca, é o principal meio utilizado pelos usuários para encontrar lojas virtuais, Marketplaces e plataformas de vendas online.

A previsão é que em 2020, mais de 50% das compras realizadas por consumidores, sejam feitas por meio de smartphones, computadores, tablets e outros aparelhos eletrônicos, é uma estimativa bem expressiva, que mostra que em um determinado momento a compra em lojas físicas, não será mais a primeira opção do consumidor. O Google reforça essa informação, ao trazer dados correspondentes as futuras vendas no e-commerce, que segundo a plataforma de busca tem previsão para dobrar, no período de 5 anos, chegando a 85 bilhões. Atualmente no Brasil, existe cerca de 58 milhões de consumidores online, equivalente a 27% da população total do país, logo é um público bem forte e potente.

 5 PASSOS BÁSICOS PARA COMEÇAR NO E-COMMERCE!

Dicas para iniciar no E-commerce

1 – Definir Canais de Vendas

Assim como planejar uma viagem, ao iniciar no e-commerce, é necessário que o empreendedor saiba por onde passar/ficar, mais especificadamente, em qual local o seu negócio estará realizando suas atividades, e quando falamos deste setor, há inúmeras possibilidades de trabalho e diversos modelos de empreendimento virtual, como loja virtual, Marketplace, classificados e etc. Ao começar a administrar um comércio eletrônico, o vendedor deve ter em mente que o modelo irá influenciar muito, em futuras ações e táticas de vendas, por isso escolha com sabedoria, nós da Academia do Ecommerce, aconselhamos a iniciar por Marketplaces, por conta dos benefícios que os mesmos oferecem, como:

Tráfego/Fluxo

  • Custo
  • Ferramentas
  • Plataforma
  • Credibilidade
  • Presença de Mercado
  • Variedade de Categorias

 

Podemos perceber que trabalhar com Marketplace, traz muitas vantagens, pois o mesmo já detém alguns recursos e ferramentas avançadas, que facilitam a vida do vendedor, além da credibilidade que muitas das vezes, a plataforma obteve durantes os anos de mercado, e alta visibilidade que recebe online, ações que muitas das vezes teriam um alto custo, se fossem realizadas de forma independente em uma Loja Virtual, complicando a vida do empreendedor que está iniciando, e não tem um capital alto para investir em tais procedimentos.

5 PASSOS BÁSICOS PARA COMEÇAR NO E-COMMERCE!

2- ESCOLHER NICHO DE MERCADO

Após escolher qual plataforma a sua empresa, irá iniciar as atividades, a próxima etapa a ser realizada é a de determinar com qual segmento trabalhar, é bom ressaltar que é apenas no começo que você deve explorar apenas um nicho, quando o seu negócio começar a se capitalizar, você pode abranger para mais segmentos, tudo depende de como sua empresa irá desenvolver-se, e quanto de faturamento a mesma obtém.

Para escolher o nicho, o empreendedor deve realizar uma análise minuciosa, para ter a certeza que aquele produto irá de fato trazer vendas para o seu negócio, logo levante todos as informações necessárias, para avaliar se você irá conseguir escalar o seu negócio, com aquela mercadoria, confira: concorrentes, ticket médio, frete, embalagem e etc.

5 PASSOS BÁSICOS PARA COMEÇAR NO E-COMMERCE!

3- FORNECEDORES

Uma das tarefas mais complexas para o vendedor principiante, é encontrar um fornecedor, pois vai além de identificar um que oferte o produto certo, e sim uma empresa confiável, que cumpra corretamente com as necessidades do vendedor, visto que é mais que um processo de venda/fornecimento, e sim uma aliança de troca de benefícios.

Partindo do fato que um vendedor recém introduzido no mundo do e-commerce, muita das vezes não detém um capital alto para investir, e por isso é viável que o mesmo intensifique sua busca, por um fornecedor que oferte um produto com uma margem de lucro boa, e até possivelmente esteja disposto a permitir que suas mercadorias sejam divulgadas sem a necessidade de compra por parte do vendedor, táticas como Crossdocking ou Dropshipping, podem auxiliar o empreendedor a trabalhar sem ter estoque.

 5 PASSOS BÁSICOS PARA COMEÇAR NO E-COMMERCE!

4- VALIDAR PRODUTOS

Na Academia do Ecommerce, sempre lembramos o quanto é importante validar um produto antes de investir nele, ou disponibiliza-lo em um negócio online, já que a escolha incorreta pode acarretar em pequenos a grandes prejuízos. Para realizar a validação de um produto, é sempre bom começar por uma pesquisa de mercado, verificando em canais de vendas consolidados, se o mesmo obteve demanda e saída nos últimos meses, sua estabilidade, margem de lucro e o que o quanto o segmento ainda pode ser explorado.

Existe plataformas, em que a possibilidade de analisar anúncios de vendedores, seus concorrentes, a saída, procura e demanda de um determinado produto, o Total Connect, ferramenta da Academia, traz essas funções, e muito mais, para o vendedor realizar esta e  outras ações, confira: https://totalconnect.com.br/, além disso você pode também analisar por meio dos comentários, o que os usuários desejam, que uma conta, vendedor ou negócio, atendam, e conquistar aquele consumidor por meio de uma oferta melhor, tanto em preço, quanto em benefícios intangíveis.

O processo consiste em testar também produtos que o seu fornecedor permitiu a divulgação, e com isto investir no que obter mais demanda, e vendas, procure te rem mente que neste momento o lucro que você irá ter é baixo, e deve ser utilizado como capital de giro, e investir em seu negócio.

 5 PASSOS BÁSICOS PARA COMEÇAR NO E-COMMERCE!

5- ENFRENTAR O MERCADO

Ao realizar as etapas anteriores com sucesso, o empreendedor deve partir para a mais essencial, que é enfrentar o campo de batalha, que no caso é colocar o seu empreendimento no ar, se dedicar ao máximo em todos os processos do seu negócio, estudar e analisar o desempenho inicial, o mercado, e seus concorrentes, e se manter atento a todas as possibilidades e ameaças que a sua marca possa enfrentar ao crescer neste setor. Tenha em mente, que você irá abrir mão de diferentes coisas, pois trabalhar sendo o gestor de um e-commerce, requer tempo, investimento e energia, logo é pouco viável estar em um emprego CLT, ou manter mais de uma atividade trabalhista, busque aos poucos estar disponível totalmente para o seu comércio eletrônico, e explore todas as possibilidades, desde de ações planejadas a testes, encontre o potencial da sua marca e até mesmo o seu, como empreendedor.

Portanto ao determinar, que você está preparado para iniciar no e-commerce, analisou como que irá explorar e se indexar dentro deste concorrido mercado, busque os conhecimentos necessários, como este artigo, vídeos, cursos e até mentores, não deixe de agregar conhecimento, trabalhar com este segmento, é estar consciente que a todo momento, é hora de aprender e desenvolver suas habilidades.

Confira mais sobre o assunto:

Melhor Envio! A solução mais barata para enviar suas vendas!

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para 5 PASSOS BÁSICOS PARA COMEÇAR NO E-COMMERCE!

Enviando Comentário Fechar :/
PRÓ LABORE, O QUE É E COMO CALCULAR!

PRÓ LABORE, O QUE É E COMO CALCULAR!

Quando um empreendedor começa a lucrar de fato com o seu negócio, é comum que este separe parte desse faturamento para gastos próprios, e isto seria o pró-labore, mas como saber a porcentagem correta e como funciona este método?