Academia do Ecommerce - Vender na Internet Ficou Fácil!

Ads

CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE

CICLO DE  VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE

Como saber se o seu produto está pronto para receber o investimento necessário, em publicidade e estoque, e quando existe a necessidade de investir em um novo nicho?

Por Rafael Belmiro dia em Marketing

CICLO DE  VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE

O Ciclo de um Produto  

Constantemente citamos a importância de validar seus produtos no e-commerce, uma ação que consiste em estudar a mercadoria antes de investir em ações de publicidade ou adquirir um volume alto de estoque, visando evitar futuros prejuízos e um possível retorno de campanhas. 


No marketing existe uma tática de planejamento bem comum, constantemente utilizada, que é a de estudar o ciclo de vida de determinado produto, analisando diferentes fatores para obter conhecimento e ter uma prévia de quando o mesmo irá ser introduzido no mercado, conseguir alcançar o ápice, perder atenção do consumidor e por fim não deter mais demanda e vendas, isso auxilia o empreendimento/marca a se preparar para o baixo faturamento, testar campanhas e estudar até mesmo novos nichos. 

Os estágios são bem claros, e costuma ser um padrão entre produtos que foram recém lançados no mercado, ou até mesmo novidade, mas aplica-se também a mercadorias já conhecidas. 
O ciclo é constituído tradicionalmente por 5 etapas, e cada uma detém características especificas, que irão dizer em qual o seu produto se encontra, e como ele irá poder desenvolver-se durante este ciclo, e cabe você analisar como fazer com que o mesmo mantenha-se nessa crescente, e não tenha um declínio precoce. 

Utilizar este método em seu negócio, permite que quem o administre tenha uma noção antecipada de possíveis adversidades e variações que possam impactar de forma negativa no desenvolvimento de um produto, tais adventos são individuais e podem mudar de acordo com o tipo da mercadoria. 

CICLO DE  VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE
 
Vantagens do Ciclo de Vida 


Além dos benefícios que foram citados acima, o empreendedor que utilizar essa tática pode deter vantagens, que são amplamente conhecidas em quesitos de vendas e marketing, confira abaixo quais: 


Quanto investir em propaganda – Lançamento 
Aumentar participação do Mercado 
Preço a ser praticado 
Período que irá ter baixa demanda 
Quando aumentar e diminuir a produção 


É bom lembrar que o tratamento deve ser diferenciado para cada produto, ou marca, visto que cada um tem a tática correta, baseando-se nos processos de produção, comercialização e divulgação. Entender as particularidades de cada etapa, faz com que o vendedor domine e tenha visão analítica no momento de investir. 


O ciclo representa também o preparo da empresa como um todo, e não um setor em específico, visto que quando uma mercadoria está em declínio, o empreendimento tem que estar engatilhado para suprir a mesma, e não deixar com que tenha um baixo faturamento, podendo assim lançar um produto já estudado e validado, para substituir ou suprir o que já está chegando a fase final do ciclo. 


 CICLO DE  VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE
As 5 FASES 

CICLO DE  VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE
Como citado anteriormente o método é composto por 5 fases, confira quais abaixo

CICLO DE  VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE

1 – DESENVOLVIMENTO 


A primeira etapa é voltada para desenvolver a ideia, pensando em colocar no papel todas as possibilidades e características do produto, nesta fase é essencial que o empreendedor idealize quanto de investimento o produto irá demandar.  
A mercadoria/serviço ainda não foi introduzida no mercado, e por isso é importante testa a viabilidade, e levantar se há potencial. 


Não precisa ser necessariamente um produto lançamento, mas sim um novo nicho que o empreendedor irá trabalhar dentro do seu negócio online, aonde o mesmo visa deter uma perspectiva de como introduzi-lo no mercado e alcançar determinado nível de vendas. Uma ou mais variações de um produto, edição limitada ou coleção nova, também pode ser estudada e validada por meio do ciclo de vida. 

CICLO DE  VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE
 2- INTRODUÇÃO 


Após conseguir finalizar a etapa anterior, deixando a mesma encaminhada para que a próxima, de introdução, possa ser trabalhada com sucesso, o empreendedor tem que agora levantar todos os objetivos estratégicos que a segunda fase deve alcançar, mas lembrando que como o mesmo está no momento de introduzir o produto no mercado, é necessário levar em consideração o que é essencial para que o mesmo seja conhecido pelo público alvo. 


O vendedor tem que ter em mente, que nesta etapa, o retorno em faturamento que o produto possa gerar, não pode ser visto como lucro, já que há sim chance de reter uma alta renda, mas esta deve ser investida para que o mesmo continue em uma crescente, e alcance as demais etapas, até poder retribuir um capital considerável.  


Quando analisamos a baixa quantidade de mercadoria produzida nesta fase, pode parecer que o gasto é menor, porém é preciso colocar na mesma balança o investimento em publicidade para alcançar posicionamento do mercado almejado, muitos vendedores acabam desistindo ao se deparar com esta parte sensível, do ciclo de um produto, já que nem sempre é gerado grandes receitas. 


É o momento certo para comprovar os seguintes dados: 


Hábito de compra do consumidor; 
Plataformas que o consumidor está mais presente; 
Concorrentes; 
Diferenciais percebidos por clientes; 
Potencial do Mercado. 


Com isto este é o momento para despertar a curiosidade para aquele produto, e alcançar as melhores posições em mecanismo de busca, quando falamos de um e-commerce, ou Marketplace o importante é adquirir ranqueamento. 

CICLO DE  VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE
3- CRESCIMENTO 


Ao deter sucesso na fase anterior, e conseguir fazer com que agora o seu público alvo tenha conhecimento e interesse pelo o seu produto, é necessário trabalhar para aumentar a participação no mercado, visando ser a primeira opção dos consumidores e deter o ápice de vendas com o mesmo, a famosa escalada de vendas, que sempre citamos em nossos artigos. 
Este é momento que o produto, começa a gerar um retorno considerável de capital, e agora o empreendedor pode reter lucros sobre as vendas, diminuindo o investimento em marketing, pois as plataformas de buscas, Marketplaces, e canais de vendas, adquiriram o  aprendizado necessário para que os algoritmos possam trazer o fluxo necessário para a sua mercadoria. 


A manutenção é o foco desta etapa, para manter o que está dando certo, em uma linha contínua, para que a participação seja mais concreta, agora é preciso trabalhar expedição e entrega de alto nível e o feedback, pós-venda, suporte e fidelização de seus clientes, pensando em adquirir valor intangível para futuros lançamentos, agregando a marca maior credibilidade. 
Nesta fase, a concorrência já está atenta a suas atividades e ao seu produto, e começa apertar tentando barganhar seus consumidores, e é importante estar atento se tais ações irão trazer uma limitação na crescente participação da sua mercadoria no mercado. O empreendedor não deve desacelerar seus investimentos, pois tal ação pode impedir que o produto alcance a próxima etapa. 

CICLO DE  VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE

4- MATURIDADE 


A curva do ciclo neste momento passar pela transição de crescente contínua, para ganhar estabilidade, é possível perceber uma certa diminuição em faturamento, mas nada significativo e impactante, apenas uma decorrência da nova etapa em que o seu produto está passando. 


Esta fase é extremamente decisiva e importante dentro do ciclo, não que as outras não sejam, mas essa será a que irá determinar o tempo de vida do seu produto, e quanto o ele irá poderá ainda, gerar lucro e capital, pois ao trazer uma certa zona de conforto ao empreendimento, a maturidade pode ser a grande queda do mesmo, visto que muitos vendedores acabam relaxando em investimentos, inovação e atualização, perdendo participação de mercado e adiantando a fase de declínio, limitando um maior aproveitamento do ápice de vendas. 


O objetivo, é que a fase de maturidade seja estendida o máximo possível, claro enquanto o produto ainda tiver forças e gerar lucro para o negócio, e neste momento será mais complicado manter o mesmo, visto que a concorrência irá propor uma guerra de preços e espaço, o que talvez possa fazer com que se torne inviável, os esforços para  manter tal mercadoria no mercado, isto pode variar de acordo com o tipo do nicho e segmento, podendo levar anos, ou meses, para que a maturidade caia para a próxima etapa. 

CICLO DE  VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE
 
5- DECLÍNIO 


A maioria dos produtos em um determinado momento chegam ao fim, podendo ser de  forma iminente, como não, tudo depende do quanto o custo para inovações frequentes, investimento em marketing uma empresa pode realizar, e como a concorrência ameaça retirar o mesmo do mercado. 


Não existe fórmula, para empresas como Coca – cola, estarem presente no mercado há mais de décadas, e sim muito investimento, constante inovação, atualização e lançamentos. 


Nesta fase é importante que o empreendedor, constitua uma estratégia sólida para caso aja a necessidade de substituir o produto após este encerrar o ciclo, a empresa esteja forte o suficiente para realizar a transição, ou até mesmo decidir continuar investindo no produto e trabalhando em inovação e atualizações para manter ele no mercado. 


Como marca o fim de um ciclo, é inevitável a queda nas vendas, instabilidade do produto, e perca de participação de mercado, em termos de comercialização o mesmo se torna fraco e fica a critério da empresa decidir qual será opção mais vantajosa, substituir ou reposicionar o mesmo.  
 
No e-commerce todos os ciclos são aplicáveis , mesmo que um produto seja do segmento de necessidades básicas, ainda assim pode surgir um concorrente com uma proposta melhor, nenhuma mercadoria é assegurada o tempo de vida no mercado, por isso sempre esteja atento, estudando o hábito e desejos do seu consumidor, buscando investir constantemente em marketing e inovações para garantir que suas mercadorias durem no setor digital. 

Melhor Envio! A solução mais barata para enviar suas vendas!

Clique no banner acima para saiber mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO NO E-COMMERCE

Enviando Comentário Fechar :/
COMO CRIAR PERSONAS PARA A SUA LOJA VIRTUAL?

COMO CRIAR PERSONAS PARA A SUA LOJA VIRTUAL?

Diferentemente de Marketplaces, a loja virtual detém um modelo de negócio que necessita que o nicho e consumidor alvo estejam bem definidos, para que todo o planejamento estratégico seja de fato eficiente, e o negócio alcance os usuários com mais facilidade, por isso para ajudar neste engajamento foi criado a tática de marketing persona!