Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE?

COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE?

Quais passos devem ser seguidos para conseguir implementar um negócio físico no âmbito virtual?

Por Rafael Belmiro dia em Loja Virtual

O e-commerce vem sido a saída mais vantajosa e lucrativa para o setor do comércio, por isso muito empreendimentos que mantinham suas atividades apenas no âmbito físico, acabaram explorando também o mercado digital.

COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE?

CENÁRIO ATUAL

Como todos sabem, em 2020, o mundo teve que lidar com o potente vírus, COVID19, causador de uma pandemia que infectou milhares de pessoas ao redor do mundo, causando mortes e enfermos em diferentes países. O manifesto da doença trouxe uma certa comoção global, em que líderes de diferentes nações tomaram medidas visando evitar que a mesma se espalhasse mais ainda, por isso muitos entraram em quarentena e limitaram o contato social. Comércios, empresas, industrias, escolas, estádios e diferentes estabelecimentos fecharam, para que aglomerações fossem evitadas, logo isto fez com que a população aprendesse a adaptar-se a esta nova realidade, modificando hábitos, e criando diferentes maneiras de manter todas as atividades realizadas antes do isolamento.

Em meio a tantas mudanças, crise, limitações e isolamento, um dos setores que mais cresceu por decorrência de tal pandemia, foi o e-commerce, em vista de que a maioria dos empreendimentos viram neste âmbito uma saída para continuar com suas atividades comerciais, e não sofrer tanto impacto em decorrência da quarentena, e ainda assim podendo trabalhar e explorar melhor este segmento, vendo que manter seu comércio apenas de forma física não era uma opção vantajosa. A ação se tornará cada vez mais comum, pois se olharmos para o faturamento que o comércio eletrônico está previsto para deter neste ano, é um atrativo e tanto para migrar um determinado negócio para este âmbito, mas como fazer esta digitalização?

COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE?

PÚBLICO ALVO

Um dos passos essenciais para introduzir um empreendimento físico no mundo digital, é o de traçar o perfil do seu público-alvo, tanto quando consumia no seu negócio presencialmente, quanto irá comprar no seu e-commerce, e para isso seja feito com precisão, é necessário estudar dados, referentes ao (s) seu (s) produto (s), comparar se este consumidor digital irá diferir do cliente que consumia fisicamente, por isso busque levantar informações a respeito também sobre os seus concorrentes, e do segmento (s) escolhido (s).

É importante também criar personas, indiferente de qual tipo seja o seu negócio, online ou físico, é necessário determinar e esboçar com riquezas de detalhes como seria a representação mais aproximada do seu consumidor, para criar campanhas e ações mais atrativas e assertivas.

Confira como: https://academiadoecommerce.com/artigo/como-criar-personas-para-a-sua-loja-virtual

 COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE?

ESTUDO e APRIMORAMENTO

Busque aprimorar o seu conhecimento sobre como funciona o mercado digital, visando entender as diretrizes, metodologias, plataformas, planejamento e etc.… colha o máximo de informações a respeito de táticas para ingressar neste meio.

Dados sobre:

·E-commerce no geral;

·Segmento e Nicho de Mercado (do seu empreendimento);

·Plataformas e canais de vendas;

·Legislações, regras e custo;

·Outros empreendimentos que fizeram a transição;

Esta etapa é ideal para fazer com que o empreendedor se inteirar de como funciona a dinâmica de vendas, e ingresso no comércio eletrônico.

COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE? 

ADAPTAÇÃO

É de se esperar, que é preciso moldar um empreendimento físico, para que o mesmo se encaixe no modelo de negócio proposto pelo e-commerce, e também receba de fato a atenção que o administrador almeja, além de estar alinhado com a imagem que a empresa visa transmitir para os usuários virtuais.

Além do negócio precisar passar por tal adaptação, é necessário ter em mente que o administrador por trás, também deve que estar aberto a mudanças e novidades, e ficar apto para agregar novos conceitos e técnicas de vendas, pois são mercados e consumidores distintos, e aceitar, estudar e trabalhar com ambos de for.

Instruir os funcionários, ou até mesmo contratar novos para realizar atividades especificas voltadas para o seu e-commerce, deve ser uma ação a ser estudada dependendo do tamanho do negócio e capital que o mesmo detenha, e buscar sistemas que automatizam e otimizem processos, para que o seu negócio não dependa totalmente de colaboradores.

 COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE?

CONSTRUÇÃO DA MARCA

A transição para o e-commerce, requer também do empreendedor um certo planejamento e estruturação em torno da marca, é preciso analisar se o nome, identidade e comunicação visual irão ser atrativas suficientemente no cenário digital, é viável verificar se a linguagem e representação podem transmitir rapidamente o que de fato qual o segmento do seu e-commerce, e se a leitura é de fácil entendimento para os usuários, e público alvo.

Siga alguns passos e implemente alguns pontos que podem fazer a sua Brand (marca) mais forte:

Logotipo: é importante neste momento criar uma marca seguida de um nome, trabalhe uma imagem e fonte que descreva o nome da sua empresa, e caso trabalhe apenas com um nicho, que seja uma representação que de a entender com qual produtos a sua empresa trabalha.

Cores: muitos desconhecem essa estratégia de marketing, que é referente as cores que são escolhidas para representar a marca e empresa, segundo estudos estas irão influenciar nos sentimentos e percepção do consumidor.

Princípios: delimitar bem quais são os princípios da sua empresa é extremamente importante para estruturar a imagem que a mesma irá passar para os clientes, por isso trabalhe: Valor, missão e visão, com um olhar analítico e verdadeiro que traga de fato o levantamento de pilares que representem a marca, pois mesmo que o consumidor não leia tais termos, é necessário para a própria instituição fazer seus consumidores acreditar em algo maior que o consumo, e isto auxilia e influência na fidelização dos mesmos.

História: levantar a trajetória do seu negócio, como foi criado, e até mesmo quais pontos fazem dele o melhor entre os concorrentes, é extremamente vantajoso, pois é importante trazer a história do empreendimento para o público, assim estes irão conseguir criar laços/conexão com a marca.

Comunicação/linguagem: Defina qual será a linguagem que o seu e-commerce irá utilizar, pois quando estamos falando sobre mercado digital e internet, a abordagem é muito relevante e decisiva, e está irá dizer muito sobre como o seu negócio irá relacionar-se com o público alvo.

 COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE?

MARKETING DIGITAL

Investir em Marketing Digital, é um dos passos básicos e essenciais para fazer desta empreitada uma investida bem-sucedida, por isso procure ferramentas que possam auxiliar a realizar este objetivo. No começo é aconselhável utilizar e pesquisar por ferramentas gratuitas, que mesmo que façam o básico, é o necessário no início do investimento em tal mercado, visto que capitalizar-se é o foco principal desta etapa inicial.

Confira algumas ferramentas gratuitas essenciais para tal tarefa: https://academiadoecommerce.com/artigo/5-ferramentas-gratuitas-que-sao-essenciais-para-o-comeco-do-seu-e-commerce

Explore táticas de engajamento, marketing e campanhas de divulgação, utilize plataformas para:

E-mail Marketing; Ads (Facebook, Insta e Google); Anúncios; Patrocinados.

As ações para fazer com que os usuários digitais se interessem por comprar em um negócio online, são distintas das feitas com o mesmo intuito, só que no comércio físico, por isso atente-se a realizar ações que irão amplificar o alcance do seu empreendimento.

Faça as seguintes estratégias:

·Conteúdo de Qualidade;

·Atualizar Site constantemente;

·Presença ativa nas redes sociais;

·Atendimento personalizado;

·Experiência e usabilidade personalizadas;

O importante nesta etapa, é manter a marca sempre proativa com os consumidores, e usuários em potencial, visando estabelecer uma comunicação e vínculo positivo com estes, não necessariamente massacrar com campanhas e ações promocionais, pois este excesso pode transmitir a mensagem errada e afastar estes clientes, por isso procure apresentar conteúdo e abordagem relevantes para tal público, confira como na próxima etapa.

COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE?

MARKETING DE CONTEÚDO

Um meio de engajar e captar a atenção dos clientes, é utilizar o marketing de conteúdo como isca para trazer os usuários para dentro do seu e-commerce, como citado anteriormente no artigo, caso o compartilhamento e divulgação de informações forem de fato relevantes, há uma alta probabilidade de atrair este público para realizar compras, e até mesmo divulgar de forma orgânica o seu empreendimento.

Na maioria das vezes, este conteúdo é o que mais consegue ter êxito, visto que o que manda na internet é a personalização, e apresentar entretenimento relevante pode se tornar a chave para conseguir tráfego orgânico, tal estratégia de marketing tem um custo extremamente baixo.

Entregar este tipo de conteúdo, deve ser feito a partir do conhecimento do que o público consume, deve se ter informações importantes para que esta empreitada seja realizada com total propriedade, já que engajar é uma ação que equivalente a uma troca, o empreendimento apresenta a informação e campanha, e o usuário devolve com compartilhamento, interação e etc.

Tutorial/Ambientação: um dos conteúdos que obtém uma alta taxa de engajamento, são os voltados para a apresentação de como um determinado produto funciona, pois, o ambiente digital limita muitas vezes o consumidor a ter uma ideia de como seria a mercadoria na realidade e representação física, logo sanar todas as dúvidas, testar, comparar, mostrar o tamanho aproximado e ambientar, estas ações que irão trazer o consumidor para perto do empreendimento, e dar maior segurança para que este realize a compra.

Entretenimento: Um dos requisitos básicos para poder produzir conteúdo que capte a atenção do usuário, é oferecer ao mesmo, informações que possam entreter, e acima de tudo agregar valor à sua marca, por isso sempre conecte qualquer que seja campanha ou compartilhamento de conteúdo ao seu empreendimento.

COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE? 

FERRAMENTAS E SISTEMAS

Quando se trabalha na internet, como citado anteriormente no post é necessário contar com ferramentas tecnológicas que deem um certo suporte para realizar diferentes atividades, de forma rápida e automatizada, visto que o ambiente digital é constituído por ações ágeis e soluções em curtos períodos.

Estude e pesquise por sistemas que possam ajudar o seu negócio a funcionar da forma mais rápida possível, e entregue sempre a melhor experiência ao consumidor, escolha a melhor plataforma, e se atente a todos os recursos, desde do tempo de carregamento, a plugs de segurança e meios de integrar formas de pagamento.

 COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE?

VALIDAR

Os processos que foram destrinchados até esta última etapa, são para digitalizar a sua loja física e introduzi-la no cenário online, mas é bom ressaltar que nada adianta caso não seja feita a validação dos produtos que serão vendidos pelo seu empreendimento.

A validação de produtos é um processo, que é constantemente comentado aqui na Academia do Ecommerce, consiste em testar no mercado se uma determinada mercadoria irá ter saída, antes mesmo de investir em um alto volume de estoque.

Confira como: https://academiadoecommerce.com/artigo/como-validar-produtos-com-campanhas-no-facebook-instagram-ou-google

Portanto para digitalizar e realizar a entrada do seu negócio físico no mercado digital, é preciso muito planejamento, investimento e conhecimento em ferramentas que são essenciais para auxiliar nas atividades e ações iniciais, o fato é que este setor recebeu um grande impulso durante o ano de 2020, tanto em escala nacional quanto global, por isso se atentar e estar presente nele é extremamente lucrativo e vantajoso.

 

 

 

Bling! Melhor Emissor de Notas Fiscais Eletrônica

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para COMO TRANSFORMAR UM COMÉRCIO FÍSICO EM UM ONLINE?

Enviando Comentário Fechar :/
COMO MELHORAR A GESTÃO DO SEU E-COMMERCE!

COMO MELHORAR A GESTÃO DO SEU E-COMMERCE!

Entenda como realizar progressos na organização e administração do seu negócio, e manter a alta produtividade focando nos objetivos traçados durante o planejamento inicial!