Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

CURVA ABC, PODE AUMENTAR SEU FATURAMENTO NO E-COMMERCE? 

CURVA ABC, PODE AUMENTAR SEU FATURAMENTO NO E-COMMERCE? 

Buscando auxiliar na gestão de diferentes setores de um negócio, a curva ABC ou teorema de Pareto, é uma tática ou regra, que visa trazer um cálculo que irá melhorar o desempenho de um determinado e-commerce, confira! 

Por Rafael Belmiro dia em Loja Virtual

O empreendedor que visa administrar e ingressar no comércio eletrônico, deve ter em mente que mesmo que este segmento se caracteriza como digital, muitas táticas e processos que são implementados para alcançar diferentes objetivos, foram criadas muito antes deste modelo de negócio surgir ou até mesmo o virtual existir, mas por serem extremamente inteligentes e eficientes, acabam sendo adaptadas e implantadas para auxiliar em ações de vendas, marketing, planejamento e etc. 
 
O método que iremos destrinchar neste artigo, pode ser denominado como o princípio de Pareto, ou curva ABC, e o mesmo pode ser aplicado em diferentes áreas, desde de processo de controle de qualidade,  engenharia e tecnologia da informação, mas é de conhecimento de poucos que tal estratégia pode ser aplicada de forma extremamente inteligente e vantajosa no e-commerce. 
 CURVA ABC, PODE AUMENTAR SEU FATURAMENTO NO E-COMMERCE? 

A CURVA ABC 

A teoria foi criada a partir da visão analítica sobre o poder aquisitivo da sociedade, na época Pareto analisou que em determinadas nações, apenas 20% das pessoas detinham 80% da riqueza, e a partir desta percepção que o sociólogo constituiu a curva ABC, que se baseia por meio deste cálculo/estática para trazer uma percepção de como administrar e aplicar tal proporção em determinadas situações, em que se visa ter uma prévia ou controle de dados e desempenho. 


Esta metodologia, pode parecer pouco aplicável para um e-commerce, mas pelo contrário ela encaixa-se perfeitamente dentro dos mecanismos de vendas de um negócio que se mantém no meio virtual. 


A regra não pode ser descrita como uma solução, ou verdade absoluta, visto que é um ponto de partida para entender como diferentes situações funcionam, e instruir a identificar padrões em que a metodologia pode ser aplicada, para que assim consiga um maior controle e administração, e consequentemente gerar bons resultados futuramente. 


Desenvolvida a partir do objetivo citado acima, a curva ABC propõe que seja destrinchado seus produtos, em 3 categorias, confira quais abaixo: 

Categoria A: itens que representam 80% do faturamento; 
Categoria B: itens que representam 15% do faturamento; 
Categoria C: itens que representam 05% do faturamento; 
 
Seguindo a teoria que o método apresenta, a Categoria A é constituída por produtos com maior demanda, logo os que mantém o maior faturamento do empreendimento, e por isso devem receber a maior atenção, investimento, divulgação, estoque e cuidado possível, em seguida temos os que englobam a categoria B, estes obtém bons lucros, e necessitam de uma administração razoável, e podem ser trabalhados para uma possível escalada para a categoria superior (A), e por último mas não menos importante as mercadorias que são ditas como as que representam apenas 5% do faturamento do negócio, e não deve ser o foco principal, porém precisam ser trabalhados e otimizados, e analisados para não implicarem em futuros prejuízos ou encalhamento de estoque. 


Este tipo de estratégia pode soar para o vendedor,  que o viável é descartar os produtos que não estão dentro da curva principal, visto que são os que trazem maior faturamento, que no caso seriam todos aqueles que não são da categoria A, mas é totalmente ao contrário disso, o correto é trabalhar mais os produtos da categoria A , e realizar manutenção constantemente nas demais, pois elas representam a estabilidade do seu comércio e apoio para que o ticket médio por cliente seja maior. 

CURVA ABC, PODE AUMENTAR SEU FATURAMENTO NO E-COMMERCE? 

VANTAGENS 

Existe muitas vantagens que podem ser adicionadas ao utilizar esta metodologia, confira quais são as mais importantes:  


Melhor Controle Financeiro/Faturamento: É visível que ao aplicar a curva ABC, o empreendedor consegue deter uma perspectiva melhor sobre o quanto deve investir, o retorno que irá ter, e como pode aumentar seu faturamento ao conseguir identificar os seus produtos que detém maior participação na receita do seu negócio. É imprescindível deter esta perspectiva sobre as suas mercadorias, visto que dessa forma fica mais fácil determinar qual será a estratégia implementada para trabalhar com o portfólio de produtos, analisando a oferta e demanda, e mercado. 

Organizar Estoque: A delimitação de saber qual o produto com maior saída que a curva ABC traz para o seu empreendimento, possibilita que o administrador consiga organizar de forma inteligente e otimizada o estoque, por meio de nível de demanda, é possível automatizar com o auxílio de planilhas e sistemas, otimizando o giro de mercadorias e determinando a quantidade de estoque para cada produto com maior precisão, diminuindo gastos e prejuízos. 


Otimização da logística: Em processos logísticos a curva abc, pode ser a chave para realizar de forma mais eficientes toda esta etapa do seu negócio, em vista que você pode estar investindo nos produtos com maior potencial, e terceirizar as vendas dos que não detém tanta demanda, com modelos como Dropshipping. 
 

CURVA ABC, PODE AUMENTAR SEU FATURAMENTO NO E-COMMERCE? 

CURVA ABC NA PRÁTICA  


Como citado anteriormente, essa metodologia necessita do levantamento de dados sobre todo o mix de produtos do empreendimento, por isso será necessário colocar em pautas as seguintes informações sobre cada mercadoria:  


Valor unitário; 
Volume de vendas 
Participação no faturamento total  
Total vendido 
Quantidade vendida no mês 


Após coletar os dados acima de cada produto, será possível delimitar quais produtos se encaixam em cada produto, A, B ou C, para realizar tal procedimento é aconselhável utilizar uma planilha de Excel, ou até mesmo softwares que fazem automaticamente este tipo de avaliação. 
Veja abaixo o exemplo de uma loja de acessórios para celular (fictício) : 
 

CURVA ABC, PODE AUMENTAR SEU FATURAMENTO NO E-COMMERCE? 
 
Podemos verificar que na planilha acima o que de fato a curva ABC tem como proposta, e o que método visa entender sobre a relação entre faturamento x quantidade, e como pode ser feito o levantamento a partir da análise sobre as vendas de um negócio e o quanto o mesmo fatura. 


No exemplo citado acima, os produtos que detém o maior faturamento do negócio, são os modelos de tela para iphone 6 e 7, e as baterias para os modelos de Samsung, representando 79,86% do faturamento, logo em um empreendimento com cerca de 11 produtos, 4 representam quase 80% da receita total deste exemplo. Como citado anteriormente as mercadorias que englobam a curva A, devem ser trabalhadas e deter a maior atenção do administrador do negócio, mas pode ser que hipoteticamente, grande parte dos compradores chegaram até tal loja de acessórios para celulares, a partir do interesse em capinhas, ou até mesmo esta construiu o nome no início, ao vender os produtos menores e expandiu para baterias, fones e etc... 


Os produtos de curva B e C mesmo com maior número de unidades vendidas, ainda assim não obtém maior faturamento, em vista do ticket médio dos mesmos serem baixo, e isto não significa que é inviável manter tais mercadorias na grade de tal negócio, visto que estes podem auxiliar na estabilidade, credibilidade e divulgação do seu empreendimento. 


A metodologia traz isto para o empreendedor que administra um negócio, a perspectiva necessária para saber quais ações são as mais apropriadas para cada grupo de produtos, logo com tal dados, será mais fácil planejar diferentes abordagens de divulgação, comunicação, atendimento, expedição, estoque e logística, com embasamento sobre a curva ABC. 


Portanto é visível que a técnica pode trazer diferentes benefícios e vantagens para um empreendimento, além de trazer dados que irão auxiliar a controlar e administrar com inteligência, o estoque e faturamento do mesmo, chaves essenciais para o sucesso de um e-commerce. 

Confira o vídeo de Felipe Fontan, explicando mais sobre o método:

Melhor Envio! A solução mais barata para enviar suas vendas!

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para CURVA ABC, PODE AUMENTAR SEU FATURAMENTO NO E-COMMERCE? 

Enviando Comentário Fechar :/