Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL DE SUCESSO

DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL DE SUCESSO

Ser empreendedor é uma função extremamente desafiadora, visto que requer muito esforço, dedicação e planejamento para poder conquistar o sucesso e realizar a escalada para poder alcançar todos os sonhos e objetivos almejados, mas ser empreendedor no âmbito digital é complexo de uma forma totalmente distinta, entenda o motivo.

Por Rafael Belmiro dia em Empreendedorismo

DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL DE SUCESSO

EMPREENDEDORISMO 

Um dos modelos mais contemporâneos de trabalho, o empreendedorismo é a saída do padrão imposto pela sociedade, o corporativo, ou o mais conhecido CLT, é a escolha comum e geralmente optada por diferentes grupos sociais, por ser conhecida e a mais tradicional forma de ganhar dinheiro, porém muita das vezes não é tão rentável ou justa, levando em conta diferentes variáveis para ser de fato um grande benefício, como região, empresa, cargo, nível de escolaridade e etc.…, mas a proposta de empreender vai contra tudo isso, em vista de que basta ter uma ideia, capital, planejamento e muita persistência para iniciar.

Trazendo benefícios como:  conforto, flexibilidade, possibilidade de alta rentabilidade, baixo investimento, maior controle e etc.

A tática na visão de diferentes pessoas, é uma saída para ganhar mais dinheiro e melhorar consequentemente a qualidade de vida, podendo ser a melhor opção por variados motivos, desde o surgimento de uma ideia, a realização de uma parceira ou a mais recorrente e principal, após uma crise financeira. É comum que nações passem por momentos econômicos conturbados, seja por influência global, ou por motivos próprios, e acabam detendo uma alta taxa de demissão, obrigando milhares de pessoas a procurar a melhor saída que os possibilite a sair do cenário do desemprego, e ser empreendedor (a) é a escolha mais potente para conseguir mudar a situação de uma ou mais pessoas, que visam sair desta situação.

DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL DE SUCESSO

MERCADO DIGITAL

Um dos setores que mais se mantém em alta a cada ano, o mercado digital ao oferecer diferentes serviços e produtos, barganha todo semestre grande parte do faturamento econômico. Em escala nacional ou internacional este segmento ganha mais espaço e se expande constantemente, se tornando não só uma opção para diferente públicos, mas sim uma necessidade para o dia a dia.

Consequência do grande crescimento do setor, os empreendedores migraram suas atividades para este âmbito, e atualmente é comum que muitos deem início e invistam em seus negócios de forma que este seja integralmente digital, e com isto é mais aplicável a estes administradores o termo empreendedor digital. 

DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL DE SUCESSO

O QUE É EMPREENDEDOR DIGITAL?

Tendo todas as suas atividades sendo realizadas totalmente de forma virtual, o empreendedor digital, é basicamente um empresário que detém um negócio online, seja ele grande ou pequeno, o mesmo mantém uma empresa/marca na internet, podendo trabalhar em diferentes plataformas, com variados segmentos, confira alguns exemplos:

  • Canal Youtube
  • Portal de cursos
  • E-commerce
  • Blog
  • Serviços
  • Sistemas
  • Aplicativos para Mobile
  • Consultoria

As categorias citadas acima, são apenas exemplos dentro das mais variadas opções e modos de administrar um empreendimento digital, existem uma vasta gama de setores a ingressar no mundo virtual, mas iremos abordar como ser o empreendedor digital de uma maneira mais competente e bem-sucedida dentro deste competitivo mercado.

A era digital, é dita como a mais revolucionária e promissora, tanta para o comércio quanto para as marcas no geral, mudando a forma de como relacionar-se e alcançar o público, a internet traz diferentes possibilidades para o empreendedor, mas um dos contras é a facilidade de ingressar neste setor, fazendo com que a concorrência seja alta, o risco seja eminente, e a disputa por atenção dos usuários seja acirrada, ainda assim este ambiente é um dos mais lucrativos e vantajosos.

DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL DE SUCESSO 

VANTAGENS DE SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL

Citamos ao decorrer do artigo algumas vantagens de ser um empreendedor digital, ter um negócio na internet e trabalhar de diferentes maneiras no mercado virtual, mas ainda assim é bom levantar com clareja e precisão quais são os benefícios que mais distingue este modelo de trabalhar, dos que são realizados de forma física/presencial.

Estrutura:Não é necessária uma estrutura física complexa para poder ingressar no âmbito digital, é relativamente simples as ferramentas que um empreendedor necessita para começar, além do investimento dependendo de a categoria ser baixo.

Alcance:O poder e potencial que a internet detém, é tão grande que consegue de forma rápida atingir um número expressivo de pessoas, e alcançar metas surreais a um custo bem menor do que seria, caso fosse da mesma forma só que em um ambiente físico.

Expansão E-commerce: Em uma época aonde a população está optando por confiar até mesmo o seu dinheiro, dados e finanças a aplicativos, que representam bancos totalmente digitais, é comum que cada vez mais aja um aumento em compras online, está crescente é decorrente da facilidade e agilidade que este modelo pode trazer para o usuário, além de constantes novidades, como formas de entregas, processos logísticos, personalização, e etc.

Comunicação: Totalmente diferente do modo físico, a relação entre e cliente e vendedor no âmbito digital é muito mais eficiente e assertiva, sendo mais fácil entender o que de fato o consumidor procura, a interação pode ser realizada de um modo totalmente personalizado já que é permito uma linguagem descontraída, e a utilização de termos e palavras que melhor estabeleçam uma conexão entre ambos.

Baixo Investimento Inicial: Possibilitando a quem comece neste setor, um certo alivio no bolso, trabalhar com a internet detém relativamente um baixo custo, em vista de que não é necessário iniciar com um alto capital, uma grande vantagem, um computador e uma pessoa motivada pode ser o ideal para iniciar-se um empreendimento online.

 DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL DE SUCESSO

COMO TORNA-SE UM EMPREENDEDOR DIGITAL

Após entender o que é ser empreendedor digital, e suas vantagens, está na hora de colocar em prática ações que irão levar quem almeja a se tornar um, e para isto é viável estar preparado, seguindo alguns passos que iremos citar abaixo, pois mesmo custando baixo iniciar neste meio, caso não seja feito a entrada com um planejamento, o prejuízo pode ser certeiro.

1-Qual o Nicho?

É de extrema importância saber qual será o nicho de mercado que deverá ser trabalhado, por isso procure estudar e analisar com antecedência qual segmento, concorrentes, potencial do mercado, ticket médio, investimento necessário, entre outros dados relevantes, tais informações deverão te dar uma perspectiva de como ingressar e o quanto deve ser gasto, e se é possível lucrar e qual a dificuldade para atrair consumidores para o mesmo.

2-Formalizar-se

Busque está de acordo com todas as legislações vigentes, antes mesmo de começar a lucrar com o seu empreendimento digital, pois estes processos burocráticos podem trazer uma certa dor de cabeça no futuro.

Existe sim a possibilidade de trabalhar sendo apenas pessoa física, Marketplaces como Mercado livre cobram do vendedor apenas o CPF para iniciar na plataforma de vendas, mas exercer a função de empreendedor desta forma é limitar-se a um certo número de faturamento, vantagens fiscais e benefícios básicos.

Deter CNPJ sendo empreendedor digital, é possibilitar-se a explorar formas maiores de crescer com o seu empreendimento, e estar em dia com todas as regras e impostos determinados pelo governo, e com isto pode estar também oferecendo uma certa credibilidade e segurança ao consumidor.

O MEI por exemplo, é uma forma de formalizar suas atividades empreendedoras, e deter um CNPJ, sem a necessidade de investir alto, ou pagar grandes impostos, o Microempreendedor Individual, assegura alguns direitos e possibilidades formais, como por exemplo a de gerar nota fiscal, claro que a certas limitações, como faturamento, funcionários e etc....mas para o empreendedor que está iniciando é o mais vantajoso, e com o decorrer o mesmo pode estar migrando para um regime fiscal que seja compatível com a sua renda. Cadastrar-se no MEI, é extremamente fácil, feito online, o empreendedor pode estar cancelando a qualquer momento.

Confira o site do cadastro MEI!

3-Planejamento Pessoal x Profissional x Empresarial

Em qualquer que seja o modo, online ou físico, trabalhar sendo empreendedor requer muito tempo e energia gastos realizando um bom planejamento, por isso coloque na ponta do lápis todos as etapas que irão ser trabalhadas durante a jornada, e certifique-se de levantar todos os prós e contras que ingressar neste meio irá trazer para sua vida profissional e pessoal.

Após levantar informações a partir de uma análise pessoal, procure realizar um plano para o seu negócio, este deve conter todos os processos que serão trabalhados, de forma precisa e detalhada, metas e objetivos almejados com o empreendimento, e quais meios devem ser utilizados para conquistar os mesmos, além do que será necessário deter dados a respeito do (s) seu (s): público alvo, concorrência, diferenciais, pontos fracos e fortes.

4-Plataforma

Atualmente o mercado oferece múltiplas formas de trabalho online, mas quando estamos falando especificamente de e-commerce, as mais tradicionais e fortes são os Marketplaces e Lojas virtuais, ambos podem ser extremamente rentáveis, mas o empreendedor deve ter em mente o quanto pode estar investindo e analisar qual a opção mais compatível com sua capacidade operativa/financeira. Ao deter dados sobre o seu produto e público alvo, realizar tal tarefa se torna mais fácil, visto que algumas mercadorias podem gerar um retorno maior se forem vendidas em determinadas plataformas, além do que dependendo do ticket médio da mesma se torna inviável em vender em alguns canais, por conta de comissão, custo do frete e etc.

5- Investimento

Mesmo que tenhamos citado acima o quanto deter um empreendimento digital pode custar menos que um comércio físico, este modelo requer um planejamento tão preciso quanto o realizado para o outro modelo de negócio, informações sobre: o quanto será investido, qual lucro almejado, será necessário de um sócio investidor, o empreendimento irá se sustentar por si só, o foco neste momento é colocar em pauta o dinheiro, quanto que irá sair e entrar.

Deve ser feita uma análise sobre todos gastos que ingressar neste setor irá trazer para o seu bolso, a gestão financeira deve levar em consideração desde do custo da embalagem, até investimento em ações de marketing, tráfego e publicidade, tudo deve ser colocado na calculadora, para saber se de fato está empreitada irá ser uma vantagem ou dor de cabeça.

Despesas fixas e variáveis também são importantes, estipular possíveis adversidades é um preparo para que o seu negócio lide com problemas futuros, em conforto e mantenha uma certa estabilidade financeira.

Portanto estes são os passos para prepara-se para ser um empreendedor digital, buscando sempre estar a frente do problema, com extremo preparo, motivação e persistência, explorando todas as possibilidades que o campo digital tem a oferecer, e revolucionando constantemente o Mercado!

Confira algumas dicas do Gilmar Theobald, e sua visão sobre os 3 pilares para ser um empreendedor de sucesso, com a teoria criada pela mesmo denominada “triangulo do sucesso empreendedor”:

 

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL DE SUCESSO

Enviando Comentário Fechar :/
COMO CRIAR UM PITCH DE VENDAS PARA O SEU NEGÓCIO ONLINE

COMO CRIAR UM PITCH DE VENDAS PARA O SEU NEGÓCIO ONLINE

Deter um planejamento estratégico em torno das suas ações, abordagens e campanhas voltadas para aumentar e alcançar vendas, é extremamente necessário, mas como de fato criar uma que conquiste a meta almejada pelo empreendedor?